Buscar

ARREMESSO DO PESO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
 
Atletismo “ Arremesso de Peso” 
Técnicas do Arremesso de peso
Características do Arremesso de peso
Regras Básicas
 
*
*
*
Histórico 
A maior característica do lançamento do peso, é a de ser reservada para pessoas fortes, em todas as épocas.
Os povos antigos praticavam o arremesso usando pesadas pedras.
Jim Fuchs (USA), após 1940, utilizando uma técnica diferente da até então conhecida ortodoxa (cuja posição inicial, deslocamento e posição final eram realizadas na posição lateral), conseguiu superar o recorde mundial, com 17.95 m.
*
*
*
- A Técnica do arremesso de peso 
Será analisada a técnica desenvolvida por Parry O'Brien. Nela, na posição inicial, o atleta está de pé, virado para trás, em relação ao sentido do lançamento
a técnica será dividida em fases, de acordo com os diversos movimentos realizados na execução do arremesso
*
*
*
- Empunhadura
O atleta pega o peso de modo que o mesmo fique repousado sobre a base (calo) dos dedos. 
O dedo mínimo e o polegar servem de apoio lateral, enquanto que os outros três dedos da mão ficam ligeiramente afastados.
*
*
*
- Posição inicial 
O arremessador posiciona-se de pé, em afastamento antero-posterior das pernas na parte posterior do círculo e de costas para o setor de arremesso.
*
*
*
- Deslocamento
O corpo do atleta na posição descrita tem um certo grau de inércia que para ser quebrado, requer movimentos preliminares, antes de iniciar o deslocamento propriamente dito.
Após esta seqüência, inicia-se o deslocamento, quando a perna esquerda é lançada energicamente para trás e para baixo, ao mesmo tempo que a perna direita sofre um deslocamento para trás, no sentido do arremesso. 
*
*
*
Direção do arremesso 
Direção do arremesso 
Direção do arremesso
*
*
*
– Posição de arremesso 
Esta fase técnica se caracteriza logo após o deslocamento, com o assentamento de ambos os pés no solo.
*
*
*
- Arremesso de peso propriamente dito 
A ação do arremesso, conduzido pela perna direita, inicia-se com uma extensão clara de ambas as pernas e uma rotação e elevação do tronco(1).
Nos movimentos que se sucedem é importante o emprego sucessivo da perna direita, do lado direito dos quadris e do tronco(2). 
*
*
*
 O peso é impelido com uma extensão total e simultânea das pernas, tronco e braço direito. Está ação vulgarmente denominada de “tapinha”, num ângulo aproximado de 40º. 
*
*
*
 - Reversão
 A ação final coloca o arremessador de frente para a direção do arremesso, animado de uma grande velocidade, em conseqüência das ações anteriores.
*
*
*
CARACTERÍSTICAS DO ARREMESSADOR DO PESO 
Considerando para a formação de base, qualquer atleta (independente da idade, da estatura ou do peso), pode aprender esta modalidade. 
Muitos dos grandes arremessadores de peso são pessoas altas e corpulentas.
As qualidades físicas mais importantes para o arremessador de peso são a força e a velocidade.
Devido a característica física de cada pessoa ser desenvolvida com a prática esportiva, a estatura não admitir alterações e o peso ser modificado até um certo limite, é importante a conscientização do jovem sobre as características físicas do arremessador de peso antes de prática-lo.
*
*
*
 Alguns exemplos de especialistas de arremesso de peso de alto nível, considerando a influência da estatura e do peso nos resultados obtidos, conforme o quadro a seguir:
*
*
*
 Os valores médios de idade, estatura e peso dos seis melhores atletas do arremesso do peso, em Jogos Olímpicos.
*
*
*
Regras de Arremesso de peso
 
 A competição 
 O peso
 O setor de queda
*
*
*
Regras de Arremesso de peso
 A competição 
 Quando houver mais de 8 competidores cada um terá direito a 3 tentativas.
 O arremesso deverá ser feito dentro do círculo.
 O peso deve ser arremessado partindo do ombro com uma só mão.
 Será uma falta se o competidor, após ter entrado no círculo e ter iniciado sua tentativa, tocar qualquer parte do seu corpo no terreno fora do círculo. 
*
*
*
Regras de Arremesso de peso
O peso
*
*
*
Regras de Arremesso de peso
O setor de queda
Será cinza, grama ou material adequado sobre o qual o peso deixará sua marca.
A inclinação máxima permitida do setor de queda no sentido do arremesso não deverá exceder de 1:1000.
Será marcado com linhas brancas 50mm de largura e são prolongadas passando pelo centro do círculo formando um ângulo de 40°.
Terá uma bandeira ou outra marca para assinalar o melhor arremesso dos competidores.
Terá também uma bandeira ou outra marca para assinalar o recorde mundial. 
*
*
*
*
*
*
O CÍRCULO
*
*
*
Consideração final
 O lançamento do peso é uma prova em que, muitas vezes, só se alcança o máximo de performance, ao trajeto de uma longa carreira. Portanto, não é difícil ver um atleta que começou aos 15 ou 16 anos alcançar o seu máximo depois dos 8 a 13 anos de treino intensivo. 
 Entre os melhores especialistas mundiais de ambos os sexos há alguns com 25 anos ou mais. Perry O’Brien (USA) obteve um recorde mundial com 28 anos e G. Zybina (URSS) o elevou o seu máximo quando já tinha 31 anos de idade. 
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Atividades Pedagogicas para arremesso de peso.
Atividades:
*
*
*
1ºAtividade:
Bola por sobre a corda, em diversas variantes. Uma corda é estendida a uma altura de 2m, que divide uma área de jogo em duas metades iguais, com 10x10m cada uma. Nos dois campos, as equipes estão distribuídas de tal maneira que oferecem uma boa cobertura de sua área. A bola, é arremessada por sobre a corda, deve ser devolvida imediatamente. Se a bola tocar no solo, a equipe adversária marcara um ponto.
Modificações em relação ao arremesso da bola: a) A bola deve ser lançada com uma só mão, b) a bola deve ser lançada a partir da posição de cócoras. 
*
*
*
2º Atividade:
Qual o grupo que emprega o menor numero de arremessos para vencer a distancia d uma área de jogo ?
Três a cinco grupos fazem arremessos competitivos. Em cada grupo faz se os arremessos cada um a sua vez. Vence o grupo que com o menor numero de arremessos alcançar o espaço determinado. 
*
*
*
3º Atividade:
Uma corda é presa nos postes de nossas instalações para lançamentos e colocada mais uma para cima, em cada passagem. Observar qual grupo o maior número de jogadores alcança a maior altura. Fazemos os arremessos com ambos os braços e prestamos atenção para a extensão completa do corpo. 
*
*
*
4º Atividade:
Revezamento de arremesso de peso. Este revezamento pode ser treinado sob forma de ziguezague, em fileiras, se defrontando ou como revezamento ou como revezamento a partir da posição de cócoras. 
*
*
*
5º Atividade:
     Arremessos a partir da posição parada para dentro de uma “janela” formada por duas cordas: habituar-se a alturas determinadas,por ocasião do arremesso.
*
*
*
6º Atividade:
O mesmo, a partir do movimento preparatório acentuado. Isto é, após leve flexionamento do joelho direito, fazer a extensão vertical imediata do tronco e das pernas; somente, então, introduzir o movimento mais rotativo do “golpe de ombro”, juntamente com o trabalho do braço. O ombro esquerdo é o “ponto de rotação”, por isto, levar o braço esquerdo para junto do corpo e não golpeá-lo para trás. Somente depois do arremesso, levantar do solo a perna de trás. 
*
*
*
7º Atividade:
Alunos divididos em duas colunas. O primeiro de cada coluna lança o peso. Seus parceiros marcam o ponto da queda do peso e, deste ponto aos próximos de cada coluna, lançam o peso e assim sucessivamente. Vence a equipe
que conquistar maior espaço. 
*
*
*
8º Atividade:
Alunos em coluna. Realizar o movimento de arremesso de peso, lançando-o o mais longe que puder, acima de uma corda estática colocada a uma altura de 1,70m.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais