Buscar

AA1. Atividade Aplicada Marketing e Levi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AA1
1.Segundo Levitt, o que significa miopia em marketing. Exemplificar.
É a visão curta de muitas empresas, que as impede de definir adequadamente suas possibilidades de mercado.
2.Segundo o texto, qual seria o problema em se preocupar com o produto ao invés de se preocupar com o cliente. De outra forma, em que a empresa seria prejudicada em definir seu negócio como venda de gasolina ao invés de venda de energia.
Se preocupando com o produto ao invés do cliente, acontecerá igual às estradas de ferro: perderam cliente devido se denominarem de empresas ferroviárias, no lugar de companhias de transporte. Assim as empresas que se denominavam companhias de transporte lhes roubaram clientes, ganharam mais visibilidade.
 As empresas que deram nome ao seu negócio como venda de gasolina ao invés de venda de energia, ambas pensam que não surgiram nenhum produto que possam substituí-las. As indústrias de petróleo estão pensando que não surgiram nenhum produto inovador, que produza energia tanto quanto a gasolina.
3. Discuta a “ameaça de obsolescência”, trazendo exemplos do contexto brasileiro.
Pois bem a ameaça de obsolescência trazida para discussão é um tema bastante amplo, pois podemos facilmente identificar diferentes áreas que já estão sofrendo ou estão seriamente sendo ameaçada com obsolescência. Um exemplo é o caso do setor de tecnologia, onde a potência chamada Microsoft vem enfrentando a concorrência das empresas mais jovens que investem em tecnologia de peso, como o caso da Apple, que vem investindo em tecnologia de maior segurança, confiabilidade e proteção contra hacker, onde posso citar o exemplo de não necessitar de antivírus para proteção, enquanto a Microsoft necessita da licença e também a aquisição de um bom antivírus.
4. Explique e exemplifique as diferenças entre marketing e venda.
O marketing é completo, visa à satisfação do consumidor, a melhoria continua e ininterrupta, os planos e as metas a longo-prazo, a experiência de compra perfeita, o valor agregado à marca, além da fidelização dos consumidores. Já as vendas prezam apenas por lucros, quantidade ao invés de qualidade e o fechamento da negociação a qualquer custo.
5. Comente a afirmação da página 10. “As atividades de marketing ainda são consideradas uma consequência necessária do produto e não o contrário, como deveria ser. Isto é herança da produção em massa, com sua noção estreita de que o lucro vem essencialmente da produção a baixo custo”.
Acredito que as atividades de marketing, ainda seja o grande diferencial, para se ter sucesso com os clientes, pois não se pode ter um excelente produto na prateleira e não ter um enfoque na divulgação desse produto. Então acredito tenha de certa forma herança da produção em massa, mas com um maior foco na qualidade do produto que está sendo oferecido ao mercado.
6. De acordo com Henry Ford, conforme afirmação contida no texto, o que é mais importante na hora de calcular o preço de venda para um produto: custo de produção ou o que o mercado está disposto a pagar? Comente. 
O que o mercado está disposto a pagar. Segundo ele a redução do preço vem em primeiro lugar. O preço baixo força a redução dos custos, porque faz com que todos busquem o seu ponto de máxima eficiência e lutem para conseguir lucro.
7. Discuta a “destruição criativa”, trazendo exemplos do contexto brasileiro.
Realmente o exemplo dos combustíveis é o que podemos citar de uma fábrica de coleta de impostos, que somos obrigados a pagar, para que possamos circular com nossos carros. Assim como os impostos que são cobrados abusivamente em nosso território brasileiro, também podemos citar outras destruições criativas que são absurdamente cobrados é o caso recente dos aumentos absurdos da energia elétrica, onde podemos observa nas contas que nosso consumo real é infinitamente inferior aos impostos cobrados na conta. Outro exemplo que se pode citar e as compras de roupas em lojas de grife, que muitas vezes estamos pagando pela marca imposta nas roupas, no atendimento prestado pelas vendedoras e também pelo local onde situa-se a loja (Shop Center).
8. O que muda em uma empresa quando está o cliente ao invés do produto no começo de suas atividades?
Mudam em questões de produção, visão, qualidade e divulgação dos produtos, uma vez que a empresa teria que se enquadrar a cada tipo de público, invés de produzir quantidades elevadas com mais divulgação e mais qualidades que se encaixem ao perfil da grande massa de pessoas.

Outros materiais

Outros materiais