Buscar

prova2_proc2_2009_1

Prévia do material em texto

- 
	
	UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
MEC13 - Processos Mecânicos de Fabricação II 
2a PROVA - - - 29/06/2009 
Nome: .................................................................................................
QUESTÃO 1 (valor: 2,0 pontos)
Para cada tipo de engrenagem informada abaixo, selecione o(s) processo(s) apropriado(s) de fabricação:
OPÇOES DE PROCESSOS: Fresamento com fresa módulo e divisor universal; Processo Pfauter (Renânia); Processo Fellows; Processo Maag; Processo de Brochamento; Processo Gleason; Processo de conformação; Processo Shaving (rebarbação); Processo de Retificação.
Engrenagem cônica de dentes espiralados de diâmetro 80 mm para aplicação em caixa de câmbio de automóveis
Engrenagem cilíndrica externa de dentes helicoidais de 40 mm de diâmetro para transmissão de movimentos em máquina plantadeira de grãos
Engrenagem interna de dentes retos tipo coroa de 2000 mm de diâmetro para mesa rotativa de máquina operatriz.
Engrenagem cilíndrica de precisão de dentes helicoidais de 40 mm de diâmetro para deslocamento de mesa de microscópio ótico de medição
QUESTÃO 2 (valor: 1,0 ponto)
Qual é a diferença básica entre o processo de fresamento de engrenagem e geração de engrenagem? 
QUESTÃO 3 (valor: 1,5 ponto)
Quanto a fabricação de roscas:
Apresente dois processos que atendem a fabricação de roscas trapezoidais de fusos longos (mais de 500mm de comprimento roscado).
Qual dos dois processo possibilita melhor qualidade de rosca? Justifique.
QUESTÃO 4 (valor: 2,0 pontos)
Apresente uma aplicação típica e bem característica de cada um dos seguintes processos de roscagem e que não é possível ou conveniente para os outros:
Torneamento de roscas pelo método de posicionamento oblíquo da ferramenta (lembre que os outros métodos são o radial e o incremental)
Roscagem com machos
Roscagem com rebolos abrasivos (retificação de roscas)
Laminação de roscas.
QUESTÃO 5 (valor: 2,0 pontos)
Preencha as lacunas:
O fenômeno da eletroerosão que provoca a remoção de material das peças tem princípio físico essencialmente ______________________(témico, elétrico, mecânico, químico), e gera micro crateras nas peças através da fusão e sublimação causadas por densidades de corrente elétrica da ordem de ___________A/cm2. (101; 102; 103; 106; 1010). Para que ocorra o processo de eletroerosão é necessário que tanto a peça quanto a ferramenta sejam ___________________________________. As temperaturas na região das centelhas na eletroerosão podem atingir valores da ordem de ___________ o C. A rugosidade Ra obtida nas peças pode variar de aproximadamente 1(m a 10(m, dependendo do tipo de eletrodo, da tensão elétrica, da intensidade da corrente elétrica da______________________________e da ________________________(amplitude de corrente; freqüência da corrente; indução eletromagnética; espessura do gap; temperatura do fluido dielétrico) . Os materiais de eletrodos mais usados na eletroerosão por penetração são de Cobre e de _____________ (cerâmica, alumínio, grafite, aço), enquanto que na eletroerosão a fio os eletrodos mais usuais são de Cobre e de __________ (latão, grafite, molibidênio). 
O efeito da eletroerosão agride a peça sob dois aspectos: um é a topografia da superfície eletroerodida e o outro é_____________________________________(corrosão; propriedades metalúrgicas; propriedades eletromagnéticas; rugosidade; coloração). No rateio dos custos do processo de eletroerosão por penetração, geralmente a maior parcela recai sobre ____________________________________(material da peça; energia elétrica; eletrodo; fluido dielétrico; manutenção da máquina). O fluido dielétrico usado na eletroerosão por penetração tem como funções: criar condições para a abertura do canal de descarga, ______________________________________ e ___________________________________ (lubrificar a área de corte; refrigerar a peça e o eletrodo; limpar a área de corte; conduzir eletricidade). O fluido mais usado na eletroerosão por penetração é querosene e na eletroerosão a fio é _____________(óleo; querosene; água; gás Argônio). Uma grande vantagem da aplicação eletroerosão a fio é a possibilidade de executar perfis complexos e por isso é muito requisitada na fabricação de ___________________________________ (carcaças de máquinas; blocos de motores, matrizes de corte e estampo; eixos automobilísticos). 
QUESTÃO 6 (valor:1,5 pontos)
Além da eletroerosão por penetração e a fio existe um terceiro tipo que é um caso especial de eletroerosão por penetração. Qual é esse tipo? Qual é a sua finalidade específica? E como funciona?

Continue navegando