Buscar

METODOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

[09:40, 22/8/2018] TCC Marta: LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO E CONSTRUA A SUA METODOLOGIA
8 Metodologia
8.1 Quanto ao objetivo: Exploratória e Descritiva
Quanto ao objeto a pesquisa será exploratória, pois faz com que se tenha familiaridade com o tema, visto que haverá um processo de exploração de conhecimentos, teorias, conceitos e entendimentos aceitos pela comunidade acadêmica, bem como pela sociedade.
Neste processo será realizado sondagem em (inserir aqui o tema e delimitação da pesquisa) e apanhado de dados com utilização de (inserir aqui os dados/informações que serão utilizadas na pesquisa), no objetivo de construir a hipótese proposta.
Também será aplicado o método descritivo, pois possui por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. A pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado. No que se refere a presente pesquisa as variáveis a serem descritas em termos de métodos estão alicerçadas no objetivo de se (inserir aqui o objeto geral)
8.2 Quanto às variáveis: Qualitativa ou quantitativa? Quais são as variáveis
Quando for Qualitativo
As variáveis do estudo estão descritas nos objetivos da pesquisa (inserir aqui o que se pretende evidenciar com o objeto geral) onde se faz necessário a aplicação do método qualitativo por se tratar de variáveis nominais e/ou ordinais.
Quando for Quantitativo
As variáveis do estudo estão descritas nos objetivos da pesquisa (inserir aqui o que se pretende evidenciar com o objeto geral) onde se faz necessário a aplicação do método quantitativo por se tratar de variáveis que se exprime em valores, capazes de serem quantificadas.
8.3 Quanto à abrangência: 
Quanto a abrangência o estudo se dará no cenário (inserir a delimitação da pesquisa – onde vai ocorrer a pesquisa)
8.4 Quanto ao tempo: 
A pesquisa será realizada no período de .....................
8.5 Universo da pesquisa, forma de seleção e amostra
O universo pretendo para a pesquisa será de (quantidade de indivíduos/empresas que servirão de base para a coleta de dados)
Para tanto será utilizado como forma de seleção a (Observação: quando se utilizam os sentidos na obtenção de dados de determinados aspectos da realidade. A observação pode ser: observação assistemática: não tem planejamento e controle previamente elaborados; observação sistemática: tem planejamento, realiza-se em condições controladas para responder aos propósitos preestabelecidos; observação não-participante: o pesquisador presencia o fato, mas não participa; observação individual: realizada por um pesquisador; observação em equipe: feita por um grupo de pessoas; observação na vida real: registro de dados à medida que ocorre.) e/ou (Entrevista: é a obtenção de informações de um entrevistado, sobre determinado assunto ou problema. A entrevista pode ser: padronizada ou estruturada: roteiro previamente estabelecido; despadronizada ou não-estruturada: não existe rigidez de roteiro. Podem-se explorar mais amplamente algumas questões)
A amostra que servirá de base para a analise e apresentação dos resultados serão (não-probabilística com ....... amostras acidentais: compostas por acaso, com pessoas que vão aparecendo; amostras por quotas: diversos elementos constantes da população/universo, na mesma proporção; amostras intencionais: escolhidos casos para a amostra que representem o “bom julgamento” da população/universo.) e/ou (probabilísticas com .... amostras casuais simples: cada elemento da população tem oportunidade igual de ser incluído na amostra; amostras casuais estratificadas: cada estrato, definido previamente, estará representado na amostra; amostras por agrupamento: reunião de amostras representativas de uma população.)
8. 6 Coleta de dados - Fontes primárias e/ou secundárias; Técnica de coleta de dados; Instrumento de coleta dos dados
Para realizar a coleta de dados a pesquisa utilizará (Fontes Primárias, trabalhos originais de pesquisa ou dados brutos, sem interpretação ou pronunciamento que representam uma opinião ou posição oficial (COOPER). Citar as fontes da pesquisa: Memorando; Cartas; Entrevistas; Discursos incompletos; Leis e Regulamentações; Decisões ou padrões judiciais; Dados governamentais; Censo; Dados Econômicos e Dados Trabalhistas) e/ou (Fontes Secundárias que são interpretações de dados primários. Citar as fontes da pesquisa: Enciclopédias; Livros; Manuais; Artigos de revistas e jornais; Notícias; Materiais de referência; Análise de vendas; Relatório anual; Relatórios das Empresas) 
A técnica de coletas de dados a ser utilizada é (entrevista – aplicação de questionário e/ou observação) o instrumento a ser aplicado será: 
(entrevista padronizada ou estruturada com roteiro previamente estabelecido) ou (despadronizada ou não-estruturada sem rigidez de roteiro.) 
e/ou
(aplicação de um questionário de forma ordenada de perguntas e com objetividade limitado em extensão e acompanhado de instruções claras com o propósito de ressaltar a importância da colaboração do informante e facilitar o preenchimento. As perguntas serão abertas: “Qual é a sua opinião?” NÃO ACONSELHAVEL POR SER MUITO SIBJETIVO; fechadas: duas escolhas: sim ou não; de múltiplas escolhas: fechadas com uma série de respostas possíveis e escalável.)
e/ou
(aplicação de um formulário de questões aplicado pelo pesquisador(a) que assumirá a função de entrevistador numa situação face a face com o participante da pesquisa.)
 [09:43, 22/8/2018] TCC Marta: Docinhos vocês devem copiar estas orientações em um arquivo do word para posterior consultas.
[09:48, 22/8/2018] TCC Marta: As linhas de pesquisas para os Trabalhos de Conclusão de Curso em Ciências Contábeis estão distribuídas em 8 (oito) eixos dispostos da seguinte forma: 
I. Eixo Controladoria e Contabilidade Gerencial, com temas como: Controle Gerencial, Controladoria, Gestão Estratégica de Custos, Contabilidade e Análise de Custos, Planejamento e Controle Orçamentário, Custeio e Gestão Baseados em Atividades.
II. Eixo Contabilidade Fiscal e Tributária, com temas como: Planejamento Tributário, Legislação Fiscal e Tributária, Contabilidade Tributária e Trabalhista e Previdenciária.
III. Eixo Contabilidade e Responsabilidade Social e Ambiental, com temas como: Responsabilidade Social/Ambiental, Sustentabilidade e Balanço Social.
IV. Eixo Auditoria e Perícia, com temas como: Auditoria, Perícia e Compliance.
V. Eixo Contabilidade Pública, com temas como: Controladoria Governamental, Contabilidade Governamental, Orçamento Público e Gestão Pública.
VI. Eixo Contabilidade para Stakeholders, com temas como: Teoria da Contabilidade, Contabilidade Societária, Normas Internacionais, Análise de Demonstrações Contábeis, Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, Governança Corporativa.
VII. Eixo Mercados Financeiros, Mercados de Créditos e Capitais, com temos como: Gestão de Carteiras, Mercado Financeiro, Mercado de Capitais, Avaliação de Investimentos, Mercados Futuros e de Opções, Finanças Corporativas.
VIII. Eixo Educação e Pesquisa em Contabilidade. Mercado de Trabalho, com temos como: Educação e pesquisa e Mercado de trabalho.

Outros materiais