Buscar

FICHAMENTO RELAÇÃO DE TRABALHO E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Artur Felipe Gomes da Silva Reis
 Trabalho da disciplina Relação de Trabalho e Legislação Trabalhista
 Prof. Silvanio Azevedo da Cunha
Salvador, BA 
2018
�
Estudo de Caso de Harvard: Relação de Trabalho e Legislação Trabalhista
Karen Leary (A)
Referência: ELIAS, Jaan; HILL, Linda A. Karen Leary (A). Harvard Business School, 2010.
O estudo fala sobre a relação de Karen Leary com a empresa Merrill 
Lynch e seus consultores. Passando pela sua contratação como consultora, 
sua promoção à direto ria geral de um escritório importante até seu 
relacionamento profissional com um novo consultor que ela contratou. 
O te xto começa com o encontro de Karen com seu subordinado T ed 
Chung. O mesmo, ao demonstrar seus resultados positivos, mencionou que 
seria um dos mais importantes produtores da f ilial e que ne cessitava de um 
escritório exclusivo . Muito poucos consultores da filial de Leary tinha esse 
privilégio e ape sar de Chung aparentar se torna r brilhante no cargo, ela se 
questionava sobre como responder a esse pedido.
O caso narra a relação de Karen Leary com a empresa Merrill Lynch e seus consultores. Passando pela sua contratação como consultora, sua promoção à diretoria geral de um escritório importante até seu relacionamento profissional com um novo consultor que ela contratou. Karen teve uma trajetória profissional brilhante e a sua fala revelava a sua satisfação na área de atuação conforme declara:
“Sentia real satisfação ao trabalhar com meus clientes e quando lhes ajudava a realizarem os seus sonhos, como conseguir dinheiro para uma nova casa ou realizar os investi mentos que tornariam possível a seus filhos frequentarem uma universidade. Porém, sempre soube que queria chegar mais longe no setor”.
 
Karen possuía uma novo desafio e precisava encontrar um consultor para que pudesse explorar e gerenciar uma carteira de clientes na qual ela nunca tinha trabalhado e, muito menos possuía conhecimento mínimo sobre a cultura taiwaneses. Sendo assim, Karen realizou diversas entrevistas na seleção para o cargo e decidiu apostar em Chung, que atendia alguns requisitos na qual julgava ser primordial “Chung tinha pouco mais de 40 anos e tinha aspecto maduro, estável e responsável[...]”.
Os consultores financeiros recém-contratados participavam de um intensivo programa de treinamento com duração de quatro meses. Durante os primeiros dois meses, eram preparados par a o difícil exame de valores gerais e, no terceiro mês, aprendiam tópicos adicionais, tais como a gestão de portfólio e técnicas de vendas. Os primeiros três meses do programa aconteciam no escritório da subsidiária e Leary o considerava como um período no qual os participantes do programa podiam assimilar o funcionamento do escritório. 
Os participantes eram frequentemente convidados a participarem das vendas ou em operações. Chung estudou com afinco e obteve bons resultados em todos os testes; não obstante, Leary notara que quando outros membros do pessoal requeriam a sua ajuda, sempre escapulia e encontrava outras coisas para fazer. Além disso, Chung não gostava de atender aos pedidos de funcionários de nível hierárquico mais baixo do que o dele, e Leary alertou-o que ele estava ali para aprender e se desenvolver, sendo assim deveria se submeter.
Até que e le f echou uma 
conta milion ária para a empresa e isso deixou todos surpresos. Lea ry se 
agradou muito disso. 
Após alguns meses, Chung fechou uma conta com volume monetário expressivo para a empresa, deixando os demais colaboradores admirados. Leary ficou satisfeita com o ocorrido visto que já estava muito preocupada com a demora do novo consultor adquirir uma conta para gerenciar. Entretanto, Chung fez um pedido nada comum para um recém-contrato na empresa, solicitou um “escritório exclusivo”. Leary ficou surpreso com o pedido, pois poucos consultores da filial de tinha esse privilégio e apesar de Chung aparentar se tornar brilhante no cargo, ela se questionava sobre como responder a esse pedido.
Porém, Chung demonstrava atitudes egocêntricas, sem nenhum competência social, e, além de tudo, não possuía tempo suficiente na empresa o que poderia causar um choque em sua equipe. Ainda assim, Leary alimentava uma pequena dúvida com relação à Chung e sabia que, Chung era um produtor experiente e forte, pelo menos, naquele momento, e o mercado de Taiwan ainda tinha muito a ser explorado e desenvolvido. Acredito que naquele momento, Leary deveria indeferir o seu pedido e realizar um acompanhamento prolongado, avaliando todas as variáveis que o pudessem ajudar a decidir sobre o seu pedido. 
�

Outros materiais