Buscar

PAPER GESTÃO ESTRATÉGICA

Prévia do material em texto

�PAGE \* MERGEFORMAT�8�
GESTÃO ESTRATÉGICA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Ester Gomes F. de Almeida
Tatiane Cordeiro Alvarenga Vago
Tutor (a) Externo (a): Maria José Vaz dos Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Administração (RHU0359) 
14/06/2017
RESUMO
O objetivo do presente estudo buscou verificar quais os aspectos da relação gestão estratégica e desempenho organizacional, descrevendo as características da estratégia, gestão e planejamento estratégico, com a proposta de proporcionar novas discussões e reflexões acerca desta relação, e como as empresas a utiliza para otimizar seu desempenho organizacional. Observou-se que a gestão estratégica considerando as inovações e mudanças no meio organizacional leva as empresas a buscar novas diretrizes a partir dos seus pressupostos e objetivos, além de explorar mais as competência e habilidades profissionais e consolidar sua vantagem competitiva no mercado. Para alcançar o objetivo pressuposto utilizou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica. Pode-se concluir que a gestão de estratégica contribui significativamente para melhor desempenho da organização em seu segmento de marcado.
Palavras-chave: Estratégia. Gestão estratégica. Desempenho organizacional.
1 INTRODUÇÃO
A economia, o mercado globalizados e os avanços tecnológicos influenciaram o mercado e tornaram o ambiente organizacional, além de torná-los mais competitivo e impactar na gestão de pessoas que precisou criar e desenvolver novas estratégias para sua adequação no mercado contemporâneo marcado pela competitividade. Houve, então, a necessidade das organizações olharem para dentro de si, rever seus processos e rediscutir suas estratégias e metas e, principalmente buscar na administração estratégica os meios de sua consolidar sua vantagem competitiva no mercado (OLIVEIRA, 2003).
Diante dos inúmeros desafios organizacionais, do mercado e das relações de trabalho, a gestão de pessoas passou a ser mais discutida no ambiente corporativo, onde novas medidas passaram a ser adotadas em relação a competência e vantagem competitiva no mercado. A gestão, as estratégias e o planejamento estratégico vão permitir que a empresa melhore seu desempenho organizacional construindo a sua vantagem competitiva. Adotar a gestão estratégia é importante para otimizar as atividades e o desempenho operacional (MEIRELLES, GONÇALVES, 2001). 
Buscar novos conhecimento e informações sobre a relação entre gestão estratégica e desempenho organizacional motivou o interesse pelo tema, além de permitir confrontar e analisar diferentes concepções teóricas acerca de uma mesma discussão temática. São estes fatores que justificam o desenvolvimento deste paper, além da relevância social e acadêmica do tema para a área de Administração e sua importância para a prática profissional.
A metodologia aplicada trata-se da pesquisa bibliográfica. Segundo Gil (2010, p.161) a pesquisa bibliográfica tem como objetivo “esclarecer os pressupostos que fundamentam a pesquisa e que não pode ser constituída somente de referências ou sínteses dos estudos realizados e sim por discussão crítica do estado atual da questão”.
O objetivo deste paper buscou verificar quais os aspectos da relação gestão estratégica e desempenho organizacional.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ESTRATÉGIA
A origem da palavra estratégia está no uso militar, tática cujo centro era a força e no século XX surgiram várias e novas definições e seu significado deixou de enfocar a força, passou a ser a seleção dos meios e objetivos que os fatores psicológicos dos envolvidos. A palavra estratégia “passou por várias definições, mas a partir da década de 60 se caracteriza pela composição de planos e objetivos traçados com a finalidade predeterminada, para que a organização atinja os resultados convencionados, comunicados e formalizados” (CAVALCANTI, 2007, p.41).
Foi assim que estratégia passou a configurar um indicador de negócios, proporcionando o sentido sinérgico da organização. O sentido de habilidade administrativa do termo estratégia ocorreu em 450 a.C. significando as habilidades de gestão: administrativas, liderança, oratória, poder. Anos depois, adquiriu o significado de habilidades que eram usadas para vencer um oponente e criar um sistema unificado de governança global (MINTZBERG et al., 2003). 
Ao longo do processo de desenvolvimento da administração surgiram vários e diferentes significados para a estratégia empresarial mostrando, assim, que não há um conceito único e definitivo. Segundo Cavalcanti (2007, p.41) “como nem sempre o conceito de estratégia é algo uniforme, é a partir da visão de alguns autores que se busca aquela que pode se adequar as suas pretensões”. 
Formular e implementar estratégia corporativa implica em desafios à organização, como por exemplo, escolher entre a redução, manutenção ou o aumento do escopo corporativo. 
Devido a abrangência, o conceito de estratégia estabelece um paradoxo, levando-se em conta que exige a integração de teorias e enfoques, elementos que impedem o registro completo de sua conceituação e abordagens. Para Meirelles e Gonçalves (2001), na perspectiva da gestão, a estratégia é usada de modo indiscriminado e pode ser desde um curso de ação preciso à razão existencial da empresa organização, em função de ser um conceito muito usado na área acadêmica empresarial. 
Na definição de Cavalcanti (2007, p.43), estratégia empresarial é um conjunto de “objetivos, metas, diretrizes fundamentais e planos para atingir esses objetivos postulados de forma a definir em que atividade se encontra a empresa, que tipo de empresa ela é ou deseja ser”, e além disso, apresenta quatro componentes primários que são a oportunidade de mercado, a capacidade, competência e recursos da empresa, os valores e aspirações pessoais dos dirigentes e o reconhecimento da sociedade, além dos próprios acionista.
2.2 GESTÃO OU ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGIA
A gestão ou administração estratégica tem como base os recursos humanos. Na definição de Oliveira (2003, p. 29) é o “modelo do futuro que estruturada, sistêmica e intuitiva consolida um conjunto de princípios, normas e funções para alavancar o processo de planejamento da situação futura desejada como um todo, controle dos fatores ambientais, da organização e direção dos recursos empresariais[...]”.
Para as empresas na gestão estratégica o objetivo da empresa é o desempenho organizacional, ou seja, melhorar este processo e desenvolver a vantagem competitiva no mercado. Não basta administrar estrategicamente os recursos humanos. É preciso de acordo com Chiavenato (2009, p. 124) que as “políticas de recursos humanos referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros, e, por intermédio deles, atingir os objetivos organizacionais”, haja vista que possibilitam alcançar os objetivos e metas organizacionais.
Os recursos humanos de uma empresa representam o seu capital humano e com as mudanças no mercado e nas relações de trabalho, se tornaram o principal ativo das organizações. O reconhecimento e a valorização da mão de obra é um dos fatores que levam as empresas a buscar um modelo de gestão que possibilite o desenvolvimento e execução das atividades com eficiência e eficácia (CHIAVENATO, 2009). 
A Figura 1 ilustra os cinco momentos essenciais da gestão estratégica.
Figura 1 – Cinco momentos da gestão estratégia
Fonte: Wordpress (2016)
A gestão estratégica busca somar esforços e criar um bom ambiente de trabalho e seus objetivos visam fortalecer a organização e torná-la capacitada e em condições de responder à competição do mercado. Importantes para a empresa, a administração e a administração estratégica de recursos humanos além de envolver o planejamento, o recrutamento e a seleção, tem como estratégias de desenvolvimento a avaliação de desempenho, treinamento, o desenvolvimento, a relação organização/empregado, as recompensas e a remuneração tradicional e estratégica (MARRAS, 2011).Na perspectiva dos recursos humanos, administração estratégica tem como foco a competência, e na definição de Leme (2005, p. 21) é “o conjunto de conhecimento, habilidade e atitude, ou CHA” onde cada letra apresenta características distintas:
- Conhecimento é o saber, é o que aprendemos nas escolas, universidades, livros, trabalho, na escola da vida;
-Habilidade é o saber fazer, é tudo o que utilizamos dos nossos conhecimentos no dia-a-dia;
- Atitude, é o que nos leva a exercitar nossa habilidade de um determinado conhecimento, pois ela é o querer fazer.
As todas as organizações possuem em disponibilidade as novidades que surgem e/ou são construídas mundialmente. Hoje, o diferencial das empresas não se encontra mais nas máquinas e equipamentos utilizados no processo produtivo, mas sim no conhecimento coletivo dos seus funcionários.
2.3 GESTÃO ESTRATÉGICA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Independente de qual seja a definição ou conceito, a estratégia envolve alguns elementos fundamentais a uma empresa tais como missão, objetivos, competitividade, desempenho, posicionamento e adequação organizacional, entre outros. Nesse contexto, Porter (1999, p.47) faz uma observação interessante: “eficácia operacional não é estratégia” e aponta as diferenças existentes, como descrito no Quadro 1.
	Eficácia operacional
	Capacidade de desempenhar atividades melhor do que os concorrentes (competidores); está associada à eficiência produtiva e diz respeito a práticas que a empresa adota para melhor utilizar os insumos oferta, reduzir o índice de defeitos ou período de entrega dos produtos. Aumentar a eficácia operacional pode resultar de melhorias distintas, como por exemplo, motivação do empregado, redução do desperdício e a utilização de máquinas e equipamentos mais eficientes.
	Estratégia
	Significa escolher, de forma deliberada, um conjunto diferente de atividades para proporcionar um mix único de valores. A estratégia se alicerça na exclusividade das atividades e tem como lema ser diferente e essa diferença se expressa nas atividades que a empresa realiza e as quais as consequências do seu posicionamento estratégico.
Quadro 1 – Diferença entre eficácia operacional e estratégia
Fonte: Porter (2999, p.47)
Em se tratando da natureza e determinantes da diferença estratégica, ou seja, a forma como o posicionamento estratégico expõe essas diferenças, Porter (1999, p.56) identifica três fontes do posicionamento estratégico que não são mutuamente excludentes com base “na produção de um subconjunto ou de uma variedade dos produtos ou serviço de uma indústria; nas necessidades específicas de um segmento dos consumidores; no acesso dos consumidores aos produtos”.
Para o desempenho organizacional partindo da gestão estratégica, além dos recursos humanos há outro fator importante: o planejamento estratégico. Dentro do planejamento estratégico, a estratégia é a etapa final e um dos momentos mais importantes do processo, afinal implica em mudança organizacional. Assim, as estratégias devem ser bem definidas no sentido de implementar as ações de modo a alcançar os resultados e metas definidas OLIVEIRA, 2005).
O conceito de planejamento estratégico formulado por Oliveira (2005, p.147) afirma se tratar de um “processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora”.
O planejamento estratégico é uma ferramenta que para ser implementada obedece a seis processos, como aponta Chiavenato (2009, p.178), ou seja, “definir os objetivos; verificar a situação atual em relação aos objetivos; desenvolver premissas quanto às condições futuras; analisar as alternativas de ação; escolher a melhor alternativa; implementar o plano e avaliar os resultados”.
Em síntese o planejamento estratégico é uma forma de a empresa organizar as suas tarefas principais e encaminhá-las com objetividade, PRIVATE "TYPE=PICT;ALT=bullet"��PRIVATE "TYPE=PICT;ALT=bullet"exequibilidade, PRIVATE "TYPE=PICT;ALT=bullet"precisão, PRIVATE "TYPE=PICT;ALT=bullet"INCLUDEPICTURE "../Configurações%20locais/Configurações%20locais/Temporary%20Internet%20Files/Content.IE5/_themes/c-pia-de-arenito1/astonbu1.gif" \* MERGEFORMAT \d"��unidade, flexibilidade, PRIVATE "TYPE=PICT;ALT=bullet"síntese e especificidade. O objetivo é aspecto básico do planejamento estratégico para a conquista das metas estabelecidas e segundo Oliveira (2005, p.64), através do planejamento estratégico a espera: 
- Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes (ponto forte é a diferenciação que proporciona vantagem operacional no ambiente empresarial);
- Conhecer e eliminar ou adequar seus pontos fracos (o ponto fraco é a situação inadequada que proporciona desvantagem operacional no mercado);
- Conhecer e usufruir as oportunidades externas (oportunidade é a força ambiental incontrolável pela empresa que pode favorecer sua ação estratégica desde que conhecida e aproveitada enquanto durar);
- Conhecer e evitar as ameaças externas (ameaça é a força ambiental incontrolável pela empresa que cria obstáculos a sua ação estratégica, mas que não pode ser evitada se conhecida em tempo hábil);
- Ter efetivo plano de trabalho estabelecendo as premissas básicas, expectativas de situações, os caminhos para alcançar os objetivos e o quê, como, quando, por quem, para quem, por que e onde realizar os planos de ação e como e onde alocar recursos.
A administração estratégica busca somar esforços e criar um bom ambiente de trabalho, tendo como objetivo de fortalecer a organização e torná-la melhor capacitada e em condições de responder à competição do mercado.
3 CONCLUSÃO
Este paper discutiu a relação gestão estratégica e desempenho organizacional. Assim como o trabalhador, as empresas também são dotadas de necessidades de readequação ao mercado e replanejamento de suas estratégias. 
Um fator importante, na gestão estratégica voltada para o desempenho organizacional é saber como gerir as situações internas e operacionais com a visão direcionada para o mercado, clientes, fornecedores, constituidores. A gestão organizacional e de recursos humanos caminham do nível operacional para o nível mais estratégico, no qual a construção da vantagem competitiva e exploração das habilidades e competências constituem um importante diferencial para a empresa em seu segmento de mercado.
cada vez mais, o modelo de gestão administrativo ganha e assume maior importância nas organizações, levando em conta as mudanças nas relações, no mercado e na competitividade acirrada que leva a perceber que a gestão e o planejamento estratégico aprimoram e/ou dão um novo foco administrativo que impulsiona o desempenho organizacional. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAVALCANTI, M. (org.). Gestão estratégica de negócios: evolução, cenários, diagnóstico e ação. 2 ed. ver. ampl. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
CHIAVENATO, Idalberto. O capital humano das organizações.9 d. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LEME, R. Aplicação prática de gestão de pessoas por competências, mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico.14 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
MINTZBERG, H.; A.; Bruce; LAMPEL, J.. Safári de estratégia. 2 ed. São Paulo: Bookman, 2003.
OLIVEIRA, D.P.R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 22 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
PORTER, M. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999
OLIVEIRA, A. de. Gestão de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2003.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes