Buscar

Atividade Diagnóstica 01 UNOPAR TEORIA DA LITERATURA

Prévia do material em texto

Atividade Diagnóstica 01 - Teoria da Literatura
1)
Leia os trechos do texto a seguir:
Certas manifestações da emoção e da elaboração estética podem ser melhor compreendidas, portanto, se forem referidas ao contexto social. No caso dos grupos primitivos é maior a importância deste, dado o caráter imediato com que as condições de vida se refletem na obra. Sobre a unidade fundamental do espírito humano, as diferenças de organização social e de nível cultural determinam formas diferentes de arte e literatura no primitivo e no civilizado (CANDIDO, 2000, p.60 e 61).
Ora, tanto quanto sabemos, as manifestações artísticas são coextensivas à própria vida social, não havendo sociedade que não as manifeste como elemento necessário à sua sobrevivência, pois, como vimos, elas são uma das formas de atuação sobre o mundo e de equilíbrio coletivo e individual. São, portanto, socialmente necessárias, traduzindo impulsos e necessidades de expressão, de comunicação e de integração que não é possível reduzir a impulsos marginais de natureza biológica. Encaradas sob o aspecto funcional, ou multifuncional, como foi sugerido acima, adquirem um sentido expressivo atuante, necessário à existência do grupo, ao mesmo título que os fenômenos econômicos, políticos, familiais ou mágico-religiosos, integrando-se no complexo de relações e instituições a que chamamos abstratamente sociedade. O seu caráter mais peculiar, do ponto de vista sociológico, com importantes consequências no terreno estético, consiste na possibilidade que apresentam, mais que outros setores da cultura, de realização individual. Isto permite, ao mesmo tempo, uma ampla margem criadora e a possibilidade de incorporá-la ao patrimônio comum, fazendo do artista um intérprete de todos, através justamente do que tem de mais seu (CANDIDO, 2000, p.61 e 62).
(CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.)
Com base na leitura dos trchos, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre a criação literária:
Alternativas:
a)
O modo de vida social influencia a forma de arte através das disposições culturais do contexto em questão.
Alternativa assinalada
b)
O modo de vida social deriva da forma de cultura através das disposições artísticas do contexto em questão.
c)
A cultura influencia o modo de vida social através das disposições artísticas do contexto em questão.
d)
A cultura tem origem n o modo artístico através das disposições da vida social do contexto em questão.
e)
O modo artístico influencia a cultura através das disposições totais do contexto em questão.
2)
Leia o trecho a seguir:
Desde há muitos séculos que se tem procurado, com variável consciência teórica dos problemas em análise e com a utilização de heterogénea utensilagem conceptual, fundamentar a distinção entre literatura e não-literatura, entre textos literários e não-literários, através da delimitação e da caracterização de uma linguagem literária, contraposta à linguagem não-literária (ou, noutra perspectiva, às linguagens não-literárias). De acordo com uma teoria pitagórica tardia, existem duas modalidades de expressão: uma, a mais corrente, apresenta-se nua [...] desprovida de figuras e de quaisquer recursos técnico-estilísticos; a outra, pelo contrário, caracteriza-se pelo ornato [...] pelo vocabulário escolhido e pelo sábio uso dos tropos. A primeira corresponde a uma linguagem não-artística, não-literária; a segunda, em contrapartida, a uma linguagem artística, literária. Esta ideia pitagórica de que a linguagem literária se distancia da linguagem usual e, portanto, se especifica graças aos ornatos e ao caráter inusitado dos seus vocábulos, dos seus epítetos, dos seus tropos, etc., adquiriu relevância fundamental em Aristóteles, o qual, segundo o testemunho de Isócrates, considerava o processo de estranhamento [...] como conatural ao discurso poético
(SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Teoria da Literatura. 8a. Ed. 1o. Vol. Coimbra: Edições Almedina, 2011, p.43 e 44, grifos do autor).
A partir da leitura do excerto, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta:
Alternativas:
a)
O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se aproxima da linguagem natural que é complexa e ornamentada.
b)
O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se aproxima da linguagem natural que é simples e nua.
c)
O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se distancia da linguagem natural que é simples e nua.
Alternativa assinalada
d)
O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se distancia da linguagem natural que complexa e ornamentada.
e)
O discurso poético é marcado pelo uso de uma linguagem que se distancia da linguagem literária que é simples e nua.
3)
Leia o trecho do texto a seguir:
[...] sobre a literatura em geral ou sobre uma obra; e existe uma convenção tácita segundo a qual enquadrar várias obras num gênero é desvalorizá-las. Essa atitude tem uma boa explicação histórica: a reflexão literária da época clássica, que tratava mais dos gêneros do que das obras, manifestava também uma lamentável tendência: a obra era considerada má se não obedecia suficientemente às regras do gênero. Essa crítica procurava, pois, não só descrever os gêneros, mas prescrevê-los; o quadro dos gêneros precedia à criação literária ao invés de segui-la (TODOROV, 1969, p.94).
[...] a obra literária não é jamais original, ela participa de uma rede de relações entre ela mesma e as outras obras do mesmo autor, da mesma época, do mesmo gênero. Se se dá à palavra gênero um sentido generalizado, poder-se-ia dizer que a obra não existe nunca fora do gênero: quer seja um gênero pessoal (constituído por todas as obras do escritor) ou temporal (pelas obras de um período) ou tradicional (como a comédia, a tragédia etc.). Em cada um desses casos, pode-se provar a realidade formal do gênero (TODOROV,1969, p.20, grifo do autor).
(TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.)
Como base no trecho, assinale a alternativa que indica a afirmação correta:
Alternativas:
a)
Os gêneros são a raiz de um combinatória futura, mas não têm autonomia para modificar e inovar seus aspectos sem que sejam excluídos de suas formas como gênero.
b)
Os gêneros são fruto de uma combinatória pré-existente, mas não têm autonomia para modificar e inovar seus aspectos sem que sejam excluído de suas formas domo gênero.
c)
Os gêneros são a raiz de uma combinatória futura, mas também têm autonomia para modificar e inovar seus aspectos sem que sejam excluídos de suas formas como gênero.
d)
Os gêneros são fruto de uma combinatória pré-existente, mas também têm autonomia para modificar e inovar seus aspectos sem que sejam incluídos em suas formas como gênero.
e)
Os gêneros são fruto de uma combinatória pré-existente, mas também têm autonomia para modificar e inovar seus aspectos sem que sejam excluídos de suas formas como gênero.
Alternativa assinalada
4)
Leia os trechos do texto a seguir:
[...] um sistema vivo de obras, agindo umas sobre as outras e sobre os leitores; e só vive na medida em que estes a vivem, decifrando-a, aceitando-a, deformando-a. A obra não é produto fixo, unívoco ante qualquer público; nem este é passivo, homogêneo, registrando uniformemente o seu efeito. São dois termos que atuam uma sobre o outro, a aos quais se junta o autor, termo inicial desse processo de circulação literária, para configurar a realidade da literatura atuando no tempo (CANDIDO, 2000, p.68).
[...] o escritor, numa determinada sociedade, é não apenas o indivíduo capaz de exprimir a sua originalidade (que o delimita e especifica entre todos), mas alguém desempenhando um papel social, ocupando uma posição relativa ao seu grupo e correspondendo a certas expectativas dos leitores e auditores. A matéria e a forma da sua obra dependerão em parte da tensão entre as veleidades profundas e a consonância ao meio, caracterizando um diálogo mais ou menos vivo entre criador e público(CANDIDO, 2000, p.67 e 68).
(CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.)
Pensando no conceito de autor, considere as afirmações:
I. O autor depende do posicionamento do leitor para dar significado à sua obra.
II. O autor exprime individualidade e a coletividade através da obra.
III. O autor e o leitor estabelecem um diálogo e o autor é a voz ativa dessa relação.
IV. Autor, leitor e tempo são fundamentais para o funcionamento da obra de arte.
V. A obra acabada é um elemento morto, não pode mais ser modificada.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas:
a)
apenas I, II e V.
b)
apenas I, II e IV.
Alternativa assinalada
c)
apenas II, III e IV.
d)
apenas II, III e V.
e)
apenas I, III e IV.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes