Buscar

APOL 2 Administração e Gestão Conceitos e Aplicações Modelos Contemporâneos de Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CETRO - 2013 - ANVISA - Analista Administrativo - Área 7) Uma das mais importantes tarefas dos psicólogos organizacionais é avaliar a satisfação dos funcionários, fornecendo subsídios para que as empresas tomem medidas para melhorá-la. A respeito dos temas satisfação no trabalho e comprometimento organizacional, analise as assertivas abaixo.
I. A satisfação no trabalho é uma variável de atitude que mostra como as pessoas se sentem em relação ao seu trabalho.
II. A satisfação no trabalho é muito difícil de ser estudada e mensurada. Por isso, poucos estudos e pesquisas são realizados, o que dificulta a compreensão científica desse fenômeno.
III. O comprometimento organizacional é outra variável de atitude, e suas várias definições contemplam a ligação do indivíduo com a organização.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	 I e II, apenas.
	
	B
	II e III, apenas
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	I, II e III.
Questão 2/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(adaptada do ESAG/CGU 2008) A motivação é algo presente em nossa vida desde o momento que nascemos e seu entendimento tem-se constituído em um desafio para as pessoas que ocupam funções gerenciais. Assinale se as frases a seguir sobre motivação são falsas ou verdadeiras:
I. Por motivação se entende uma força intrínseca que impulsiona a direção de alguma coisa.
II. Estímulos são energias internas que determinam o comportamento dos indivíduos.
III. As motivações para o trabalho são iguais para os indivíduos que exercem cargos do mesmo grupo ocupacional.
Escolha ao opção correta:
	
	A
	Apenas a alternativa I está correta;
	
	B
	As alternativas I e II estão corretas;
	
	C
	Apenas a alternativa III está correta;
	
	D
	As alternativas II e III estão corretas;
Questão 3/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Construir um time de alto desempenho começa na liderança, ou seja, no mindset do próprio empreendedor. E no dia a dia ao lado dos empreendedores apoiados pela Endeavor acabamos ouvindo histórias que ilustram bem isso. O próprio Wilson Poit conta que durante muito tempo se orgulhou de ser a pessoa mais inteligente da sua empresa. Até que um dia percebeu que com essa mentalidade chegaria apenas até onde a sua capacidade de entrega o permitisse. Pelo contrário, Poit viu que deveria se orgulhar de formar um time com gente mais competente e com maior potencial que ele próprio, porque só assim poderia ir além das suas limitações pessoais. Sua capacidade, então, deveria ser de organizar essas pessoas em torno de um sonho em comum muito forte, que mobilizasse a todos em um mesmo sentido: construir a maior e melhor empresa de aluguel de geradores do país. E deu certo! Junto com seu time, Wilson transformou a Poit Energia em um dos maiores casos de empreendedorismo dos últimos tempos no Brasil ao vender sua empresa para a Agrekko, líder mundial do setor, por mais de R$ 400 milhões.
 
ENDEAVOR BRASIL. Aprenda a montar uma equipe de sucesso com quatro ótimos exemplos, 2015. Disponível em: <https://endeavor.org.br/equipe-de-sucesso/>
Quando se abordam as equipes, como se exemplificou na contextualização, deve-se haver um bom líder e equipes altamente produtivas, para que desse modo, elas possam gerir-se sozinhas. Acerca de tal temática, analise as sentenças:
 
() Houve um tempo em que se predominava o dar ordens, buscando-se impor a integração.
() A função da coordenação consistia em assegurar a integração das opiniões e interesse.
() A autogestão coletiva tem seus princípios discutidos a partir da história contemporânea da administração, desenvolvendo-se pela forma da economia solidária.
() Na contemporaneidade dos negócios, devido ao alto volume de informações, bem como de mudanças e incertezas, a autoridade como ferramenta de ponta deve ceder o lugar para a aprendizagem.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V-V-V-F.
	
	B
	F-V-V-V.
	
	C
	V-V-F-F.
	
	D
	F-F-V-V.
	
	E
	V-V-F-V.
Questão 4/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Nos dias de hoje, o ambiente empresarial no Brasil está com exigências e desafios cada vez mais desenvolvidos, o que, por vezes, acaba por abalar a gestão da empresa. Os consumidores e clientes, por sua vez, estão cada vez mais exigentes; o que é um dos efeitos do imediatismo frequente que tomou conta não só do cenário empresarial, como de muitos outros, após o avanço desenfreado da informatização e do avanço emergente das tecnologias. E é exatamente por conta disso que a gestão empresarial se torna cada vez mais essencial em meio a uma organização, para atender não só a demanda dos clientes, como a própria demanda interna da organização em questão, que precisa se manter firme em meio a tais mudanças. A gestão empresarial é aquela que irá apontar para os focos da organização, assim como as ações que devem ser tomadas para o seu desenvolvimento.
ROBERTO, J. Desafios da Gestão Empresarial. Portal Administradores, 2014. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/desafios-da-gestao-empresarial/81585/>
Os desafios da administração contemporânea são recorrentes nas organizações inseridas na sociedade atual. Nesse sentido, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas.
 
() Houve um tempo que a noção gerencial sobre um produto recaía sobre a sua data de venda e em relação ao serviço recaia na data de vigência do contrato, entretanto, hoje tais noções atém-se a duração da necessidade do cliente.
() A vida humana e as organizações estão desassociadas, ou seja, elas não se relacionam entre si, e as forças que permeiam a sociedade atual (velocidade, conectividade e intangibilidade) agem separadamente sobre a vida dos indivíduos e as organizações.
() O trabalho, no contexto da revolução industrial, passou a ser realizado dentro das casas dos indivíduos, continuando tal perspectiva até os dias atuais.
()A conectividade, a velocidade e a intangibilidade estão redefinindo nossas empresas e nossas vidas.
 
Assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	V-V-F-F.
	
	B
	V-F-F-V.
	
	C
	F-F-V-V.
	
	D
	F-V-V-F.
	
	E
	F-F-F-V.
Questão 5/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(Enade 2006, Administração) As novas políticas de pessoal, recentemente implantadas na Confecção Norma Modas, trouxeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e conseqüentes perdas financeiras. A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores:
I. custos associados a doenças ocupacionais; 
II. violência no trabalho;
III.  nível de responsabilidade atribuída ao cargo;
IV. inclinações pessoais; 
V. absenteísmo e rotatividade.
Como fontes adequadas de investigação, estão corretos, somente:
	
	A
	I, II e V.
	
	B
	III e V.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	II, IV e V.

Outros materiais