Buscar

Aula 03 - O Projeto Monográfico

Prévia do material em texto

Pesquisa e Prática em Educação V
Aula 3 – O Projeto Monográfico
Objetivos da aula: 1. Analisar as diferentes dimensões envolvidas na elaboração da monografia; 
2. Reconhecer as características, os objetivos e as etapas de elaboração da monografia; 
3. Identificar os principais elementos constitutivos que caracterizam um projeto de monografia.
Toda a monografia é “um estudo sobre um tema específico... que obedece rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade mas também em todos os seus ângulos e aspectos...”. Dessa forma, as monografias são, em alguma medida, resultado de investigação científica. As monografias podem ter caráter apenas teórico ou teórico-empírico. Elas envolvem também um certo estilo textual e uma formatação própria, segundo as normas da ABNT. Embora as monografias como trabalho científico-acadêmico respeitem algumas regras gerais para a sua elaboração, em cada instituição onde elas são desenvolvidas há uma cultura e certos padrões e princípios institucionais que devem ser considerados em sua realização. Às vezes, em uma mesma instituição, consideradas as especificidades de diferentes cursos ela ganha “formas” próprias nos diferentes cursos.
No curso de Pedagogia da UNESA, a construção da monografia admite algumas características próprias que é importante você conhecer. Por exemplo, embora não seja obrigatório, defendemos que os alunos desenvolvam monografias teórico-empíricas. Embora as monografias teóricas já permitam o exercício de releitura das teorias/autores estudados, o aprofundamento da abordagem de temas/assuntos específicos e o desenvolvimento de elaboração própria são fundamentais. As monografias teórico-empíricas permitem uma aproximação mais criteriosa com o campo de trabalho, exigindo uma articulação entre a teoria e os dados empíricos, que muito frequentemente provoca uma rica e significativa reflexão sobre as questões relativas à prática pedagógica. Estudos têm mostrado que esse tipo de monografia/atividade de pesquisa permite aos alunos reconhecer o valor das teorias estudadas e rever a prática a partir delas.
Do ponto de vista de formatação, os trabalhos científicos em geral _ e as monografias não fogem à regra: são constituídos de três partes: pré-texto, texto e pós-texto. No pré-texto estão informações institucionais; no texto, o conteúdo do trabalho propriamente dito; no pós-texto, as referências, apêndices e anexos. Os textos dos trabalhos, do ponto de vista de conteúdo, obedecem a uma mesma estrutura: introdução, desenvolvimento e considerações finais. Na introdução é feita a apresentação, contextualização e problematização do objeto de estudo, indicando sua relevância e a metodologia aplicada à sua investigação. O desenvolvimento é dividido em capítulos onde encontram-se os fundamentos teóricos e quando as monografias são teórico-empíricas, a apresentação e análise dos dados empíricos. Nas considerações finais, finalmente, se apresentam as conclusões do estudo e projeções para novos estudos ou desdobramentos práticos.
Em nosso curso, progressivamente, a partir de agora, você vai fazer a sua monografia. Assim, em PPE V você vai desenvolver seu primeiro plano de estudos ao elaborar seu projeto monográfico (1ª etapa), em PPE VI, fará a revisão teórica e em PPE VII, o trabalho de campo (2ª etapa). Em cada etapa, além dos estudos teóricos ou de campo, você vai elaborando o seu texto monográfico, de modo que em PPE VIII (3ª etapa) será necessário apenas finalizar a redação do texto e apresentá-lo à banca. 
Você já deve estar com a cabeça cheia de ideias e dúvidas... Isso é muito bom! Indica que você está motivado/a e que já tem algumas atitudes necessárias para essa nova jornada. Você já tem a CURIOSIDADE que nos conduz a uma atitude investigativa. De agora em diante, vamos trabalhar juntos outras competências necessárias ao desenvolvimento do trabalho monográfico. Atitude investigativa... Competência técnica... Observação criteriosa... Leitura e estudo... Reflexão... Pensamento Crítico... Planejamento e organização de estudo... Comportamento ético... Sensibilidade, criatividade... Embasamento teórico... Exercício de redação... Abertura ao diálogo...
Como toda ação rigorosa que a ciência pede, a pesquisa monográfica deve ser precedida de um planejamento cuidadoso. O planejamento materializa-se em um PROJETO MONOGRÁFICO. 
“O projeto funciona como uma visão antecipada, um planejamento dos passos que serão dados pela pesquisa”. (MARCONI; LAKATOS). A elaboração do projeto permite definir a escolha do tema, delimitar o objeto/problema de estudo, prever os autores/teorias que devem fundamentar o trabalho, a metodologia a ser usada... Ele leva o estudante a fazer alguns estudos e formulações preliminares sobre sua monografia, a organizar o seu estudo e disciplinar a sua atividade.
O Projeto Monográfico
Antes de iniciarmos o desenvolvimento de nossas atividades na elaboração do projeto, é preciso que você tenha uma visão geral dos elementos que constituem o projeto monográfico. Assim como em outros trabalhos, o projeto tem elementos de pré-texto, texto e pós-texto.
Elementos Pré-texto
- Capa - Página de rosto - Resumo (apresentação concisa dos pontos relevantes do projeto) 
- Sumário.
Elementos do Texto
- Apresentação do tema (contextualização do objeto na realidade e no campo de conhecimento).
- Definição do problema (delimitação do objeto).
- Questões norteadoras (problematização do objeto).
- Justificativa (relevância e contribuições da pesquisa).
- Objetivos (o que se pretende com a pesquisa).
- Procedimentos metodológicos (definição do tipo de pesquisa, instrumentos de coleta e análise de dados).
- Cronograma (discriminação das etapas do trabalho através do tempo).
- Fundamentação teórica (conceituações, apresentação de teorias e autores que fundamentam a pesquisa). 
Elementos de Pós-texto
 - Referências.
Apresentação do tema 
O texto do projeto deve ser iniciado com a apresentação do tema da pesquisa. Deve-se procurar contextualizar/situar o tema da pesquisa na realidade educacional e no campo de conhecimento onde se insere. A apresentação deve ser iniciada por um panorama geral e progressivamente focar o objeto de estudo. É importante mostrar diferentes ângulos da questão, pois é o confronto de diferentes perspectivas que vai permitir a sua problematização. 
Definição do problema 
 A problematização do tema deve levar a definição de um problema de estudo/investigação. Um tipo de inquietação, pergunta que vamos procurar responder através da pesquisa monográfica. A definição do problema deve ser iniciada com a exposição da inquietação, dúvida teórica ou da dificuldade prática que fomentou a busca pela compreensão do fenômeno, além de culminar com a formulação de uma pergunta central que irá orientar todo o estudo.
Questões norteadoras
Deve apresentar uma sequência de questões que problematizam, decompõem o objeto, demonstrando uma abordagem analítica e consistente do problema da pesquisa. Deve indicar as variáveis, os elementos, os processos, as relações que o pesquisador pretende tomar no estudo do fenômeno.
Justificativa
Toda pesquisa científica, embora guarde grande relação com a experiência singular do pesquisador, tem um compromisso social. A ciência está voltada para o enfrentamento de problemas humanos e não apenas para atender a curiosidades ou caprichos pessoais. Assim, todo projeto de pesquisa deve justificar a importância do estudo, ou seja, indicar a relevância social do tema/problema e apresentar as contribuições da pesquisa. A JUSTIFICATIVA deve ser iniciada por uma exposição de dados, situações, que demonstrem a gravidade e/ou a magnitude da problemática social onde se insere o tema/problema da pesquisa, seguida da defesa das contribuições que a compreensão do problema proposto tem a dar para o estado atual da ciência e para solução/ encaminhamento da problemática apresentada.
ObjetivosUma decorrência da delimitação do objeto e da discriminação de questões de estudo, assim como da exposição de justificativa para o estudo é a definição de certos objetivos que o pesquisador/estudante tem com sua investigação. Deve-se lembrar que, embora qualquer atividade acadêmica tenha finalidade educativa  (esteja voltada para a formação profissional do estudante), os objetivos de uma pesquisa científica não devem estar restringidos a essa experiência formativa. Toda a pesquisa científica e a monografia, como já indicado, tem finalidade social. Assim, os objetivos da pesquisa monográfica devem reportar-se a esse nível maior de contribuição. A iniciação científica do estudante passa, inclusive, por isso: para ele/ela perceber que sua pesquisa faz parte dos trabalhos que uma comunidade de estudiosos e pesquisadores fazem para poder compreender e resolver os problemas da educação. Assim, os objetivos devem estar voltados para a compreensão do objeto e as contribuições da pesquisa. De acordo com a abrangência dos objetivos, eles podem ser gerais ou específicos. No primeiro caso, indicam a compreensão mais ampla do problema e, no segundo, procuram descrever aspectos mais específicos que se supõem merecerem uma verificação científica. Devem ser iniciados por verbos no infinitivo como analisar, investigar, descrever, pesquisar, verificar, identificar etc.
Procedimentos Metodológicos
	Mas, não basta indicar claramente o que se quer pesquisar. O projeto deve incluir também a descrição dos procedimentos intelectuais e técnicos da pesquisa. Deve explicar como, quando, onde e com quem se realizará a pesquisa. Deve indicar o tipo de pesquisa que se pretende desenvolver. Podemos classificar as pesquisas quanto ao objeto de estudo, quanto à abordagem e quanto aos procedimentos/desenhos metodológicos. Quanto ao objeto: exploratória, teórica ou empírica; Quanto a abordagem: qualitativa ou quantitativa; Quanto aos procedimentos: bibliográfica, documental, estudo de caso, levantamento, experimental, ex-post-fato, etnográfica, pesquisa-ação etc. 
É preciso também especificar como se realizará o trabalho de campo. Quais serão os critérios para escolha da instituição/dos participantes, as etapas de trabalho, os instrumentos de coleta de dados etc. 
- Escolha da instituição/participantes: escola, empresa, ONGs, professores, alunos, funcionários, pais etc.
- Etapas de trabalho: contatos, elaboração e pré-teste de instrumentos, aplicação de instrumentos etc.
- Instrumentos de coleta de dados: entrevista (individual, em grupo/grupo focal, estruturada, não estruturada, semiestruturada), observação (participante, não participante), questionário/formulário, análise de documentos etc.
E, finalmente, descrever também os procedimentos de análise de dados: 
- Categorização
- Análise de conteúdo/discurso
- Tratamento estatístico etc.
 
Toda a metodologia da pesquisa deve estar em consonância com o tipo de abordagem que se pretende dar ao objeto. 
Cronograma
 Ao final, o pesquisador/aluno deverá fazer um planejamento das atividades ao longo do tempo que dispõe para a pesquisa. O cronograma é uma excelente ferramenta para controlar o tempo de trabalho e o ritmo de produção. A forma mais fácil de organizar um cronograma é sob a forma de uma tabela.
 
Fundamentação Teórica
Uma das atividades que o pesquisador/estudante realiza para poder amadurecer suas ideias acerca do seu objeto de estudo é uma pesquisa exploratória. Nessa pesquisa ele vai conversar com professores/pesquisadores experientes no campo temático de seu interesse buscando discutir e ter indicações sobre teorias e autores que possam ajudá-lo a dar mais consistência às suas reflexões e a precisar melhor os conceitos básicos envolvidos no seu estudo. Esse movimento envolve um levantamento de bibliografia, teorias, autores pertinentes e uma primeira leitura - aproximação a suas contribuições para a pesquisa. No projeto, o pesquisador/estudante deve apresentar, na forma de um texto preliminar, algumas conceituações e referencias teóricas que são referência para a sua pesquisa.
Parece complicado, não é?! Muitos elementos, coisas para pensar e definir... Não se preocupe! Você irá desenvolver o projeto em etapas e terá o tempo necessário para amadurecer as suas ideias... Além disso, vamos acompanhar e orientá-lo ao longo de todo esse processo. Através dos fóruns temáticos, você poderá dialogar com seus colegas e professor on-line acerca de suas dúvidas. Nosso propósito com a aula de hoje era o de que você pudesse ter uma visão do todo, mas cada etapa será revista ao longo da disciplina.
Síntese da aula: 
- Conheceu as características, os objetivos e as etapas que compõem uma monografia;
 - Analisou as dimensões de um projeto de monografia;
 - Identificou os elementos constitutivos dos projetos de monografia

Outros materiais