Buscar

Atletísmo aula1 2014

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ATLETISMO
*
ATLETISMO
DEFINIÇÃO 
 O atletismo, desporto natural por excelência, constitui por si mesmo a preparação física mais completa e permite ao ser humano o reencontro com gestos ativos, é a modalidade desportiva onde são realizadas as provas de marcha, corridas, saltos, lançamentos e provas combinadas
*
ATLETISMO
HISTÓRICO
De acordo com Soares(1984) a história do atletismo pode ser dividida em três períodos: o primeiro, desde suas origens, nas civilizações primitivas, até à extinção dos antigos jogos olímpicos; o segundo, da Idade Média, até os educadores vitorianos os quais introduziram os esportes nas escolas inglesas, definindo-os, codificando-os e mais tarde difundindo-os pela Europa; e o terceiro, do ressurgimento dos jogos olímpicos, em 1896, até o atletismo dos dias atuais.
*
ATLETISMO
DESDE SUAS ORIGENS, NAS CIVILIZAÇÕES PRIMITIVAS, ATÉ A EXTINÇÃO DOS ANTIGOS JOGOS OLÍMPICOS
O mais antigo registro de competições de atletismo data de 776 a.C., mas é certo que estas atividades, incluindo provas de pista e campo, foram praticadas muitos séculos antes. Já nas primitivas civilizações, o homem cultivava o gosto de competir, medindo sua força, rapidez e habilidade. Os exercícios destinados a aprimorar ou a manter a saúde do corpo decorriam da própria luta pela sobrevivência. Obrigados a enfrentar, de início, inúmeros obstáculos naturais e, mais tarde, o seu semelhante, o homem apurou seus instintos de correr, saltar e lançar. O uso de paus e pedras, como armas, deu lugar ao de lançar, dardos e espadas.
*
ATLETISMO
“O estádio tinha a forma de letra U, com 211 por 23m. A corrida, ou dromo (grego drómos, latim drõmos), era disputada num percurso de 192,27 m, distância que os gregos diziam equivaler a 600 pés de Hércules, herói mitológico cujas façanhas, segundo a lenda, estariam ligadas à própria origem dos jogos”.			 ( LANCELLOTTI, 1996)
*
ATLETISMO
Os romanos, ao assimilarem a cultura grega, já no século I d.C., prosseguiram com a tradição dos jogos olímpicos, embora com espírito mais recreativo do que competitivo, até que, em 393, o imperador Teodósio se converteu ao cristianismo. Para ganhar o perdão de Ambrósio, bispo de Milão, concordou em suprimir todas as festividades pagãs, inclusive os jogos olímpicos.
*
ATLETISMO
DA IDADE MÉDIA AO PERÍODO VITORIANO
O atletismo dos romanos apresentou uma fase de decadência em relação ao dos gregos, não só por ser menos competitivo e sem fins educativos, mas também porque o atleta, em geral escravo ou prisioneiro de guerra, estava longe de gozar o prestígio social dos antigos competidores gregos. Como o gladiador, ele era treinado para divertir, no circo ou no anfiteatro.
*
 Os séculos que separam Teodósio ao ano de 1154 - quando se vai encontrar o primeiro registro de provas de atletismo na Idade Média - foram de total abandono das competições de pista e campo. A não ser pelos jogos de alguns povos da América pré-colombiana e uma ou outra atividade isolada em poucos países do Oriente, quase sempre ligada às corridas a pé, não houve atletismo organizado nesse período e mesmo depois.
ATLETISMO
*
ATLETISMO
“Coube exatamente aos ingleses reviver, de forma definitiva, as competições clássicas de pista e campo. Os povos das ilhas Britânicas sempre apreciaram os esportes. Mesmo durante as proibições reais, eles os esportes reais, eles os praticavam, ou clandestinamente ou pelos favores de autoridades benevolentes. O gosto pela recreação ao ar livre levou-os a criar ou a adaptar uma variedade de jogos, muitos dos quais têm popularidade em todo o mundo, nos dias de hoje. No início do século passado, com reforma que os educadores vitorianos introduziram nas escolas públicas, foram aproveitados os princípios defendidos por Thomas Arnold, na Rugby School”. 					 (Revista Brasil , 1996)
*
ATLETISMO
“As provas regulamentadas pelos educadores vitorianos - e que serviram de ponto de partida para o moderno programa de competições atléticas - compreendiam as quatro modalidades clássicas dos gregos (corrida, salto em distância, lançamentos de dardo e disco) e muitas variantes por eles criadas ou adaptadas. As corridas eram disputadas em várias distâncias, a menor de 110 jardas; a maior de 3 a 4 milhas. Além de salto em distância, havia o de altura, o triplo (que se inspirava nos três saltos isolados dos gregos) e o com vara, cuja origem se situa nos antigos métodos ingleses de pular sobre valas, riachos e canais, com o auxílio de varas.
Aos lançamentos de dardo e disco, acrescentaram-se os de peso e martelo, este de origem celta e muito popular, havia séculos na Escócia e na Irlanda. Havia ainda, uma forma rudimentar de revezamento (corridas entre equipes, com passagem de bastão de um corredor para outro) e provas combinadas nos moldes de pentatlo” 
*
ATLETISMO
DOS JOGOS OLÍMPICOS, EM 1896, ATÉ O ATLETISMO DOS DIAS ATUAIS.
O Atletismo, como o conhecemos hoje, data dos primeiros Jogos Olímpicos Modernos realizados em Atenas em 1896, A Federação Internacional de Atletismo Amador(IAAF) foi criada em 1912.
Hoje a ligação do esporte com a vida social é maior. Os desportos atléticos em pista ou em campo são modalidades independentes, com prática específica, com técnicas próprias de execução, com os seus próprios métodos de aprendizagem e com suas próprias regras de competição.
*
ATLETISMO
ATLETISMO NO BRASIL
Ingleses e alemães radicados no Brasil foram os precursores do esporte organizado no país. 
”Em 1880, já existia, no Rio de Janeiro, o Club Brasileiro de Cricket, onde se vendiam poules de aposta para as corridas a pé, realizadas entre jogos de críquete e provavelmente de golfe. Em São Paulo o primeiro a ser fundado - 3 de maio de 1888 - foi o São Paulo Athletic, de início só para a prática do críquete, mais tarde promovido também, torneios de corridas a pé, ginástica, golfe e futebol. 
*
ATLETISMO
A esses se seguiram ainda em São Paulo, Club Alemão de Ginástica (1888), a Associação Atlética Mackenzie Collage (1898), o Sport Club Internacional (1899) e Club Atlético Paulistano (1900); em Niterói, a Rio Cricket and Athletic Association, por volta de 1899; e em Porto Alegre, várias agremiações dirigidas por alemães, dedicadas à ginástica, jogos com bola e provas atléticas” 
*
ATLETISMO
ATLETISMO MINEIRO
O Atletismo Mineiro iniciou suas atividades de forma regulamentar no final da década de trinta, mais precisamente, no dia nove de dezembro de 1937, justamente quando era criada a Federação Mineira de Atletismo (FMA). Sua criação foi efetivada com a participação dos seguintes clubes: América Futebol Clube; Clube Atlético Mineiro; Cruzeiro Esporte Clube; Minas Tênis Clube; Sport Clube Payssandu e Ginástico de Juiz de Fora. 
*
ATLETISMO
Divisão: 
 O atletismo se divide em provas de pista e de campo sendo:
De pista: corridas
De campo: Os saltos, os arremessos e os lançamentos.
Nas provas de pista estas se classificam:
QUANTO A ORGANIZAÇÃO
QUANTO AO DESENVOLVIMENTO
QUANTO AO ESFORÇO
*
ATLETISMO
1-QUANTO A ORGANIZAÇÃO
1.1-BALIZADA 
 O CORREDOR FAZ SEU PERCURSO DENTRO DE 2 LINHAS LIMÍTROFES.
•100m.(M/F) -200m.(M/F) -400m (M/F)
•100m. C/ BARREIRA (F) -110 M C/ BARREIRA (M)
•REVESAMENTO 4X100 m (M/F)
*
ATLETISMO
1.2-SEMI-BALIZADA 
O CORREDOR PERCORRE UMA PARTE DO PERCURSO DENTRO DA BALIZA (RAIA), E DEPOIS CORRE EM RAIA LIVRE
•800m (M/F)
•REVESAMENTO 4X400m (M/F) 
*
ATLETISMO
 1.3-NÃO BALIZADA 
O CORREDOR PODE POSICIONAR-SE EM QUALQUER RAIA, FAZ O PERCURSO TODO EM RAIA LIVRE
•
•1500m (M/F) -5000m (M/F) 10.000m (M/F)
MARATONA(42,195)
•3000m COM OBSTÁCULOS (M/F)
*
ATLETISMO
2-QUANTO AO DESENVOLVIMENTO
2.1-RASAS
PERCURSO FEITO SEM OBST’ACULOS
-100m/r -200m -400m -800m -1500m -5000m -	 10.000m
2.2-COM OBSTÁCULOS
PERCURSO COM ALGUM OBSTACULO
-100m c/b(F)-110m(M)-400m (M/F) -3000m C/ OBSTÁCULOS
*
ATLETISMO
3-QUANTO AO ESFORÇO
3.1-VELOCIDADE PURA
IMPRIMIR A MÁXIMA VELOCIDADE EM TODO O PERCURSO. RESISTÊNCIA ANAEROBICA
•100m RASOS (M/F) -200m RASOS (M/F)
-110MC/ BARREIRAS -100m C/ BARREIRAS (F)
3.2-VELOCIDADE PROLONGADA
NÃO CONSEGUE MANTER A VELOCIDADE TODO TEMPO DA CORRIDARESISTÊNCIA ANAEROBICA LATICA
•400m (M/F) - 400m COM BARREIRAS (M/F)
*
ATLETISMO
3.3- MEIO FUNDO -INTERMEDIÁRIO ENTRE FUNDO E PROLONGADA.
•800m(M/F) - 1500m (M/F) RESISTÊNCIA AEROBICA/ANAEROBICA
3.4-FUNDO - RÍTMO LENTO
•5.00M (F) - 10.000m(M) RESISTÊNCIA AERÓBICA
3.5-GRANDE FUNDO-DURAÇÃO LONGA
MARATONA (RESITÊNCIA AERÓBICA) 
*
ATLETISMO
PROVAS DE CAMPO
SALTOS	
HORIZONTAIS	-DISTÂNCIA
				-TRIPLO
		
VERTICAIS		-ALTURA
				-VARA
*
ATLETISMO
ARREMESSOS E LANÇAMENTOS
LINEARES	
			-A. PESO
			-L.DARDO
			-PREDOMINA A IMPULSÃO
ROTATÓRIOS 
			-L. DISCO
			-L. MARTELO
			-A. PESO
			-PREDOMINA FORÇA 					 CENTRÍFUGA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais