Buscar

Aulas online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Analise textual
 
Em vários momentos de nossa vida pessoal, profissional e acadêmica nos deparamos com a necessidade de adequar a forma como falamos e escrevemos, visto que nos comunicamos de formas diferentes, de acordo com o meio em que estamos. 
Com o estudo da disciplina Análise Textual enxergamos a importância dos estudos linguísticos para nosso dia a dia, evitando que cometamos equívocos na hora de nos comunicarmos e entendermos as outras pessoas, melhorando nossa comunicação tanto nos momentos formais quanto nos mais informais.
 
Bibliografia
 
ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela. Gramática ― Texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Editora Moderna, 2006.
ABAURRE, Maria Bernadete. Produção de texto ― Interlocução e gêneros. São Paulo: Editora Moderna, 2007.
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Publifolha Houaiss, 2008.
Aula 3: Textualidade - Coesão Sequencial. Articulações Sintáticas e Relações Semânticas
Nesta aula, vamos reconhecer os processos que constituem um texto e identificar as relações sintático-semânticas em vários segmentos do texto.
Vamos tratar de textualidade, que chamamos também de tessitura do texto, e analisaremos a sua organização, que propicia as conexões e a coerência.
Aula 4: Tipos de Coerência - Fatores de Coerência
Nesta aula, reconheceremos os tipos de articulação semântica para a construção das mensagens. E veremos que a coesão e coerência são aspectos fundamentais de constituição do texto.
Assim, poderemos aprofundar o nosso conhecimento sobre as relações estabelecidas entre os segmentos do texto, identificando repetições ou substituições que contribuam para a elegância, clareza e compressão.
Aula 5: Tipologia Textual e Gêneros Textuais – Parte 1
Nesta aula, vamos reconhecer as diferentes organizações discursivas em diversos tipos de texto e suas características. Por meio dessa análise, vamos perceber que é a intenção daquilo que queremos dizer que comanda o tipo do texto.
Teremos a oportunidade também de aprender a recuperar a informação do texto através de habilidades específicas.
Aula 6: Tipologia Textual – Parte 2: Narrar, Expor, Argumentar, Dissertar. Gêneros Textuais: Conto, Crônica, Petição
Nesta aula, reconheceremos as organizações discursivas em diferentes tipos de texto e identificaremos suas características. 
Analisaremos alguns contos e crônicas e outros tipos de texto com o propósito de aprendermos mais sobre a estrutura textual e vamos meditar um pouco sobre a comunicação nos dias de hoje.
Aula 7: Estrutura do Parágrafo
Nesta aula, trabalharemos a estrutura do parágrafo e sua função e vamos analisar alguns modelos.
Abordaremos também o tópico frasal e seu desenvolvimento.
Aula 8: Raciocínio Argumentativo
Nesta aula, teremos uma demonstração de compreensão leitora de raciocínio indutivo e de raciocínio dedutivo com o intuito de ampliar a capacidade de leitura e entendimento.
Logo, esta aula vai tratar da organização do raciocínio argumentativo, ou seja, do que possibilita um texto, com uma organização específica, ser reconhecido como um texto que defende uma ideia, apresenta argumentos, tenta persuadir etc.
Nesse ponto, vamos identificar também os diferentes tipos de argumento.
Aula 9: Sentidos Metafórico e Metonímico
Nesta aula, demonstraremos a compreensão leitora de raciocínio indutivo e de raciocínio dedutivo e vamos identificar diferentes tipos de argumento.
Perceberemos, por meio de análise, que, algumas vezes, nem todas as informações estão disponíveis no próprio texto. Que alguns textos não trazem mensagens tão evidentes e se tornam mais difíceis de ler. Por isso, esta aula focará nos sentidos que circulam nas entrelinhas de um texto.
Aula 10: Polissemia, Duplo Sentido e Ambiguidade
Nesta aula, identificaremos o conceito de polissemia, reconheceremos a possibilidade de duplo sentido em palavras e/ou expressões e um meio para desfazermos as ambiguidades nas informações.
Como vimos na aula 9, muitas vezes os sentidos de uma comunicação não estão necessariamente presentes no texto, pois podem exigir um acionamento do conhecimento de mundo para que possam ser interpretados. Aqui exploraremos um pouco mais tal possibilidade, especialmente no que se refere aos problemas de determinação de sentidos, bem como a polissemia exemplificada no uso de duplo sentido e nos problemas de ambiguidade.

Outros materiais