Buscar

apol 04 administracao estrategica e analise econimica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota: 100 
PROTOCOLO: 201706277203521286F6C
Disciplina(s): 
Administração Estratégica
Análise Econômica
	Data de início: 
	27/06/2017 07:46 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	27/06/2017 10:35 
Questão 1/5 - Análise Econômica
Do ponto de vista organizacional, o sistema financeiro nacional está dividido em dois subsistemas: o normativo e o operativo. O subsistema normativo é composto pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Centrar do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O subsistema operativo é composto por alguns mercados. Assinale a alternativa que indica corretamente o mercado descrito a seguir.
 
"Ambiente onde são atendidas as necessidades de recursos para financiamento do consumo e do capital de giro das empresas. Os financiamentos de investimentos de longo prazo são atendidos, principalmente, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)."
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	Você acertou!
	De acordo com Tebchirani (2011, p.132) o mercado de crédito é o ambiente onde são atendidas as necessidades de recursos para financiamento do consumo e do capital de giro das empresas. Os financiamentos de investimentos de longo prazo são atendidos, principalmente, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
	
	C
	
	
	D
	
Questão 2/5 - Análise Econômica
Desequilíbrios externos são conceituados como saldos negativos nas transações correntes, não financiados por capitais privados autônomos, ocasionando perda de reservas ou necessidade de financiamento oficial. Assinale a alternativa que indica corretamente a causa desses desequilíbrios descrita a seguir.
 
"Alterações no fluxo de importações/exportações decorrentes do protecionismo praticado pelos nossos parceiros comerciais. Podem se referir ao esgotamento de recursos internos destinados à exportação, ao lançamento de sucedâneos às nossas exportações, e a alterações nas preferências dos consumidores."
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p.150) as variações estruturais representam alterações no fluxo de importações/exportações decorrentes do protecionismo praticado pelos nossos parceiros comerciais. Podem referir-se ao esgotamento de recursos internos destinados à exportação, ao lançamento de sucedâneos às nossas exportações, e a alterações nas preferências dos consumidores.
Questão 3/5 - Administração Estratégica
Jeffrey R. Immelt, CEO da General Eletric, deu uma entrevista uma vez, em que afirmava que para ele, a estratégia devia vir de um processo analítico, detalhando e com o uso de várias ferramentas como a análise da cadeia de valor, matriz BCG e estratégias genéricas. Assim, ele conseguia se manter como líder em custos.  
 
Neste caso, o processo de formulação de estratégia é:
Nota: 20.0
	
	A
	a escola do design.
	
	B
	a escola cognitiva.
	
	C
	a escola empreendedora.
	
	D
	a escola do planejamento.
	
	E
	a escola do posicionamento.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois é na escola do posicionamento que temos como premissa que o processo de formulação da estratégia é oriundo de seleção das posições genéricas com base em cálculos analíticos. A alternativa (a) é errada, pois a formulação de estratégia se dá no processo de concepção; a alternativa (b) está incorreta, pois a formulação de estratégia se dá no processo mental; a alternativa (c) está errada, pois a formulação de estratégia se dá no processo visionário; e por fim, a alternativa (d) é errada, pois a formulação de estratégia se dá com um processo formal.
Questão 4/5 - Análise Econômica
I. Inadequada gestão macroeconômica 
II. Desequilíbrios nas contas externas 
III. Câmbio estável 
IV. Déficits no orçamento público 
V. Baixas taxas de inflação 
VI. Descontinuidades provocadas por uma violenta modificação nos padrões tecnológicos e organizacionais das empresas, entre outras 
Assinale a alternativa que indica, corretamente, quais das afirmativas podem ser consideradas como verdadeiras enquanto causas desse baixo desempenho.
Nota: 20.0
	
	A
	Você acertou!
Tebchirani (2011, p.101) indica como causas desse baixo desempenho a inadequada gestão macroeconômica, os desequilíbrios nas contas externas, a instabilidade no cambio, os déficits no orçamento público, as altas taxas de inflação e as descontinuidades provocadas por uma violenta modificação nos padrões tecnológicos e organizacionais das empresas, entre outras.
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
Questão 5/5 - Análise Econômica
Do ponto de vista organizacional, o sistema financeiro nacional está dividido em dois subsistemas: o normativo e o operativo. O subsistema normativo é composto pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Centrar do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O subsistema operativo é composto por alguns mercados. Assinale a alternativa que indica corretamente o mercado descrito a seguir.
 
"Local onde são realizadas operações de curtíssimo prazo para suprir necessidades imediatas de caixa dos diversos agentes econômicos, principalmente das próprias instituições financeiras."
Nota: 20.0
	
	A
	Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p.132) o mercado monetário é o local onde são realizadas operações de curtíssimo prazo para suprir necessidades imediatas de caixa dos diversos agentes econômicos, principalmente das próprias instituições financeiras.
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	
	Conheça o novo AVA 
	UNINTER 
carregando...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais