Buscar

Aula 1 – Meio Ambiente e Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Educação Ambiental 
Aula 1 – Meio Ambiente e Educação
Objetivos da aula: 1.Verificar os conceitos e definições sobre meio ambiente e educação ambiental; 2. Reconhecer o histórico do uso do meio ambiente pelo homem como fator determinante dos problemas ambientais de hoje; 3. Refletir sobre os desafios do século XXI no que tange à área ambiental na educação. 
Introdução
A questão ambiental, um dos temas mais discutidos da atualidade, envolve toda sorte de problemas e discussões em relação às condições socioambientais de áreas urbanizadas ou não, incluindo os aspectos relacionados à qualidade de vida humana, os impactos da ação humana sobre as condições climáticas, hidrológicas, geomorfológicas, pedológicas e biogeográficas, em todas as escalas de tempo e espaço, segundo Christofoletti (1993 apud Pelicioni, 2005).
Pode-se considerar que a degradação ambiental que hoje se apresenta é decorrente da profunda crise social, econômica, filosófica e política que atinge toda a humanidade, resultado da introjeção de valores e práticas que estão em desacordo com as bases necessárias para a manutenção de um ambiente sadio e que favoreça uma boa qualidade de vida a todos os membros da sociedade (Pelicioni, 2005).
A partir disso, vemos a necessidade da inserção urgente de práticas e instrumentos que viabilizem a mudança do cenário atual de meio ambiente e cultura social. 
Aqui levantamos a reflexão sobre o desafio da humanidade atualmente: a discussão da educação ambiental.
A degradação ambiental causada por ações antrópicas tem aumentado gradativamente no mundo todo. Desde 1972, data da realização da I Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, as práticas humanas predatórias têm sido intensamente discutidas; no entanto, poucos resultados têm sido obtidos para reverter esse processo. Os problemas ambientais se tornaram muito preocupantes quando começaram a ser divulgados pela mídia, principalmente em relação à quantidade de agravos à saúde por eles ocasionados (Pelicioni, 2005). 
Mas uma pergunta que não quer calar é: Afinal, o que é meio ambiente, e como estamos relacionados a ele?
Ambiente
O conceito de ambiente ou  meio ambiente, está em constante processo de construção e é possível encontrarmos diferentes definições para este termo, segundo a Feema (1990) e o Ibama (1994). 
1976 - As condições, influência ou forças que envolvem ou influem ou modificam: o complexo de fatores climáticos, edáficos e bióticos que atuam sobre um organismo vivo, ou uma comunidade ecológica, e acaba por determinar sua forma e sua sobrevivência, a agregação das condições sociais e culturais que influenciam a vida de um indivíduo ou uma comunidade (Webster’s, 1976).
1977 - O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas (Poutrel & Wasserman, 1977). A soma das condições externas e das influências que afetam a vida, o desenvolvimento e, em última análise, a sobrevivência de um organismo (Banco Mundial, 1977).
1978 - O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos (Pnuma, 1978). O conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência (Conferência de Tibillisi, 1978).
1998 - Conjunto de componentes naturais e sociais, e suas interações em um determinado espaço de tempo, no qual se dá a dinâmica das interações sociedade-natureza, e suas consequências, no espaço que habita o ser humano, o qual é parte integrante deste todo. Desta forma, o ambiente é gerado e construído ao longo do processo histórico de ocupação e transformação do espaço da sociedade (Gutman, 1988).
1992 - “Qualquer espaço de interação e suas consequências entre a sociedade (elementos sociais, recursos humanos) e a natureza (elementos ou recursos naturais)” (Queiroz e Tréllez, 1992).
Vamos observar a questão ambiental, à qual vemos que é complexa, pois os sistemas ambientais são evolutivos, ou seja, não deterministas, não lineares, irreversíveis e com estados de desequilíbrio constante. Esse processo evolutivo e suas modificações constantes inserem acontecimentos irreversíveis, aumentando a complexidade do sistema (Philippi Junior e Silveira, 2009). Chegamos à conclusão de que há muitas maneiras de abordar conceitualmente o meio ambiente e uma única área do conhecimento humano não pode abranger e explicar a gama de fenômenos naturais e culturais que ocorre em escalas espaciais e temporais diversas. Vemos assim, que a questão da definição do ambiente é complexa, pois está relacionada aos aspectos evolutivos da própria sociedade. Apenas para ampliarmos essa discussão,  numa segunda abordagem conceitual da própria questão ambiental, percebemos que há o envolvimento da visão econômica. Os economistas clássicos, com algumas exceções, sempre teorizaram sobre os sistemas econômicos sem considerar o meio natural como fornecedor de materiais, energia para a sociedade humana e como receptor dos resíduos resultantes e da energia dissipada pelas atividades antrópicas (Philippi Junior e Silveira, 2009).
 Agora, vamos refletir um pouco sobre como o homem vê o meio ambiente perante a Constituição: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (Artigo 225 da Constituição Federal). Percebemos, aqui, a abertura de interpretações que a lei nos fornece: o que é ambiente ecologicamente equilibrado? Será que isso tem o mesmo parâmetro para mim e para você? Mais uma coisa: essencial à sadia qualidade de vida – será que há igualdade na qualidade de vida da sociedade? Todos têm o mesmo padrão de vida social (pobres, classes média e alta)? Vemos com isso que meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente a definições biológicas. Esse é um dos desafios primordiais do século XXI para a preservação do meio ambiente: a questão da reforma de valores culturais e sociais, começando pela reforma das próprias políticas públicas. 
Educação Ambiental
Educação, do vocábulo latino educere, significa conduzir, liderar, puxar para fora. Baseia-se na ideia de que todos os seres humanos nascem com o mesmo potencial, que deve ser desenvolvido no decorrer da vida. O papel do educador é, portanto, criar condições para que isso ocorra, criar condições para que levem o desenvolvimento desse potencial, que estimulem as pessoas a crescer cada vez mais Pelicioni, 2009). Segundo Paulo Freire, famoso educador brasileiro, hoje reconhecido internacionalmente, ninguém educa ninguém, ninguém conscientiza ninguém, ninguém se educa sozinho. Isso significa que a educação depende de adesão voluntária, depende de quem a incorpora e não de quem a propõe. No Relatório para a UNESCO de 1996, da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, a educação aparece como indispensável à humanidade na construção dos ideais de paz, da liberdade e da justiça social como também para o desenvolvimento contínuo, tanto das pessoas como das sociedades, do século XXI em diante (Pelicioni, 2009). Aqui, vemos que para falar de educação ambiental, temos que admiti-la  como processo de educação política que busca formar para que a cidadania seja exercida e para uma ação transformadora, a fim de melhorar a qualidade de vida da coletividade. A abordagem sociocultural permite a ação pró-ativa e transformadora, proposta pela educação ambiental, se efetive, já que implica em formação para uma reflexão crítica (Pelicioni, 2009). A educação ambiental se coloca numa posição contrária ao modelo de desenvolvimento econômico vigente no sistema capitalista selvagem, em que os valores éticos, de justiça social e solidariedade não são consideradosnem a cooperação é estimulada, mas prevalecem o lucro a qualquer preço, a competição, o egoísmo e os privilégios de poucos em detrimento da maioria da população (Pelicioni e Philippi Junior, 2005).Mas, enfim, qual é a definição de educação ambiental? Educação ambiental é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida. A educação ambiental também pode ser chamada de EA, sua abreviação, e tem como proposta principal a superação da dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais (a dimensão física e biológica dos processos vitais). Ressalte-se que, de acordo com essa visão, nem sempre as interações humanas com a natureza são daninhas, porque existe um copertencimento, uma coevolução entre o homem e seu meio. Coevolução é a ideia de que a evolução é fruto das interações entre a natureza e as diferentes espécies, e a humanidade também faz parte desse processo, segundo o mesmo site. 
Para fecharmos nossa primeira aula, definimos a educação ambiental como um processo que busca: 
“(...) desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhes são associados. Uma população que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar, individual e coletivamente, na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção dos novos (...)”
(capítulo 36 da Agenda 21).
Atividade Proposta: Observe ao seu redor se há o uso da educação ambiental na atitude das pessoas: Ruas e calçadas sem lixo, carros com mais de uma pessoa dentro circulando pelas ruas e postos de coleta seletiva. Reflita como esse cenário pode ser revertido em seu bairro. 
Síntese da aula: 
 - Verificou os conceitos e definições sobre meio ambiente e educação ambiental.
 - Reconheceu o histórico do uso do meio ambiente pelo homem como fator determinante dos problemas ambientais de hoje.
 - Refletiu sobre os desafios do século XXI no que tange à área ambiental na educação.
	 
	
	Exercício: CEL0296
	
	Aluno(a): CARLA LINO 
	
	
	Data: 27/08/2014 18:56:01
	�
	 1a Questão (Ref.: 201202457496)
	
	A degradação ambiental que hoje se apresenta é decorrente da profunda ______________, econômica, filosófica e política que atinge toda a humanidade, resultado da introjeção de valores e práticas que estão em desacordo com as bases necessárias para a manutenção de um ambiente sadio e que favoreça uma boa qualidade de vida a _____________ os membros da sociedade Qual alternativa abaixo completa a frase
	
	 
	crise social; todos
	
	atuação política; poucos
	
	crise ambiental; poucos
	
	atuação educacional; alguns
	
	atuação municipal; muitos
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202448634)
	
	A superação da dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas é a principal proposta da:
	
	
	melhora na economia
	
	aquisição de cultura pela sociedade
	 
	educação ambiental
	
	educação escolar
	
	melhoria nos índices de violência urbana
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202444267)
	
	Pelo fato da Ecologia ser uma ciência multidisciplinar, ela admite diversas conotações, envolvendo aspectos existenciais, físicos, relacionais, políticos, entre outros. À luz desta observação, é correto afirmar que:
	
	
	Ecologia "do corpo físico" valoriza a dinâmica de grupo, as relações interpessoais e as transpessoais.
	
	Ecologia da "relação com o outro" valoriza a forma de gestão do espaço comum.
	
	Ecologia "da alma" sugere cuidados especiais com a respiração, alimentação, movimento.
	 
	Ecologia "política" implica na valorização existencial.
	 
	Ecologia "da relação com a ambiente construído" envolve questões relacionadas à insalubridade, a reciclagem de produtos industriais, controle de enchentes, entre outros.
	�
	 4a Questão (Ref.: 201202457501)
	
	O meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente com definições_______________ Esse é um dos desafios primordiais do século XXI para a preservação do meio ambiente Qual alternativa completa a frase acima
	
	 
	biológicas
	
	educacionais
	
	materiais
	
	econômicas
	
	políticas
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201202448643)
	
	Os problemas ambientais tornaram-se muito preocupantes quando começaram a ser divulgados pela mídia, principalmente em relação à quantidade de agravos ___________por eles ocasionados. Qual alternativa completa a frase?
	
	
	à educação
	
	às indústrias
	 
	à saúde
	
	à economia
	
	à política
	
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201202423852)
	
	As modificações ambientais decorrentes do processo antrópico de ocupação dos espaços e de urbanização, que ocorrem em escala global, especialmente as que vêm acontecendo desde os séculos XIX e XX, impõem taxas incompatíveis com a capacidade de suporte dos ecossistemas naturais.
Em relação a esta afirmação marque a alternativa correta:
	
	
	Para reverter o processo é necessário parar de consumir.
	
	Devemos evitar a ocupação e a urbanização, se quisermos manter o planeta viável.
	 
	É razoável supor, que mantidos os níveis de consumo e ocupação atuais, a capacidade de suporte dos ecossistemas naturais se esgotará rapidamente.
	
	A capacidade de suporte do planeta é inesgotável.
	 
	O consumo desenfreado é o motivo dos impactos antrópicos.

Outros materiais