Buscar

AV2 - Filosofia, Ética e Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504947046)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	É sabido historicamente que a filosofia nasceu na Grécia com uma série de personagens bastante representativos. Cite dois autores da filosofia antiga e sua importância para o desenvolvimento dela.
		
	
Resposta: Cito Aristóteles e Platão. Embora até mesmo Aristóteles não se considere o "pai da filosofia", ele é o mais lembrado até hoje quando se fala dos primeiros filósofos gregos. Ele introduziu o conceito de ética e intelectualidade, colocando-os como as duas virtudes primordiais para o ser humano. Platão, por sua vez, foi um grande discípulo de outro filósofo: Sócrates. Graças a ele, o trabalho de Sócrates foi escrito em documentos, além de seu ótimo trabalho filosófico também. Estes dois foram grandes pensadores gregos e formam com alguns outros os grandes primeiros filósofos.
	
Gabarito: Tales de Mileto, Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles, Epicuros, Estóicos etc. Bos parte destes autores além de aperfeiçoarem o método de investigação, o fizeram de forma crítica e racional.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): ales de Mileto, Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles, Epicuros, Estóicos etc. Bos parte destes autores além de aperfeiçoarem o método de investigação, o fizeram de forma crítica e racional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504993031)
	Pontos: 0,2  / 1,0
	Explique, tomando por ponto de partida nossa aula 10, o significado dos direitos humanos de segunda geração. Não se esqueça de situá-los dentro do contexto histórico em que surgiram.
		
	
Resposta: O conceito de direitos humanos a partir da segunda geração, não mais se focou na política e na quebra de paradigmas do mesmo, mas focou-se nas liberdades individuais, ao bem-estar social e o combate ao preconceito.
	
Gabarito: Se a primeira geração objetiva afirmar direitos políticos e civis individuais ¿ liberdades públicas ¿ contra abusos do Estado, a segunda geração, inspirada no valor da igualdade ¿ contraposta ao que se consideravam liberdades meramente formais dos direitos civis e políticos ¿, buscava a conquista de direitos substanciais capazes de garantir o exercício efetivo das liberdades públicas pelas classes sociais menos favorecidas. Em razão de tais direitos terem sido reconhecidos em momento histórico posterior aos que citamos como os de ¿primeira geração¿, o segundo rol de direitos viria a ser considerados pertencentes à chamada ¿segunda geração de direitos humanos¿.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Se a primeira geração objetiva afirmar direitos políticos e civis individuais ¿ liberdades públicas ¿ contra abusos do Estado, a segunda geração, inspirada no valor da igualdade ¿ contraposta ao que se consideravam liberdades meramente formais dos direitos civis e políticos ¿, buscava a conquista de direitos substanciais capazes de garantir o exercício efetivo das liberdades públicas pelas classes sociais menos favorecidas. Em razão de tais direitos terem sido reconhecidos em momento histórico posterior aos que citamos como os de ¿primeira geração¿, o segundo rol de direitos viria a ser considerados pertencentes à chamada ¿segunda geração de direitos humanos¿.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504973672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando-se que a atitude filosófica se apresenta como uma atitude crítica, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Uma das condições essenciais para que a atitude filosófica possa ser entendida como uma atitude crítica é que a atitude filosófica permita o exame de todas as coisas com base em pré-julgamentos.
	
	Uma das condições essenciais para que a atitude filosófica possa ser entendida como uma atitude crítica é que a atitude filosófica desconsidere qualquer possibilidade de que seja possível o desenvolvimento de avaliação detalhada de uma ideia, de uma obra de arte, de um valor, de um costume, de um comportamento.
	
	Uma das características da atitude filosófica, para que seja entendida como uma atitude crítica, diz respeito ao necessário acolhimento dos preconceitos como elementos essenciais para uma concepção de mundo mais verdadeira.
	 
	Uma das condições essenciais para que a atitude filosófica possa ser entendida como uma atitude crítica é que a atitude filosófica possibilite o desenvolvimento da capacidade de julgar, discernir e decidir corretamente.
	
	Uma das características da atitude filosófica, para que seja entendida como uma atitude crítica, diz respeito à necessária desconsideração de qualquer questionamento a respeito, por exemplo, das causas e do sentido de nossas crenças.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504944260)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para alguns autores, o conhecimento é perspectivo. A nossa visão de mundo parte sempre de certa perspectiva ou de um ponto de vista. A corrente de pensamento que apresenta essa ideia é:
		
	 
	Relativismo
	
	Pessimismo
	
	Fatalismo
	
	Criacionismo
	
	Moralismo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504969561)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aristóteles escreve duas obras importantes para seus discípulos. A primeira é a Ética a Nicômaco que investiga os aspectos morais das ações humanas etc., ao passo que a segunda, a Política, examina as instituições políticas para os fins da associação dos homens em comunidades. Nesse caso, assinale a alternativa que, corretamente, corresponda às finalidades da ética e da política:
		
	
	A ética visa o bom cidadão, enquanto a política visa o homem virtuoso.
	 
	A ética visa o homem virtuoso, enquanto a política visa o bom cidadão.
	
	A ética visa o homem esperançoso, enquanto a política visa o bom revolucionário.
	
	A ética visa o homem honesto, enquanto a política visa o homem probo.
	
	A ética visa o homem educado, enquanto a política visa o bom contribuinte.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504961766)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O princípio de liberdade presente na teoria Kantiana é inspirada ?
		
	
	Na Revolução Industrial
	
	Na religião
	
	Nos Pré-Socráticos
	
	Na Revolução Aristotélica
	 
	No iluminismo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504968310)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A corrente utilitarista representada por Jeremy Bentham (1748-1832).O princípio da utilidade ou filosofia do utilitarismo , consiste:
		
	
	O máximo de infelicidade.
	
	O máximo de devedores possível.
	
	O máximo de debate possível.
	 
	O máximo de felicidade.
	
	O máximo de pobreza possível.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504970723)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diante do panorama em que vivemos como desenvolver o sentimento de pertencimento pelo vínculo da cidadania? Como afastar a cegueira moral que nos torna inertes diante das desigualdades, da violência e corrupção? Como resolver a indiferença moral que nos conduz à perda de critérios? Como resolver a indiferença moral que nos conduz à perda de critérios e consequentemente ao comprometimento com as gerações futuras? A cidadania que não temos nos lega à orfandade de pais vivos em uma pátria mãe gentil. Mediante o texto acima, assinale o nome do sociólogo que defende a ideia de que se vive sob o império da cegueira moral:
		
	 
	Zygmunt Bauman
	
	John Rawls
	
	Roberto DaMatta
	
	Perry Anderso
	
	Istvan Mézaros
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504993056)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nossa Constituição Federal de 1988 apresenta um extenso rol de direitos fundamentais em seus artigos, sendo que é obrigação do Estado brasileiro garantir que os mesmos sejam respeitados. Nesse sentido, assinale a alternativa que, corretamente, assinala o artigo essencial que trata dos diretos fundamentais da pessoa humana:
		
	 
	Artigo 5.º
	
	Artigo 45.
	
	Artigo 4.º
	
	Artigo 1.º
	
	Artigo 158
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504993018)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os direitos humanoscontinuam se expandindo, seguindo a lógica de que as novas configurações sociais, políticas e econômicas exigem novas proteções aos seres humanos. O impacto tecnológico, o estado crônico de beligerância, bem como o veloz processo de descolonização ocorrido no Pós-segunda guerra levaram ao surgimento de novos valores, demandando-se, por esta razão, novos direitos. Esses direitos, denominados por direitos de cooperação ou fraternidade, trazem como particularidade o fato de buscarem proteger grupos humanos (família, povo, nação), desprendendo-se, em tese, da originária perspectiva que era a de proteger o homem como pessoa individual. Nesse sentido, o teórico que primeiro teorizou sobre os diretos de segunda geração foi:
		
	
	Nelson Mandela.
	
	Adam Smith
	
	Michel Foucault
	
	Karl Marx
	 
	Karel Vasak

Outros materiais