Buscar

ATIVIDADE DIAGNOSTICA 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)De acordo com Malina et al (2009) a atividade física é a expressão de um comportamento humano determinado por influências do contexto sociocultural no qual o indivíduo é criado, como também por inúmeros fatores relacionados ao próprio indivíduo e ao ambiente em seu entorno, possui importantes implicações biológicas e é considerado um fator ambiental com influencia favorável sobre o crescimento e o desenvolvimento.
A importância da atividade física regular para a saúde e qualidade de vida do ser humano tem sido discutida com maior relevância nos tempos atuais, pois: 
Alternativas:
a)Os efeitos biológicos da atividade física vão desde melhoras antropométricas, como por exemplo, melhora cardiorrespiratória, até alterações morfológicas favoráveis, como por exemplo, diminuição de massa gorda na composição corporal.
b)A prevalência da inatividade ou sedentarismo na sociedade desperta preocupação uma vez que é considerada como fator de risco para inúmeras doenças crônicas.CORRETA
c)Capacidade física é o estado ou condição que permite realizar esforços físicos ou atividades físicas sem fadiga excessiva e a atividade física é capaz de melhorar a capacidade física de um indivíduo.
d)O movimento faz parte da vida do ser humano desde sua concepção embrionária, é a primeira manifestação de vida do homem e exerce uma grande influência sobre o comportamento humano de forma complexa.
e)Durante o período da infância até o final da adolescência passamos por inúmeras transformações tanto físicas, como também psicológicas, afetivas e sociais.
2)O princípio da ____________refere-se a capacidade do organismo em gerar alterações estruturais e funcionais frente a um estímulo externo como um mecanismo compensatória para reestabelecer a homeostase quebrada. A ____________ determina que nenhum indivíduo é igual a outro e consequentemente cada um apresentará respostas individualizadas às atividades propostas. O princípio da ____________ explica que cada atividade gera uma adaptação específica no organismo. O princípio da ____________ considera que para que haja uma alteração na homeostase do organismo é necessário ultrapassar uma determinada intensidade para, então, gerar uma resposta adaptativa. A ____________ pauta-se na necessidade de variar os estímulos oferecidos para proporcionar um desenvolvimento variado e global e permitir a diversas melhoras adaptativas possíveis com as diversas atividades físicas. O princípio da ____________ explica que os efeitos adaptativos adquiridos com a prática de atividade física são mantidos somente com a prática regular. Uma vez que a prática é interrompida inicia-se o processo de perda das adaptações. 
Complete as lacunas e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)adaptação; individualidade biológica; especificidade; sobrecarga; variabilidade; continuidade e reversibilidade.CORRETA
b)individualidade biológica; sobrecarga; adaptação; continuidade e reversibilidade; especificidade; variabilidade.
c)continuidade e reversibilidade; Adaptação; especificidade; sobrecarga; individualidade biológica; variabilidade.
d) especificidade; individualidade biológica; adaptação; variabilidade; sobrecarga; continuidade e reversibilidade.
e)variabilidade; especificidade;  individualidade biológica; sobrecarga; adaptação; continuidade e reversibilidade.
3)A motricidade humana representa a interação de diversas funções motoras, como por exemplo, a perceptivomotora, neuromotora, psicomotora, e assim por diante. Em nosso dia a dia gastamos boa parte do tempo movimentando-nos: levantamos da cama, nos deslocamos ao nosso trabalho, estudo, supermercado ou qualquer outro compromisso, comemos, dirigimos e desempenhamos inúmeras atividades as quais exigem diferentes habilidades de movimento base. Aprender o máximo de habilidades motoras possíveis ao longo de nossas vidas amplia as possibilidades de interação com outros indivíduo e com o ambiente à nossa volta.  
Assinale a alternativa que apresente a correta definição de aprendizagem motora.
Alternativas:
a)Processos de mudanças físicas e fisiológicas na estrutura do organismo e no funcionamento neuromuscular que resultam na execução de movimentos.
b)Conjunto de mecanismos de ação de estruturas neurais responsáveis pelos mecanismos e processos que coordenam e regulam os movimentos.
c)Conjunto de processos associados com a experiência, levando a mudanças relativamente permanentes na capacidade de executar habilidades motoras. CORRETA
d)Processo contínuo de modificações pelo qual adquirimos padrões de movimento e habilidades motoras que definirão o comportamento motor nas diversas fases da vida.
e)Define qualquer alteração real da posição de qualquer parte de nosso corpo que surge como resultado de processos motores subjacentes.
4)A Pedagogia do Esporte, ciência que investiga a teoria e prática da organização, sistematização, aplicação e avaliação de procedimentos pedagógicos de ensino esportivo, é uma área de pesquisa que tem se preocupado em tentar responder as questões envolvidas na temática do esporte e infância.
O esporte é um fenômeno...
Assinale a alternativa que complete corretamente a frase acima.
Alternativas:
a)Sociocultural, multifacetado, direito de todo cidadão, dotado de um importante potencial educador, passível de inúmeros significados, capaz de manifestar-se em diversos cenários para distintos personagens, e presente em todas as fases da vida, desde a infância até a idade adulta mais avançada.CORRETA
b)Que direciona uma prática regular, sistematizada, direcionada e especializada para a especificidade esportiva com o objetivo de desenvolver um nível de desempenho esportivo, que sofre influencia de fatores como relação treinador-atleta, controle alimentar, envolvimento dos pais e fatores psicossociais.
c)Que está relacionado com o controle de ações segmentares, influenciadas pela coordenação visual-manual e visual-pedal, a qual desenvolve-se com base na percepção, organização e representação espaço- temporal que possibilita um aumento progressivo da dominância lateral e do controlo dos movimentos manipulativos.
d)Complexo, carregado de sensibilidade, que não permite, a priori, a fixação de uma gênese, pois contempla uma série de unidades coexistentes que se inter-relacionam e desencadeiam uma quantidade generosa de implicações que interferem no processo de desenvolvimento humano da criança esportista.
e)Que consiste em um programa de treinamento planificado a longo prazo, estruturado em distintas fases com objetivos específicos para cada, tendo como meta final a formação gradual de atletas de alto-rendimento, , considerando a adequação dos estímulos oferecidos à idade biológica dos mesmos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes