Buscar

ADM II AULA 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 7
 
 
 CASO CONCRETO
 
 
 O imóvel de Maria foi desapropriado para nele se construir uma escola. Passados cinco anos da efetiva transferência da propriedade, oferecido imóvel foi cedido a uma borracharia. Diante disso, Maria pretende reaver o imóvel.
 
 Considerando-se esse caso hipotético, qual o instituto que autoriza o retorno do imóvel a Maria, o prazo de sua utilização e a natureza jurídica e qual o termo inicial do prazo prescricional?
 
 
 R: O instituto que autoriza a possibilidade de Maria reaver o imóvel é o da retrocessão, previsto no Código Civil em seu art. 519. No caso concreto em questão, o poder público modificou o objeto da desapropriação sem manter o interesse público, ocorrendo assim o fenômeno da tredestinação ilícita. Entretanto, a doutrina e jurisprudência majoritária entendem ser impossível a aplicação de tal instituto, em virtude do art. 35 do DL 3365/41, na qual afirma que após o bem ser incorporado pelo poder público, este não poderá ser objeto de reivindicação, devendo qualquer prejuízo ser resolvido em perdas e danos.
 Isto posto, o direito do exproprietário possui natureza jurídica de direito pessoal e o prazo para pretensão indenizatória será de 5 anos, na forma do Decreto 20910/32.
 
 
 QUESTÃO OBJETIVA
 
 
 (OAB/FGV) Acerca da desapropriação, assinale a opção correta:
 
 
 A) Desapropriação indireta e o fato administrativo por meio do qual o estado se apropria de bem particular, sem a observância dos requisitos da declaração e da indenização prévia.

Outros materiais