Buscar

apol 02 administracao estrategica e analise economica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota: 100 
PROTOCOLO: 20170618720352123A413
Disciplina(s): 
Administração Estratégica
Análise Econômica
	Data de início: 
	18/06/2017 17:50 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	18/06/2017 18:37 
Questão 1/5 - Análise Econômica
De forma realista, podemos considerar que as firmas não conseguem prever as quantidades demandadas e, consequentemente, suas receitas. Entretanto, um maior conhecimento dos custos fixos e das variáveis possibilita fixar preços e projetar resultados de forma mais objetiva. O quadro a seguir apresenta as principais características de estruturas de mercado clássicas, cujo poder de influência nos preços reflete seu maior ou menor poder.
Assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado descrita no número 4.
Nota: 20.0
	
	A
		Concorrência monopolística
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p.71) o monopólio é uma estrutura de mercado com as seguintes características: uma firma, único produto, considerável controle sobre o preço, fortes barreiras à entrada.
Questão 2/5 - Análise Econômica
Também chamada de concorrência imperfeita, caracteriza-se pelo fato de que, embora muitas empresas produzam produtos diferenciados, esses podem ser altamente substituíveis, sendo exemplos disso diferentes marcas de perfumes, sabonetes, refrigerantes, calças jeans etc. Dessa maneira, ao contrário do que acontece com a concorrência perfeita, é possível aproximar-se da realidade. Nessa estrutura clássica de mercado, cada instituição vende uma marca ou uma versão de determinado produto, que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação.
 
Assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado definida anteriormente.
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p.73) também chamada de concorrência imperfeita, caracteriza-se pelo fato de que, embora muitas empresas produzam produtos diferenciados, esses podem ser altamente substituíveis, sendo exemplos disso diferentes marcas de perfumes, sabonetes, refrigerantes, calças jeans etc. Dessa maneira, ao contrário do que acontece com a concorrência perfeita, é possível aproximar-se da realidade. Na concorrência monopolista (também denominada de monopolística), cada instituição vende uma marca ou uma versão de determinado produto, que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação.
	
	C
	
	
	D
	
Questão 3/5 - Análise Econômica
Quando as economias de escala determinam que a entrada de uma segunda firma eleva o custo médio de produção, o monopólio torna-se desejável.
 
Assinale a alternativa que classifica este monopólio corretamente.
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p.72) quando as economias de escala determinam que a entrada de uma segunda firma eleve o custo médio de produção, o monopólio torna-se desejável, denominado de monopólio natural.
Questão 4/5 - Administração Estratégica
Nos conceitos de estratégia corporativa trata-se do ambiente organizacional como um ambiente dinâmico, em constante transformação, onde suas variáveis podem ser alteradas de maneira não previsível, alterando o resultado da organização e até mesmo anulando as estratégias adotadas.
Com base nos conceitos sobre o relacionamento de oportunidades, riscos e recursos, analise as afirmativas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I-          O papel do gestor é identificar os riscos que envolvem o ambiente organizacional, para identificar estratégias que eliminem esses riscos.
II-         As forças (ou pontos fortes) compreendem os aspectos do ambiente externo que favorecem o ajuste estratégico da organização.
III-        Os riscos devem ser identificados para que as estratégias possam ser estabelecidas de modo a atingir os objetivos, reduzindo a margem de erro.
IV-       As forças de uma empresa constituem um recurso para crescimento e diversificação, resultado da experiência e aptidão.
Nota: 20.0
	
	A
	São corretas somente as afirmativas I e IV;
	
	B
	São corretas somente as afirmativas II e IV;
	
	C
	São corretas somente as afirmativas III e IV; 
Você acertou!
c) III e IV apenas. A questão I está errada, pois os riscos não podem ser eliminados. A questão II está incorreta, pois as forças são aspectos internos da organização, e não do ambiente externo. As demais questões (III e IV) estão corretas (MINTZBERG et al., 2006 cap. 3.1 pgs. 80-84).
	
	D
	São corretas somente as afirmativas II e III;
	
	E
	São corretas somente as afirmativas I e II;
Questão 5/5 - Administração Estratégica
Diversos são os desafios que envolvem a avaliação da estratégia empresarial, que irão aferir se os objetivos, as políticas e planos da empresa são apropriados, e se o resultado obtido confirma as estratégias adotadas.
Com os conceitos sobre avaliação da estratégia empresarial, indique qual das alternativas abaixo melhor define a afirmação sobre as estratégias organizacionais serem únicas, e depender dos recursos e da situação de cada organização.
Nota: 20.0
	
	A
	Avaliação da estratégia.
	
	B
	Objetivos da empresa.
	
	C
	Sistemas formais.
	
	D
	Seleção de objetivos.
	
	E
	Lógica situacional
Você acertou!
Alternativa “e”. Cada estratégia de negócios é única. Por exemplo, um fabricante de papel pode contar com sua vasta floresta que suporta quase todas as tempestades, enquanto que outro pode contar primariamente com suas máquinas modernas e um amplo sistema de distribuição. Nenhuma das estratégias está “errada” ou “certa” em um sentido absoluto; ambas podem estar certas ou erradas para as empresas em questão. Desta forma, a avaliação de estratégia deve se basear em um tipo de lógica situacional que não se concentre em uma “única melhor maneira”, mas naquela que possa ser adaptada a cada problema à medida que ele surgir. (MINTZBERG et al., 2006 cap. 3.2 pgs. 84-85).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais