Buscar

Fórum - Por que o poder Executivo tem uma superioridade diante dos demais?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como citei, no fórum anterior, a definição do Estado, por Bobbio (1984), é de que ela possui um caráter de interferir sempre em toda e qualquer ação reivindicada, além detomar decisões a estas. Podemos dizer então que ela é monopolizadora.
E que Montesquieu, ao formular a divisão dos poderes, o fez de uma forma com que o Estado tivesse suas funções divididas e distribuídas por suas instituições, e não que o Estado em si seja divido ao todo, assim destruiria por completo até mesmo o seu caráter monopolizador. E que um poder, apesar de diferido do outro é ao mesmo tempo dependente na questão do cumprimento de sua função diante do cidadão.
Mas por que o poder Executivo tem uma superioridade diante dos demais?
É por que ela não somente administra o Estado, que é fiscalizado pelos poderes Legislativo e Judiciário, como também planeja e executa serviços básicos e obrigatórios ao cidadão (Saúde, Educação, Transporte, Segurança, etc.).
De uma forma administrativa, podemos dizer que ela possui formas distintas de gestão e suas características. São elas:
	Administração direta:
	Composta por todos os órgãos ligados diretamente ao Estado e também por autarquias públicas (gestores públicos autônomos, ou agências).
	Administração indireta:
	Composta por entidades com personalidade jurídica própria, que foram criadas para realizar atividades de Governo de forma descentralizada.
Podem ser compostas por:
	Autarquias: serviços prestados por autônomos.
	
	
	Fundação
	De direito público: cujo ato de criação é estabelecido por lei pelo Estado.
	
	
	
	De direito privado: cuja criação vem pela administração indireta para atenderem as necessidades do cidadão quando o Estado possui um cárcere de recursos para realizá-lo.
	
	
	Empresa Pública: sua personalidade é de Direito Privado, mas é uma empresa constituída, organizada e controlada pelo Poder Público.
São voltadas para a exploração de atividades econômicas ou para a prestação de serviços públicos. Elas possuem um regime jurídico determinado, pela natureza de seu objeto e de suas atividades.
	
	
	Sociedades de economia mista: possui as mesmas funções de uma empresa pública, porém parte de seu capital pode ser adquirido por particulares.
Ou seja, o poder Executivo é aquela que oferece ao cidadão os serviços públicos para que proporcione uma melhor condição de vida, desde que de forma virtuosa (ética), agindo na legalidade para que o dinheiro vindo do contribuinte (Imposto de Renda) seja retornado nestas condições. Do contrário, cabe a fiscalização dos outros dois poderes.
Camila - Turma 5 - Itapevi

Outros materiais