Buscar

Avaliação Parcial Parasitologia

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial-Parasitologia
AVP1
	
	
	1a Questão (Ref.:201702078613)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa em que se encontra o termo que completa perfeitamente a frase seguinte: ¿O ______________é a interação entre indivíduos de espécies diferentes, em que se estabelecem relações intimas e duradouras com certo grau de dependência metabólica¿.
		
	
	Amensalismo.
	
	Comensalismo.
	
	Predatismo.
	 
	Parasitismo.
	
	Canibalismo
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701912385)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa em que se observa o conceito referente ao indivíduo que apresenta o parasito em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada:
		
	
	Hospedeiro acidental
	
	Hospedeiro paratênico
	
	Hospedeiro de transporte
	 
	Hospedeiro definitivo
	
	Hospedeiro intermediário
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702131191)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Considere as seguintes afirmações referentes aos protozoários: I. Considerando-se o nível de organização dos protozoários, pode-se afirmar corretamente que são seres acelulares como os vírus. II. Pode-se afirmar corretamente que os protozoários só se reproduzem assexuadamente III. O protozoário causador da malária no homem é o parasita plasmódio.
		
	 
	Apenas III está correta.
	
	Apenas II e III estão corretas.
	 
	Apenas II está correta.
	
	Todas estão corretas.
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702160794)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um grupo de pessoas foi contaminado por mal de Chagas após terem ingerido um suco de fruta que continha fezes do barbeiro ou próprio animal triturado. Uma das pessoas faleceu. A partir deste caso marque a alternativa correta com relação as seguintes afirmativas: I Essa doença endêmica de algumas regiões do Brasil, pode vir a ser tornar uma epidemia, principalmente por meio do mecanismo relatado. II Na transmissão por ingestão do protozoário, a infestação é direta, tirando do ciclo um dos vetores da doença. III Certamente existem outras pessoas infectadas com o mal de Chagas no fato relatado, caso contrario, a doença não teria aparecido.
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	 
	Apenas as alternativas I e II estão corretos.
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702131545)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O vetor para determinado protozoário é um mosquito (Ordem Diptera, Classe Insecta), inicialmente descrito como integrante do gênero Phlebotomus . No Brasil e nas Américas, esse vetor agora é caracterizado, por razões entomológicas, no gênero Lutzomyia , porém com espécies ainda por serem definidas. Na realidade, com base nos trabalhos já efetuados no Brasil, parece existir mais de uma espécie funcionando como vetor para essa doença. Trata-se da:
		
	
	tripanosomíase
	
	amebíase.
	
	giardíase.
	 
	leishmaniose.
	
	malária.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201701573662)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A LTA é uma doença de caráter zoonótico que acomente o homem e diversas espécies de animais silvestres e domésticos, podendo se manifestar através de diferentes formas clínicas. A forma cutânea localizada é caracterizada por lesões ulcerosas, indolores, únicas ou múltiplas. A leishmaníase cutânea é uma zoonose de animais silvestres e autóctone do Continente Americano. Predomina na Amazônia, em zonas florestais dos países vizinhos, na América Central e no México. No Brasil, estende-se da Mata Atlântica para oeste, sendo prevalente nos Estados da Bahia, de Minas Gerais, do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Já foi importante em São Paulo. Em 1993, os casos registrados chegaram a cerca de 20.000, havendo tendência para aumento de sua incidência. Assim, assinale a alternativa em que se encontra o gênero do agente transmissor; forma evolutiva infectante do protozoário causador da doença e a classificação quanto ao número de hospedeiros necessários para o completo ciclo evolutivo do protozoário, respectivamente:
		
	
	Leishmania; promastigota e heteroxênico.
	
	Leishmania; tripomastigota e heteroxênico.
	 
	Lutzomyia; promastigota e heteroxênico.
	
	Triatoma; promastigota e heteroxênico.
	
	Tripanossoma; tripomastigosta e heteroxênico.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201701367685)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção com gêneros de protozoários que não são parasitas intestinais:
		
	
	Giardia e Trichomonas
	 
	Leishmania e Trichomonas
	
	Giardia e Ascaris
	
	Tripanossoma e Entamoeba
	
	Tripanossoma e Ancylostoma
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201702132054)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A TOXOPLASMOSE é uma doença causada pelo protozoário 'Toxoplasma gondii' e é particularmente perigosa para crianças na fase fetal. O parasita é capaz de invadir, naturalmente, qualquer organismo animal homeotermo, no qual se multiplica em ciclo assexuado. Além deste, existe o ciclo gametogônico, que ocorre em felinos e processa-se nas células do intestino, sendo o parasita eliminado juntamente com as fezes do animal. É um parasita estrito do interior celular que, após várias divisões, invade novas células, inclusive aquelas de defesa, que são móveis e levam o parasita em seu interior para os gânglios linfáticos, com conseqüente disseminação em todo o organismo do hospedeiro. Com a introdução do protozoário, têm início os fenômenos imunológicos, que se traduzem primeiro pelo aparecimento de anticorpos circulantes do tipo IgM (imunoglobulinas do tipo M), constituindo a chamada imunidade imediata. Posteriormente, com a cura da doença, tais anticorpos são substituídos por anticorpos denominados de IgG. O tratamento consiste no uso de medicamentos específicos, entre os quais alguns corticóides. (Texto adaptado de http:// www.saudeanimal.com.br/artig162.htm) Tomando como base o texto que você acabou de ler, analise as seguintes afirmativas. I. O protozoário apresenta pouca especificidade de hospedeiros e a possibilidade de localizar-se em vários órgãos dos mesmos. II. No exame pré-natal, a ausência de imunoglobulinas do tipo M (IgM) e a presença de IgG indicam que a mãe está imunizada e que o feto não corre risco de contrair a doença. lII. O parasita multiplica-se tanto no soro sangüíneo como no lúmen intestinal do animal hospedeiro. IV. A profilaxia da doença é feita através do uso de corticóides e da eliminação de roedores e insetos que possam estar contaminados. V. A reprodução sexuada do protozoário que ocorre em felinos possibilita a contaminação através das fezes de gatos domésticos infectados. Marque a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras.
		
	 
	I, II e V.
	
	II, IV e V.
	
	I, III e IV.
	
	III e IV.
	
	II e III.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201701965231)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ____________ é mais comum em regiões onde as condições de saneamento básico são precárias, uma vez que a forma de contaminação se dá via ingestão de seus cistos. Marque a resposta certa que indica a qual doença o texto se refere.
		
	
	doença de Chagas
	
	malária
	 
	amebíase
	
	tricomoníase
	
	esquistossomose
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201701440010)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A criptosporidiose intestinal, uma infecção parasitária causada pelo Cryptosporidium parvum, foi descrita pela primeira vez em 1976. Desde então já foi relatada em mais de 60 países, inclusive no Brasil. A principal forma de prevenção da criptosporodiose é:
		
	
	Lavagem das mãos.
	
	Matar os mosquitos.
	
	Evitar o desmatamento.
	
	Uso de camisinha.
	 
	Ferver a água e lavar bem os alimentos.Gabarito Coment.
	
AVP2
	
	
	1a Questão (Ref.:201702078637)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa em que se encontra o termo que completa perfeitamente a frase seguinte: ¿De acordo com as ações patogênicas dos parasitos a _________________ ocorre quando alguns indivíduos têm a propriedade de sensibilizar o organismo humano, causando fenômenos alérgicos.¿
		
	
	Ação espoliativa.
	 
	Ação irritativa.
	
	Ação tóxica.
	 
	Ação mecânica.
	
	Ação traumática.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702549994)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a Sociedade Brasileira de Parasitologia, é o agente causador ou responsável por uma doença. Pode ser vírus, bactéria, fungo, protozoário ou helminto. É sinônimo de ¿patógeno¿:
		
	
	Hospedeiro.
	
	Agente transportador.
	
	Agente infeccioso.
 
	
	Agente transmissor.
 
	 
	Agente etiológico.
 
 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701579997)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A história da doença de Chagas se inicia com uma tripla descoberta, no interior de Minas Gerais. Em abril de 1909, Carlos Chagas (1878-1934), pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana. Seu agente causal e o vetor que o transmitia também haviam sido por ele identificados ao final de 1908. O "feito" de Chagas, considerado único na história da medicina, constitui um marco decisivo na história da ciência e da saúde brasileiras (FIOCRUZ). No que se refere à doença de Chagas, assinale a opção CORRETA.
		
	
	Na fase aguda da doença de Chagas o diagnóstico laboratorial é baseado na observação do parasito presente nas fezes dos indivíduos infectados.
	 
	A doença de Chagas é causada pelo Trypanosoma cruzi, protozoário que apresenta um flagelo e uma única mitocôndria.
	
	A doença de Chagas somente é transmissível durante a fase aguda. No macho, o sangue é de extrema importância para a maturação dos espermatozóides.
	
	A única forma de transmissão da doença de Chagas é pela saliva do triatomíneo.
	
	O agente etiológico da doença de Chagas tem como hospedeiros apenas o homem e um inseto, não infectando outros organismos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701975307)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa onde todas as opções se referem às doenças causadas por protozoários.
		
	 
	Malária, Giardíase, Tricomoníase.
	
	Leishmaniose, Doença de Chagas, Enterobíase.
	
	Pediculose, Escabiose, Tungíase.
	
	Giardíase, Tricuríase, Ancilostomíase.
	
	Amebíase, Ascaríase, Malária.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701365180)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A malária é uma doença infecciosa, causada por parasitas protozoários, transmitida por mosquitos. Malária espalha-se em regiões tropicais e sub-tropicais, como partes das Américas, Ásia e África. Cada ano há entre 1 e 3 milhões de mortes decorrentes de malária, sendo a maioria de crianças na África Sub-Saariana. Malária é uma das doenças mais comuns e um grande problema de saúde pública em vários países. A doença é causada por parasitas protozoários do gênero Plasmodium. Os parasitas da malária são transmitidos por mosquitos fêmeas do gênero Anopheles. Os mosquitos do gênero Anopheles ao sugar o sangue do homem infectado INGEREM o Plasmodium na forma de:
		
	
	Esquizonte
	
	Esporozoita
	
	Tripomastigota
	 
	Gametas
	
	Merozoíta
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702131232)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A malária é provocada por um protista do gênero:
		
	
	Leishmania
	 
	Plasmodium
	
	Trypanosoma
	
	Amoeba
	
	Entamoeba
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201701916505)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O parasito flagelado que parasita o homem e vários animais domésticos ou silvestres. Durante seu ciclo vital apresenta duas formas: trofozoíta e cisto. A forma trofozoítica apresenta simetria bilateral. A doença associada a esse parasito é:
		
	 
	giardíase
	
	amebíase
	
	oxiurose
	
	leishmaniose
	
	malária
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201701367497)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Abaixo, estão representados algumas formas parasitos:
Correlacione o nome do parasito a figura, respectivamente:
		
	
	Toxoplasma gondii, Plasmodium vivax e Giardia lamblia
	
	Giardia lamblia, Tricomonas vaginalis, e Toxoplasma gondii.
	
	Giardia lamblia, Tricomonas vaginalis, e Trypanosoma cruzi.
	
	Tricomonas vaginalis, Giardia lamblia e Leishmania sp.
	 
	Tricomonas vaginalis, Giardia lamblia e Toxoplasma gondii.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201701440011)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Isospora belli é um parasito _____________e todo o ciclo evolutivo ocorre nas células epiteliais do intestino delgado. Os estágios de desenvolvimento assexual (__________) e sexual (___________) levam a formação do oocisto não esporulado (___________). A melhor sequencia par preencher os espaços é, respectivamente:
		
	
	heteroxenico, merogonia, gametogonia e esporogonia.
	
	heteroxenico, esporogonia, gametogonia e merogonia.
	 
	monoxenico, merogonia, esporogonia e gametogonia.
	
	monoxenico, gametogonia, merogonia e esporogonia.
	 
	monoxenico, merogonia, gametogonia e esporogonia.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201701923688)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(UFPR 2012) Isospora belli é a espécie de protozoários mais frequente e tem sido assinalada em vários países. No Brasil, é encontrada em vários estados e já foi determinada prevalência de 0,5% em 10.475 exames de fezes. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas: 1. Os membros do gênero Isospora são coccídeos que apresentam oocistos com dois esporocistos, com seis esporozoítos dentro de cada um. 2. Isosporose humana é mais frequente em regiões de clima temperado a frio, onde as condições de higiene são precárias. 3. O processo de esporulação dos oocistos de Isospora belli ocorre no meio ambiente, e o homem se infecta através da ingestão de oocistos esporulados junto com a água e alimentos. 4. Os oocistos de Isospora belli são ovais, com extremidades afuniladas, são eliminados nas fezes e na urina e podem estar presentes no sangue sem esporular. Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
	 
	Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
AVP3
	
	
	1a Questão (Ref.:201702549999)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Prevalência usual de determinada doença em um período de tempo. Considera-se a doença cuja incidência permanece constante por vários anos, dando idéia de equilíbrio entre a doença e a população:
		
	
	Pandemia.
 
	 
	Endemia.
	
	Epidemia.
 
	
	Surto epidêmico.
 
	
	Doença sazonal.
 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702078642)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Quando a reprodução de um parasito em um hospedeiro é do tipo assexuada, podemos concluir que este hospedeiro é:
		
	
	Definitivo.
	
	Facultativo.
	 
	Intermediário.
	 
	Obrigatório.
	
	Proteliano.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702160794)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um grupo de pessoas foi contaminado por mal de Chagas após terem ingerido um suco de fruta que continha fezes do barbeiro ou próprio animal triturado. Uma das pessoas faleceu. A partir deste caso marque a alternativa correta com relação as seguintes afirmativas: I Essa doença endêmica de algumas regiões do Brasil, pode vir a ser tornar uma epidemia, principalmente por meio do mecanismorelatado. II Na transmissão por ingestão do protozoário, a infestação é direta, tirando do ciclo um dos vetores da doença. III Certamente existem outras pessoas infectadas com o mal de Chagas no fato relatado, caso contrario, a doença não teria aparecido.
		
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	 
	Apenas as alternativas I e II estão corretos.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702094898)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Doença de Chagas descrita pelo notável cientista Carlos Chagas é um problema médico social no Brasil e em outros países da América Latina. Sobre essa parasitose: qual é o agente etiológico e qual formas biológicas do parasita são encontradas no hospedeiro vertebrado?
		
	
	Trypanosoma cruzi - apenas epimastigota
	 
	Trypanosoma cruzi - amastigota e tripomastigota
	
	Trypanosoma cruzi - apenas tripomastigota
	
	Plasmodium - amastigota e tripomastigota
	
	Toxoplasma gondii - apenas tripomastigota
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701931354)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um homem chega ao Hospital Universitário do Rio de Janeiro apresentando diarreia intensa e desconforto abdominal. A anamnese revela que o homem é trabalhador do interior do estado e que a comunidade onde reside não é servida por água tratada e nem por rede de esgoto. O paciente relata a ingestão frequente de verduras e frutas. Os exames clínicos e laboratoriais revelam subnutrição que é agravada por síndrome de má absorção intestinal, além de fezes gordurosas e formas unicelulares flageladas visíveis ao microscópio. Qual a infecção que este homem possui?
		
	
	Criptosporíase
	
	Isosporíase
	
	Microsporíase
	
	Amebíase
	 
	Giardíase
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702131204)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a malária ameaça mais de um bilhão de pessoas no mundo. O agente etiológico e o agente transmissor desta doença, são, respectivamente:
		
	
	o flagelado do gênero Trypanosoma e o inseto do gênero Anopheles.
	
	o flagelado do gênero Plasmodium e o inseto do gênero Culex.
	 
	o esporozoário do gênero Plasmodium e o inseto do gênero Anopheles.
	 
	o flagelado do gênero Trypanosoma e o inseto do gênero Triatoma.
	
	o esporozoário do gênero Plasmodium e o inseto do gênero Phlebotomus.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201702132054)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A TOXOPLASMOSE é uma doença causada pelo protozoário 'Toxoplasma gondii' e é particularmente perigosa para crianças na fase fetal. O parasita é capaz de invadir, naturalmente, qualquer organismo animal homeotermo, no qual se multiplica em ciclo assexuado. Além deste, existe o ciclo gametogônico, que ocorre em felinos e processa-se nas células do intestino, sendo o parasita eliminado juntamente com as fezes do animal. É um parasita estrito do interior celular que, após várias divisões, invade novas células, inclusive aquelas de defesa, que são móveis e levam o parasita em seu interior para os gânglios linfáticos, com conseqüente disseminação em todo o organismo do hospedeiro. Com a introdução do protozoário, têm início os fenômenos imunológicos, que se traduzem primeiro pelo aparecimento de anticorpos circulantes do tipo IgM (imunoglobulinas do tipo M), constituindo a chamada imunidade imediata. Posteriormente, com a cura da doença, tais anticorpos são substituídos por anticorpos denominados de IgG. O tratamento consiste no uso de medicamentos específicos, entre os quais alguns corticóides. (Texto adaptado de http:// www.saudeanimal.com.br/artig162.htm) Tomando como base o texto que você acabou de ler, analise as seguintes afirmativas. I. O protozoário apresenta pouca especificidade de hospedeiros e a possibilidade de localizar-se em vários órgãos dos mesmos. II. No exame pré-natal, a ausência de imunoglobulinas do tipo M (IgM) e a presença de IgG indicam que a mãe está imunizada e que o feto não corre risco de contrair a doença. lII. O parasita multiplica-se tanto no soro sangüíneo como no lúmen intestinal do animal hospedeiro. IV. A profilaxia da doença é feita através do uso de corticóides e da eliminação de roedores e insetos que possam estar contaminados. V. A reprodução sexuada do protozoário que ocorre em felinos possibilita a contaminação através das fezes de gatos domésticos infectados. Marque a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras.
		
	
	I, III e IV.
	
	III e IV.
	
	II e III.
	 
	I, II e V.
	
	II, IV e V.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201701367685)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção com gêneros de protozoários que não são parasitas intestinais:
		
	
	Giardia e Ascaris
	
	Tripanossoma e Entamoeba
	
	Giardia e Trichomonas
	
	Tripanossoma e Ancylostoma
	 
	Leishmania e Trichomonas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201701366080)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma medida de educação sanitária extremamente simples e eficaz como lavar as mãos poderia reduzir significativamente a transmissão da seguinte doença:
		
	 
	amebíase.
	
	Doença de Chagas.
	
	tricomoniase.
	
	leishmaniose.
	
	malária.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201701580027)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Criptosporidiose é uma infecção parasitária, cujo agente etiológico, o protozoário do filo Apicomplexa, gênero Cryptosporidium sp., é geralmente associado à diarreias em indivíduos jovens e a gastrenterites graves e prolongadas em pessoas imunodeficientes. O diagnóstico parasitológico laboratorial da Criptosporodiose é feito através da pesquisa de:
		
	 
	Larvas nas fezes.
	
	Esporozoítos no sangue.
	
	Trofozoítos no sangue.
	 
	Oocistos nas fezes.
	
	Ovos na mucosa anal.
	
	
	Gabarito Coment.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes