Buscar

Mediação de Confiltos Aula 2.2

Prévia do material em texto

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
2a aula
	
 
Lupa
 
	 
	�
Vídeo�
	�
PPT�
	�
MP3�
	 
	
�
	
	 
	Exercício: CCJ0057_EX_A2_201601155921_V3 
	30/08/2018 18:10:44 (Finalizada)
	Aluno(a): ROBSON JOSE DA SILVA
	2018.2
	Disciplina: CCJ0057 - MEDIAÇÃO DE CONFLITOS 
	201601155921
�
	 
	Ref.: 201601795910
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Suzana possui em sua pequena casa 15 gatos. Sua vizinha, Norma, tem sofrido com os animais, pois estes além de caminharem de madrugada pelo telhado, fazendo muito barulho, constantemente quebram as telhas, isso sem falar no forte odor de urina e nos incessantes miados madrugada a dentro. Norma entende que diante da convivência que possuem, vizinhas há mais de 30 anos, bem como do carinho e dedicação de Suzana com os gatos, que tomar qualquer atitude muito drástica acarretaria sérios problemas de saúde à Suzana, uma senhora com 80 anos. Para Norma, a colocação de tela em toda a residência de Suzana, a castração dos gatos, bem como o uso de caixas de areia, já seriam, num primeiro momento, suficientes para amenizar o incômodo. Depois de muitas tentativas, Suzana aceitou conversar sobre o assunto, mas com a presença de uma terceira pessoa, que seria escolhida pelas duas e que atuaria como um facilitador, permitindo que elas (partes) possuíssem total controle sobre o procedimento, mantendo a autonomia para decidir os aspectos do conflito. Analisando o caso, qual dos métodos de resolução de conflitos abaixo foi o sugerido por Suzana ?
	
	
	Negociação
	
	Conciliação
	
	Arbitragem
	
	Jurisdição
	 
	Mediação
	
	 
	Ref.: 201601347186
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A arbitragem é um meio privado e alternativo de solução de controvérsias extrajudiciais de direito patrimonial, disponível nas áreas cível, comercial e trabalhista. Desta forma podemos dizer que ela é utilizada para
	
	 
	resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário
	
	estabelecer acordos que serão julgados pelo Poder Judiciário
	
	analisar soluções propostas pelo Poder Judiciário
	
	criar soluções para serem discutidas no Poder Judiciário
	
	atualizar decisões do Poder Judiciário
	
	 
	Ref.: 201604121444
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	"Essa forma de solução é o caminho natural para resolução dos conflitos das relações humanas. Identifica-se como sendo a relação que estabelecem duas ou mais pessoas a respeito de um assunto determinado, visando encontrar posições comuns e chegar a um acordo que seja vantajoso para todos". Este conceito corresponde a:
	
	
	uma mediação
	
	uma conciliação
	
	um conflito
	
	uma arbitragem
	 
	uma negociação
	
Explicação:
A negociação é uma forma de solução de conflitos que consiste em uma relação que duas ou mais pessoas estabelecem a respeito de um assunto, visando encontrar posições comuns e chegar a um acordo que seja vantajoso para todos. A todo momento, em nossas vidas, temos algumas questões para serem resolvidas dessa forma sendo, portanto, um caminho natural nas relações humanas.
	
	 
	Ref.: 201601345478
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre métodos de resolução alternativas de disputas (RAD) ou ADRs (alternative dispute resolution), pode-se afirmar que:( SENASP/MJ, 2009)
	
	
	As RADs devem ser encaradas numa dimensão excepcional.
	
	Os meios de Resolução Pacífica de Conflitos são, muitas vezes, denominados ¿meios de resolução alternativa de conciliação¿.
	 
	As RADs não devem ter por finalidade única diminuir o número de processos.
	
	O Estado é imprescindível à pacificação do convívio social.
	
	É atribuição do Estado a administração de conflitos interpessoais.
	
Explicação:
Sobre as alternativas para a resolução da questão, afirma-se,  abaixo;
Não é uma  atribuição  ou finalidade obrigatória do Estado a administração de conflitos interpessoais. A intervenção do Estado surge nas condições, em que a composição de conflitos não se dá de modo voluntário e/ou autoritário.
Os meios de Resolução Pacífica de Conflitos  não se resumem à conciliação.
O Estado pode ser prescindível à pacificação do convívio social, quando as pessoas buscam voluntariamente a composição de conflitos.
As RADs devem ser encaradas com meios a serem difundidos na sociedade, evitando-se excessiva formalização de processos judiciais.
As RADs não devem ter por finalidade única diminuir o número de processos, sendo na verdade ferramentas para uma melhor estruturação da própria sociedade.
 
 
	
	 
	Ref.: 201601795869
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Analise a afirmação a seguir:
Trabalha com uma determinada porção do conflito, no âmbito da disputa, não tem como objetivo melhorar a qualidade da relação entre as partes. A técnica permite a intervenção e sugestão de propostas e acordos, indicação de vantagens e desvantagens, haverá sempre como objetivo principal a composição do litígio. Esta definição corresponde ao conceito de qual dos institutos abaixo ?
	
	
	Jurisdição
	
	Negociação
	 
	Conciliação
	
	Mediação
	
	Arbitragem
	
	 
	Ref.: 201604130315
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Cláusula de Mediação em um contrato:
	
	 
	Obriga as partes a comparecer em uma primeira reunião de mediação e não a permanecer no processo de mediação.
	 
	vincula as partes
	
	Determina a obrigatoriedade da mediação extrajudicial
	
	Determina a obrigatoriedade da mediação judicial. 
	
	Não vincula as partes.
	
Explicação:
GABARITO A = Obriga as partes a comparecer em uma primeira reunião de mediação e não a permanecer no processo de mediação.
Previsão da Lei 13.140/15 
Art. 2o,
§ 1o Na hipótese de existir previsão contratual de cláusula de mediação, as partes deverão comparecer à primeira reunião de mediação. 
§ 2o Ninguém será obrigado a permanecer em procedimento de mediação.
	
	 
	Ref.: 201601884594
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Segundo a Ministra do STJ Nancy Andrighi, existem alguns fatores que indicam a necessidade de novos caminhos para a resolução dos conflitos. Que fatores são esses ? Marque a resposta correta.
	
	
	Rapidez na prestação jurisdicional e Judiciário preparado para enfrentar os conflitos.
	 
	Crise do Processo e atuação do Judiciário desfavorável no que se refere à estrutura e metodologia de trabalho para resolver pendências entre partes.
	
	Judiciário despreparado para enfrentar conflitos e celeridade processual (rapidez na prestação jurisdicional).
	
	Crise do Processo e rapidez na execução das sentenças.
	
	Lentidão do processo e sistema Judiciário eficazmente estruturado.
	
	 
	Ref.: 201601414565
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Há uma chamada ¿crise do processo¿, que é quase secular, e que tanto nos desencanta com o Judiciário. Só em casos indispensáveis, devemos recorrer aos tribunais para resolver nossas controvérsias. Não apenas pela demora, pela falta de eficiência, mas, sobretudo para alcançar outros objetivos. Dentre os objetivos buscados pela resolução extrajudicial de controvérsia, estão: 1- Conter a crise que vem maltratando o sistema jurisdicional e, conseqüentemente os jurisdicionados, há décadas; 2- Tornar a jurisdição mais democrática, mais justa, mais humana; 3- Aceitar a possibilidade de, através da utilização de métodos alternativos e pacíficos de resolução desses conflitos, conciliarmos nossos interesses e alcançarmos a Paz tão desejada; 4- Resolver nossas controvérsias pacificamente, conciliando nossos interesses e conquistando a Paz, na certeza de sempre estarmos alcançando a verdadeira justiça.
	
	 
	Todos os objetivos são aplicáveis às resoluções extrajudiciais de controvérsias;Só são aplicáveis às resoluções extrajudiciais de controvérsias as hipóteses mencionados nos números 1, 3 e 4;
	
	Só são aplicáveis às resoluções extrajudiciais de controvérsias as hipóteses mencionados nos números 2, 3 e 4;
	
	Só são aplicáveis às resoluções extrajudiciais de controvérsias as hipóteses mencionados nos números 1, 2 e 3;
	
	Nenhuma das hipóteses se aplica as resoluções extrajudiciais de controvérsias;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes