Buscar

Prova Discursiva III Sociedade e Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX (404408) - Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
 Prova: 7072267
QUESTÃO:
1. O modo de vida nômade é o mais primitivo dos meios de associação comunitária conhecido. O povoamento da América fora iniciado por grupos nômades, sendo que mesmo após a Revolução Neolítica e a chegada dos europeus no continente eles eram encontrados. Quais são as atividades realizadas pelos nômades para sua subsistência? De que maneira a divisão dessas atividades era realizada?
RESPOSTA ESPERADA:
O nomadismo baseava-se basicamente na obtenção dos alimentos através de coleta, caça e utilização do fogo. As atividades eram divididas da seguinte forma: as mulheres eram responsáveis pela coleta dos vegetais e os homens pela procura da carne de caça.
QUESTÃO:
2. O tema sustentabilidade foi pauta de conferências mundiais específicas em que se delinearam conceitos, ações, diretrizes e metas na busca de promover o chamado desenvolvimento sustentável. Várias são as dimensões que alicerçam o desenvolvimento sustentável, sendo empregadas por vários profissionais, das mais diversas áreas, desde ecólogos, biólogos, engenheiros ambientais a economistas, empresários, sindicalistas, publicitários, políticos, entre tantos outros. As mídias a utilizam com muita frequência e os discursos políticos atuais não seriam os mesmos se não tivessem como pano de fundo a palavra sustentabilidade. Diante do enunciado, defina a sustentabilidade de acordo com a dimensão social e a dimensão política.
RESPOSTA ESPERADA:
Sustentabilidade social: 
- conhecida pelo dito popular socialmente justo;
- consiste em um desenvolvimento que reduza as desigualdades sociais e promova a igualdade; 
- as ações devem abranger não só as necessidades materiais das pessoas, mas também não materiais.
Sustentabilidade política:
- tem por base a democracia e a apropriação universal dos direitos humanos e está ancorada no desenvolvimento da competência do Estado para implementar os projetos em parceria com empreendedores; 
- no aspecto internacional, tem sua eficácia na prevenção de guerras, garantia da paz, aplicação do princípio da precaução na gestão do meio ambiente, recursos naturais e preservação da biodiversidade e da diversidade cultural; 
- gestão do patrimônio global como herança da humanidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes