Buscar

ADM II AULA 1 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA 01
 
 
 CASO COCRETO
 
 José, enquanto caminhava pela rua, sofre graves sequelas físicas ao ser atingido por um choque elétrico oriundo de uma rede de transmissão de uma empresa privada que presta serviço de distribuição de energia elétrica. Na ação judicial movida por José, não ficou constatada nenhuma falha no sistema que teria causado o choque, tampouco se verificou a culpa por parte do funcionário responsável pela manutenção dessa rede elétrica local. No entanto, restou comprovado que o choque, realmente, foi produzido pela rede elétrica da empresa de distribuição de energia, conforme relatado no processo.
 Diante do caso em questão, discorra sobre a possível responsabilização da empresa privada que presta serviço de distribuição de energia elétrica, bem como um possível direito de regresso contra o funcionário responsável pela manutenção da rede elétrica.
 
 
 R: Conforme disposto no art. 37, § 6° da CRFB/88, a empresa privada prestadora de serviço público irá responder de forma objetiva pelos danos causados a José. 
 
 Em relação ao funcionário da empresa, não será possível responsabiliza-lo mediante ação regressiva ajuizada pelo Estado, eis que no caso concreto em tela ficou evidente que o mesmo não agiu com dolo ou culpa. 
 
 
 (OAB/Exame Unificado-20103) Um policial militar, de nome Norberto, no dia de folga, quando estava na frente da sua casa, de bermuda e sem camisa, discute com um transeunte e acaba desferindo tiros de uma arma antiga, que seu avô Ihe dera. Com base no relatado acima, é correto afirmar que o Estado
 
 
 (C) não será responsabilizado, pois Norberto, apesar de ser agente público, não atuou nessa qualidade; sua conduta não pode, pois, ser imputada ao agente público.

Outros materiais