1 A EDUCAÇÃO NO BRASIL
3 pág.

1 A EDUCAÇÃO NO BRASIL


Disciplina<strong>educaçã</strong>3 materiais
Pré-visualização1 página
1 A EDUCAÇÃO NO BRASIL
A Constituição Federal do Brasil divulga abertamente o direito à educação como sendo direito social, disposto no capítulo II da Constituição federal onde trata dos direitos sociais, tem o Art. 6° que dispõe o seguinte:
\u201cArt. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.\u201d (Art. 6° CF)
No entanto de modo imediato o art. 6° não estabelece qualquer especificação sobre o conteúdo ou alcance, contudo serve para estabelecer um mínimo, que nesse sentido deve ser estabelecido à todos.[1: MENDES , Gilmar Ferreira. CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL. 12. Ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.]
Dentre os direitos sociais, o direito à educação tem assumido uma predominante importância para a concretização dos valores que estão sendo tutelados pela constituição e, principalmente, para a construção de patamar mínimo de dignidade para os cidadãos.[2: Ibidem.]
	A educação é o bem mais precioso para qualquer individuo, e o bem mais precioso da sociedade em si, e para entrarmos neste assunto, a questão da resolução de o que é educação, se vê necessária. Encontrando-se como um direito social de cada indivíduo, a Constituição Federal afirma em seu Art 205:
\u2018\u2019A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.\u2019\u2019 (Art 205, CF)
	
Com isso vemos que a mesma encontra-se como um processo contínuo de desenvolvimento das atividades intelectuais, físicas e morais do ser humano, com fins de melhor integração do indivíduo no seio da sociedade ou em um grupo social.
Além da previsão geral que é tratada no Art. 6° e no Art. 205 da Constituição, que consagra o direito a educação como direito de todos e dever do Estado, o texto constitucional detalhou seu âmbito de proteção, nos Arts. 205 a 214 da Constituição Federal.[3: MENDES , Gilmar Ferreira. CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL. 12. Ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.]
Os principais princípios que a constituição visa, encontram-se no Art 206 da CF, onde dispõe: 
\u2018\u2019Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
        I -  igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
        II -  liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
        III -  pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
        IV -  gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
        V -  valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;
        VI -  gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
        VII -  garantia de padrão de qualidade;
        VIII -  piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal. 
[...]\u2019\u2019
	
REFERÊNCIAS 
MENDES , Gilmar Ferreira. CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL. 12. Ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.