Desafios Contemporaneos Atividade 2
9 pág.

Desafios Contemporaneos Atividade 2


DisciplinaDesafios Contemporâneos1.218 materiais3.334 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Pergunta 1 
0,2 em 0,2 pontos
	  
	
	
	Analise o seguinte texto.
\u201cObservamos mudanças cotidianas e grande investimento de recursos em estratégias de segurança. Mesmo os entrevistados que inicialmente afirmavam que jamais iriam aderir à fortificação de suas residências, acabaram por gradear seu patrimônio após experiência de roubo em bairro residencial onde até então predominava o modelo \u2018casa-jardim\u2019 sem cercas\u201d.
ROCHA, A.; L. C.; ECKERT, C. Antropologia da e na cidade: interpretações sobre a forma de vida urbana. Porto Alegre: Marcavisual, 2013, p. 109.
O trecho destacado nos remonta aos __________________ que podem ser identificados nas cidades modernas e que constituem o fenômeno da ________________________. A prática de gradear patrimônios corresponde a uma necessidade de ____________________ que deveria ser garantida pelo Estado.
Assinale a alternativa que contém as palavras mais adequadas para completar o parágrafo acima. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
Muros visíveis; segregação socioespacial; segurança.
	Resposta Correta: 
	e. 
Muros visíveis; segregação socioespacial; segurança.
	Feedback da resposta: 
	A resposta está correta. A fortificação de residências é um dos exemplos de \u201cmuros visíveis\u201d que são construídos nas cidades modernas, demarcando o fenômeno de segregação socioespacial, em que alguns têm acesso publicamente ou contratam serviços privados para garantirem estrutura adequada e bem-estar; suprindo a necessidade de segurança que deveria ser garantida pelo Estado, posto que é um direito constitucional.
	
	
	
Pergunta 2 
0,2 em 0,2 pontos
	  
	
	
	Para ficarmos apenas em alguns exemplos das limitações da cidadania no Brasil, leia os trechos apresentados a seguir:
\u201c(...) africanos e indígenas foram escravizados durante pelo menos três séculos, tendo a escravidão abolida apenas um antes da Proclamação da República (...)\u201d.
\u201c(...) no Brasil, apenas em 1934 foi permitido às mulheres votar e somente com a Constituição de 1988 os analfabetos conquistaram este direito (...)\u201d.
Considerando estes e outros exemplos, marque a alternativa correta que sintetize os motivos pelos quais, no Brasil, os direitos sociais apresentam-se tardiamente em relação à cidadania de outros países, sobretudo europeus.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
Diferentemente de outros países, no Brasil, as transformações foram sempre o resultado de adaptações das próprias elites. A participação popular sempre foi limitada pela própria forma de organização social excludente e concentradora adotada desde a colonização.
	Resposta Correta: 
	e. 
Diferentemente de outros países, no Brasil, as transformações foram sempre o resultado de adaptações das próprias elites. A participação popular sempre foi limitada pela própria forma de organização social excludente e concentradora adotada desde a colonização.
	
	
	
Pergunta 3 
0,2 em 0,2 pontos
	  
	
	
	Leia o texto a seguir.
"Em pleno inverno amazônico, entre os meses de janeiro e fevereiro, mais de 6,2 mil hectares de florestas foram destruídos para dar lugar à produção agropecuária e garimpo ilegal na Bacia do Rio Xingu. Cerca de 800 hectares foram abertos dentro de Terras Indígenas (TIs) e Unidades de Conservação (UCs) (...). Essas áreas protegidas formam o Corredor Xingu de Diversidade Socioambiental e são fundamentais para a proteção das florestas e dos territórios tradicionalmente ocupados. O desmatamento fora dessas áreas também impressiona: foram mais de 5 mil hectares em regiões muito próximas aos limites do Corredor.\u201d
HARARI, I. Desmatamento no Xingu avança mesmo debaixo de chuva. Instituto Socioambiental. São Paulo, 20 mar. 2018, Blog do Xingu. Disponível em: <https://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-xingu/desmatamento-no-xingu-avanca-mesmo-debaixo-de-chuva>. Acesso em: 21/03/2018.
O trecho da reportagem acima salienta o desmatamento, uma das intervenções humanas que provoca catástrofes e conflitos ambientais.
Com base no texto e nos conhecimentos aprendidos, relacione as duas colunas:
	1. Trabalho
	( ) Inundações, enchentes e deslizamentos
	2. Meio ambiente
	( ) Equilíbrio entre os capitais econômicos, sociais e ambientais
	3. Catástrofes ambientais
	 ( ) Transformação da natureza para suprir necessidades humanas
	4. Desenvolvimento sustentável
	( ) Constituído pelos elementos vegetais e animais, inclusive os seres humanos
Agora, assinale a alternativa que mostra a correlação correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
3, 4, 1, 2.
	Resposta Correta: 
	a. 
3, 4, 1, 2.
	Feedback da resposta: 
	Você acertou! Os humanos se utilizam do trabalho para transformar a natureza e suprir necessidades. O meio ambiente é formado pelos animais e vegetais e também pelos homens. As enchentes, inundações e deslizamentos são catástrofes ambientais que podem ser reduzidas com o desenvolvimento sustentável, que busca equilibrar os capitais econômicos, ambientais e sociais.
	
	
	
Pergunta 4 
0,2 em 0,2 pontos
	  
	
	
	No material referencial, uma parte importante da argumentação é dedicada ao debate atribuídos aos diferentes sexos na sociedade, bem como o comportamento que se espera de homens e mulheres, em função da ideia do que vem a ser papel de cada um dos sexos. Considerando seus conhecimentos sobre o tema, leia as sentenças a seguir:
I \u2013 O pensamento predominante sobre o papel de homens e mulheres parte do suposto de que cabe aos homens as tarefas públicas, enquanto cabe às mulheres aquelas tarefas e funções privadas, associadas ao cuidado e reprodução (da casa, dos filhos, do cuidado com familiares, etc.).
II \u2013 Somos ensinados a pensar que nascer com pênis pressupõe uma adotar um conjunto de comportamentos associados à uma ideia do que é ser masculino. Do mesmo modo, nascer com vagina, pressupõe adotar uma série de convenções e preceitos. O problema é que em grande parte das situações, esses pressupostos são expectativas difíceis, e até impossíveis, de serem alcançados. Essa associação, atualmente, tem sido fortemente desafiada por inúmeros formatos de famílias, de masculinidade e de feminilidade. 
III \u2013 Em relação às mulheres, foi justamente durante as revoluções democráticas e liberais, que passaram a gozar de direitos, se equilibrando, mesmo que timidamente, com prerrogativas e direitos masculinos já bastante consolidados.
Marque a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
As três alternativas estão corretas.
	Resposta Correta: 
	d. 
As três alternativas estão corretas.
	
	
	
Pergunta 5 
0,2 em 0,2 pontos
	  
	
	
	Leia o trecho a seguir:
\u201cEntão, desde a noção de cidadania que apenas abarcava homens abastados em Roma e Grécia, passando por quase nenhuma incidência no período feudal, é na modernidade, principalmente com a elaboração da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América (1776) e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), elaborada na França, que a cidadania, na forma como é pensada e vivenciada por nós atualmente, foi inaugurada\u201d.
(Luisa Maria Silva Dantas. Desafios Contemporâneos. Capítulo 1: somos todos cidadãos? Laureate Brasil, 2017).
A partir das discussões fomentadas nestas duas primeiras unidades, marque a alternativa que melhor traduz os principais fatores que concorreram para a emergência da noção de cidadania tal qual hoje a conhecemos?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
A emergência da burguesia enquanto classe social, que esgarçava velhas relações onde a igreja e a aristocracia rural eram dominantes; somada ao crescimento do individualismo enquanto ideologia dominante, resultante, em parte, do Iluminismo e da Reforma Protestante; dentro também de um contexto de Revolução Industrial, luta dos trabalhadores e demais grupos sociais minoritários por direitos sociais e políticos.
	Resposta Correta: 
	c. 
A emergência