Buscar

resumo de artigo ECA

Prévia do material em texto

GABRIELA DOMINGUES HOENISCH
RESUMO DE ARTIGO: Acolhimento Familiar: Uma Alternativa de Proteção para Crianças e Adolescentes.
Santa Maria
2018
 Nesse artigo o autor trata sobre o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, tendo em vista elaborar diretrizes que garantam o direito à convivência familiar e comunitária e evidenciam um campo em reordenamento. E se subdivide esse acolhimento em três partes: no cenario nacional; como alternativa de proteção e nas perspectivas teóricas de vinculação afetiva em situações de acolhimento. 
 Sendo que no cenario nacional, é possivel verificar que no Brasil, quase 90% das crienças e adolescentes que estão em acolhimento tem familia, e foram retirados por motivos de negligencia abandono ou violencia, e muitos não têm o perfil desejado para adoção, assim causando a permanencia destes por longos periodos em abrigos. Esta sendo buscado implementar diretrizes e açõs de fortalecimento à proteção de crianças e adolescente e ao mesmo tempo é discutido sobre a necessidade de aprimorar o mecanismo de proteção integral. O plano nacional, busca incorporar na sua plenitude a “doutrina da proteção integral”, constituindo um marco nas politicas publicas no Brasil, sendo reconhecido nas politicas sociais do pais. Ou seja, este busca a reintegração em nova familia e evitar a institucionalização, como uma forma protetiva, buscando também o rompimento com à familia de origem.
 Como alternativa de proteção, durante o percurso da historia a politica de acolhimente passou por diversas mudanças, e em cada pais com um método diferente.O que mais se assemelha ao Brasil é a Espanha, atualmente o acolhimento familiar no país subdivide-se em diferentes modalidades e conta com um banco de famílias cadastradas, selecionadas e formadas para acolher. As politicas de assitencia à crianças e adolescentes priorizam o internamento em instituições, segundo Fonseca(2004) que afirma que pela falta de politicas publicas, os abrigos ainda funcionam como um "colégio interno" para pobres, quando a familia esgota seus recursos financeiros e sua rede de apoio. Para ocorrer a implementação de uma nova proposta de acolhimento a crianças e adolescente é preciso tempo e mudanças, do ponto de vista legal já ancorraram leis e normativas. A familia é a base da sociedade, logo as crianças e adolescentes temo direito de convivencia familiar e comunitaria, nesse sentido a sociedade e o Estado devem buscar cuidados com a infancia e juventude do pais. 
 Nas perspectivas teóricas de vinculação afetiva em situações de acolhimento, este junto ao ECA(1990) e os programas de acolhimento familiar já implantados no Brasil baseiam-se para valorizar a família, visando o desenvolvimento da criança em especial na area da psicologia. Trazendo a importancia da convivencia da criança com a sua respectiva familia para um desenvolvimento saudavel, e quando este não ocorrer com a familia de origem deve acontecer com o acompanhamento do Estado. Tendo em vista também a relação mãe-criança que afeta os desenvolvimentos sociais, psicologicos e emocionais; sendo assim,o rompimento desse vínculo e a privação materna podem ocassionar marcas profundas e prejudiciais na criança e isso é frequentemente usado na argumentação para criação de programas de acolhimento familiar. Após analisar o ponto de vista de diversos autores durante o percurso dos anos, é possivel considerar a compreensão das equipes de acolhimento familiar que significam o processos de vinculação afetiva daqueles envolvidos no acolhimento.
 Contudo, foi possivel discutir sobre as mudanças de concepções de infância e juventude, do papel da familia, das perpectivas sobre construção de vinculação afetiva e desenvolvimento infantil; englobando todo um ciclo de proteção social junto a familia seja a de origem ou a do acolhimento. O Brasil necessita que essas praticas sejam repensadas e colocadas em ação, de forma que o acolhimento possa ser feito com mais opções, seja em pequenos abrigos com atendimento de qualidade, casas-lares, repúblicas ou famílias adotivas. Sendo assim necessario investigar as transformações nas praticas de acolhimento à infancia e a juventude.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes