Buscar

prova1GAB_2009_2_tcu

Prévia do material em texto

USINAGEM 
	
	UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
MEC124 - Tecnologia da Usinagem 		1a PROVA Data: 17/09/2009
- Prova individual e sem consulta. - Respostas à caneta – Duração: 19h20min até 20h50min
- A INTERPRETAÇÃO DAS QUESTÕES FAZ PARTE DA AVALIAÇÃO.
- Prova com respostas de SIMPLES ESCOLHA (apenas uma alternativa por questão está correta).
QUESTÃO 1 (2,0 pontos) – Geometria de ferramentas
Em qual dos seguintes grupos de entidades geométricas todos são elementos da parte ativa das ferramentas de usinagem?
( ) cabo; superfície de saída; superfície de folga secundária; aresta principal; ângulo de saída; ângulo de cunha; ângulo de cisalhamento; raio de ponta.
( ) superfície de saída; superfície de folga principal; superfície de folga secundária; ângulo de saída; ângulo de inclinação; ângulo de cisalhamento; superfície de posição principal; ângulo de ponta.
( X ) superfície de saída; superfície de folga principal; superfície de folga secundária; aresta secundária; ângulo de saída; ângulo de inclinação; ângulo de cunha; ângulo de posição principal; raio de ponta.
( ) superfície de saída; superfície de folga principal; superfície de folga secundária; ângulo de saída; ângulo de inclinação; ângulo de posição principal; ângulo de posição secundário; ângulo de direção do avanço.
( ) haste; ângulo de saída; ângulo de inclinação; ângulo de cisalhamento; ângulo de ponta; ângulo de posição secundário; ângulo de direção do avanço; ângulo de cisalhamento; raio de ponta.
OBS.: Sinônimos:
Aresta = gume ; superfície de folga = flanco ; superfície de saída = face ; ponta = quina.
QUESTÃO 2 (2,0 pontos) – Geometria de ferramentas
A geometria (parcial, ou seja, de alguns elementos geométricos) de um cabeçote de fresamento para faceamento com pastilhas de metal duro (widia) destinado a usinar em desbaste (vc =110 m/min ; f = 0,3 mm/dente ; ap = 5 mm) uma superfície ranhurada superior de uma placa de ferro fundido duro, deveria ser:
( ) (n = +5º ; (n = +5º ; (n = +80º ; (s = +5º ; (r = +90º ; r( = 0,4 mm
( ) (n = +5º ; (n = (5º ; (n = +90º ; (s = +10º ; (r = +45º ; r( = 1,2 mm
( ) (n = (5º ; (n = +5º ; (n = +90º ; (s = (10º ; (r = +75º ; r( = 0,8 mm
( X ) (n = +5º ; (n = (5º ; (n = +90º ; (s = (10º ; (r = +45º ; r( = 1,2 mm
( ) (n = +5º ; (n = (5º ; (n = +90º ; (s = (5º ; (r = (75º ; r( = 0,4 mm
 
QUESTÃO 3 (2,0 pontos) – Formação de cavacos
Marque a alternativa correta:
( ) A zona de fluxo é uma camada extremamente fina de material do cavaco que desliza com a mesma velocidade do cavaco na zona de escorregamento da ferramenta.
( X ) O fator de recalque indica que quanto maior for o seu valor mais força é necessária pra usinar, maior é a área de contato ferramenta-cavaco e maior é o atrito e calor interno e externo do cavaco.
( ) O ângulo de cisalhamento do cavaco também é um indicador da dificuldade de usinar um material dútil ou tenaz, sendo que essa dificuldade aumenta com o aumento do ângulo de cisalhamento, com a redução do fator de recalque e com a redução do ângulo de saída da ferramenta.
( ) A formação de aresta postiça de corte é um fenômeno que ocorre a altas velocidades de corte na usinagem de materiais dúteis, e sua eliminação ou redução pode ser obtida com o aumento do avanço, com a redução da velocidade de corte ou com o aumento do ângulo de saída da ferramenta.
QUESTÃO 4 (2,0 pontos) – Formação de cavacos
( ) Os cavacos de usinagem podem ocorrer em três formas e pelo menos dez tipos diferentes, sendo que apenas a forma de cavaco cisalhado é considerada boa.
( ) Os cavaco fragmentados de materiais frágeis são os preferidos na usinagem pois ocupam o menor volume, enquanto que os cavacos helicoidais são os piores por ocupar o maior volume.
( X ) A maneira mais eficaz de quebrar o cavaco é através de sua dobra forçada (uso de quebra-cavacos), porém pode-se conseguir bons resultados de quebra reduzindo a velocidade de corte, aumentando o avanço ou reduzindo os ângulos da saída e de inclinação da ferramenta.
( ) Para uma adequada formação e quebra do cavaco no torneamento de materiais muito dúteis as ferramentas com quebra-cavacos devem ser selecionadas levando-se em consideração sobretudo a velocidade de corte que vai ser usada.
QUESTÃO 5 (2,0 pontos) – Temperatura de corte
( X ) A principal fonte de geração de calor na usinagem dos materiais tenazes corresponde à zona de cisalhamento primária enquanto que a maior concentração de calor se dá na zona de cisalhamento secundária.
( ) Uma vez que a maior parte do calor gerado na usinagem dos materiais tenazes ocorre por deformação e cisalhamento interno, é correto afirmar que o avanço é o parâmetro de maior influência na temperatura, seguido da profundidade de corte e depois da velocidade de corte.
( ) Na usinagem de materiais tenazes a quantidade de calor que é dissipada pela ferramenta aumenta com o aumento da velocidade de corte, pois o atrito na ferramenta cresce.
( ) Na usinagem de materiais frágeis predomina o calor de atrito entre ferramenta e cavaco.
NOME:....GABARITO.....................
�
 Nota:...........�
�

Outros materiais