Buscar

Sanções Disciplinares e Desagravo Público na Advocacia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01 - Conceitue as sanções disciplinares previstas no Estatuto do Advogado.
02 - Discorra sobre o desagravo público e sua relevância para o exercício do profissional.
01
As sanções disciplinares estão previstas no artigo 35 do Estatuto do Advogado, são censura, suspensão, exclusão e multa.
	A censura é aplicável quando o advogado comete as infrações definidas nos incisos I a XVI e XXIX e violação a preceito do código de etica e disciplina. Quando ocorre a censura, esta pode ser convertida em advertência sem registro nos assentamentos do inscrito, mas isso quando houver circunstância atenuante. É expresso no art. 36 do Estatuto do Advogado.
	A suspensão que é uma pena um pouco mais grave diante da censura, é aplicável quando o advogado praticar as infrações descritas nos incisos XVII a XXV do art. 34 ou é reincidente. Quando ocorrer a suspensão, o advogado ficará interditado de exercer a profissão em todo o território nacional pelo prazo de 30 dias a 12 meses. Caso o advogado incidir em erros reiterados que evidenciam inépcia profissional, a suspensão perdura até que preste novas provas de habilitação.
	Exclusão é a pena mais grave de todas as sanções, ocorre quando o advogado pratica as infrações definidas nos incisos XXVI a XXVIII do art. 33 ou se já foi aplicada a suspensão po três vezes. Ocorrendo essas práticas o advogado será excluído dos quadros da OAB. Para ocorrer esta sanção é necessário ainda a manifestação favorável de dois terços dos membros do Conselho Seccional competente. A exclusão está expressa no art. 38 da Lei 8.906/94.
	A multa é uma sanção que nunca tem sua aplicação sozinha e será variável entreo minimo correspondente a uma anualidade e o máximo de seu decuplo, está expresso no art. 39 do Estatuto do Advogado.
02
No caso de ofensa a inscrito na OAB, no exercício da profissão ou de cargo ou de função de órgão da OAB, o Conselho competente deve promover o desagravo público do ofendido, sem prejuízo da responsabilidade criminal em que incorrer o infrator. Destaca-se que o desagravo é um ato feito em favor da classe advocatícia e, portanto, não se faz o necessária a aceitação desta sessão por parte do advogado desagravado, até porque este não pode dispor deste direito. Assim, para que haja um desagravo basta que a OAB tenha conhecimento desta violação do direito, sem precisar da concordância do causídico. Está expresso no art. 7º, XVII do Estatuto do Advogado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes