Buscar

Atividade discursiva Bruna Cruz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GERENCIAMENTO DE CONTROLE DE QUALIDADE
Aluno: Bruna Cristina da Cruz
A melhoria da qualidade pode envolver situações que necessitem de mudanças de sistemas e procedimentos até então adotados pela organização. Na maior parte das empresas que procuram desenvolver e implantar o que se denomina de sistemas de procedimentos de qualidade, tais mudanças ocorrem principalmente através da implantação e certificação de sistemas padronizados da qualidade.
Estes sistemas de qualidade atualmente são integrados a outros sistemas / normas. Quais são estes outros sistemas? Explique-os.
 
O Termo qualidade vem do latim qualitate, conceito desenvolvido por diversos estudiosos e que tem origem na relação das organizações com o mercado. As considerações que com maior recorrência se fazem a respeito desse conceito são aquelas que se referem ao atendimento das necessidades dos clientes e do padrão de produção e serviços prestado pela organização.
 A SGI utiliza como base as famílias de normas ISO 9000 de Gestão da Qualidade, ISO 14000 de Gestão Ambiental, OHSAS 18001 de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional, e as normas de Responsabilidade Social ISO 26000 e SA 8000.
As normais internacionais da ISO são fundamentais para facilitar o comércio internacional, através da garantia de que os produtos e serviços são seguros, confiáveis e de boa qualidade. São ferramentas estratégicas que reduzem custos, diminuindo desperdícios e erros e aumentando a produtividade, proporcionando as empresas novos mercados, fortalecendo o nível de igualdade para países em desenvolvimento, facilitando o comercio mundial e justo.
 
 As organizações de forma geral, são estruturadas por normas, sejam internas, que refletem as necessidades da padronização da organização para o desempenho de suas atividades, sejam elas externas, geradas por organismos nacionais e internacionais e que devem ser seguidas para que os produtos tenham aceitação.
É realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), a norma permite uma avaliação da organização em termos de capacidade de fornecimento de um produto com características previsíveis. A normalização pode se dar em níveis exigidos tanto pelos mercados quanto pela própria organização.
Organização Internacional de padronização
A INTERNACIONAL ORGANIZATION STANDARTIZATION (ISO) é uma instituição sem vínculos governamentais foi criada em Genebra, na Suíça em 1947. Seu objetivo geral é garantir que o produtos e serviços tenham embutidos em suas características os padrões desejáveis com relação à qualidade, ao meio ambiente, à segurança, à eficiência, â confiabilidade e à capacidade de substituição com custo adequados economicamente.
ISO 9000
 A norma deixa claro que a implementação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica e, como tal, deve ser adotada pela direção geral da organização.
NBR ISO 9001:2000 
Evidencia que está se destina a fornecer parâmetros para promover internamente a organização com qualidade, além de fornecer uma certificação que se concentra na eficácia do sistema e no atendimento ao cliente. Objetiva, principalmente, o reconhecimento de organizações voltadas a qualidade.
 NBR 9004:2000 - Objetiva a melhoria dessa qualidade e é destinada a organizações que requerem a melhoria continua além da obtenção da certificação. 
 ISO 14000 é constituído por uma série de normas que determinam diretrizes para garantir que determinada empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental. Estas normas são conhecidas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
A OHSAS 18001 é uma norma realmente internacional que define os requisitos de boas práticas em gestão de saúde e segurança ocupacional para organizações de qualquer tamanho. Ela fornece diretivas para ajudar você a criar a sua própria estrutura de saúde e segurança, permitindo trazer todos os controles e processos relevantes em um sistema de gestão.
 Norma SA 8000 – é um certificado concedido àquelas organizações que cumprem totalmente os requisitos da norma. Os requisitos da norma envolvem os seguintes aspectos: trabalho infantil, trabalho forçado, segurança e saúde no trabalho, liberdade de associação e direitos coletivos, discriminação (sexual, raça, política, nacionalidade, etc.), práticas disciplinares, remuneração, e carga horária de trabalho.
ISO 26000 - Trata-se de uma norma de diretrizes com todos os requisitos para se transformar em um dos principais guias para as organizações no que tange as práticas de gestão social e ambientalmente responsável.
Além das normas, o SGI utiliza como base / componentes as áreas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional e Responsabilidade Social, todos geralmente pautados pelas normas e certificações internacionais.

Outros materiais