Buscar

Aula 10 cont met e prat do ens de hist e geog

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 10 – conteúdo metodologia e prática do ensino de história e geografia
	1a Questão
	
	
	
	Mede principalmente o que o aluno não sabe, sem se preocupar com seus avanços e conquistas¿. Esse trecho refere-se ao seguinte instrumento de avaliação:
		
	
	o trabalho de pesquisa;
	 
	a prova;
	
	o trabalho em grupo;
	
	a ilustração de textos;
	
	os jogos no pátio;
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma ideia central da avaliação formativa é que ela deve ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar. A concepção de aprendizagem norteadora dessa proposta nos informa que
		
	
	a aprendizagem é linear, e o significado que os professores dão ao seu ensino deve ser priorizado no processo de aprendizagem dos seus alunos.
	
	a aprendizagem é unilateral, um processo um que o professor ensina para que o aluno reproduza as informações, cabendo aos professores apenas classificar aqueles que devem ser aprovados ou reprovados.
	 
	a aprendizagem é construída por ensaios, tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços; um indivíduo aprenderá melhor se o seu meio envolvente for capaz de lhe dar respostas e regulações sobre diversas formas.
	
	o ensino e a aprendizagem são os objetivos mais importantes da escola, cabendo aos educadores corrigir os erros dos alunos para que estes possam ser aprovados ou reprovados com justiça.
	
	o ensino e a aprendizagem são processos complexos e contínuos, que devem ser realizados em parceria, para o professor ressaltar os resultados finais de seus alunos e promover a qualidade do ensino.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A avaliação é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia democrática de gestão educacional. Para que isso se efetive é necessário que ela apresente algumas características ou atributos. A seguir estão listadas quatro dessas características, mas apenas três são coerentes com a afirmativa inicial. Leia com atenção as quatro características da avaliação. I. Ser comprometida com a emancipação social. II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna. III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão. IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar. Assinale a alternativa que indica o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão.
		
	
	I, II e IV.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	I, III e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Várias pesquisas têm demonstrado que, muitas vezes, a escola organiza um currículo formal desarticulado da cultura dos seus educandos e negligencia a questão da aprendizagem significativa. Se assumirmos uma perspectiva crítica e histórica do currículo e da avaliação, torna-se necessário que se faça
		
	
	a construção de práticas e processos avaliativos que levem em consideração apenas e tão somente a fundamentação teórica.
	 
	o contraponto entre o currículo formal e o significado das aprendizagens na visão dos alunos, garantindo a participação coletiva e democrática nos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação.
	
	uma distinção entre o currículo formal e a proposta pedagógica da escola, colocando a avaliação da aprendizagem, prioritariamente, a serviço do ensino.
	
	uma análise cuidadosa de como são construídas as grades curriculares para que se garanta a transmissão de conhecimentos válidos cientificamente.
	
	uma avaliação do discurso oficial do governo e da proposta pedagógica da escola para verificar os pontos de aproximação e de divergência, a fim de consolidar a política governamental.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A avaliação, visa à reprodução do conteúdo exposto em sala de aula, utilizando para isso instrumentos como provas, exames, chamadas orais, exercícios etc., nos quais a exatidão das respostas é muito importante para o processo, e o erro é visto como falta de aprendizagem. Esse conceito de proposta de avaliação é referente à qual abordagem?
		
	
	Cognitivista ou construtivista
	
	Sociocultural ou interacionista
	
	Comportamentalista.
	
	Humanista
	 
	Tradicional ou conteudista
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Nos últimos anos, a questão da avaliação tem sido objeto de pesquisa. Estudos mostram a insatisfação dos professores e de outros profissionais envolvidos com o tema. Principalmente com as práticas tradicionais, nas quais o sentido político da avaliação está ligado à questão do poder. Identifique a alternativa que versa sobre avaliação diagnóstica:
		
	 
	Exige a reflexão , passo a passo, das ações e das manifestações dos alunos, para que não se instale um trabalho didático em verdades prontas, adquiridas e pré-fabricadas.
	
	se limita ao momento final do processo: ela o acompanha em sua trajetória de construção cotidiana.
	
	Não considera o princípio da contradição
	
	A nota é usada para manter a disciplina e moldar atitudes de acordo com os padrões desejáveis pelo professor.
	
	a grande preocupação do professor é saber quanto o aluno merece e a do aluno é saber quanto precisa para passar.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Que médico classificaria seus pacientes, de menos doente ao mais gravemente atingido? Que médico pensaria em administrar um tratamento coletivo para os doentes com sintomas semelhantes, sem antes verificar as característica físicas dos pacientes ? Ao contrário, ele determina, para cada um de seus doentes, um diagnóstico individualizado, estabelecendo uma ação terapêutica sob medida. Na escola precisamos aproveitar essa metodologia dos médicos... Essa reflexão nos leva a uma proposta de avaliação na qual:
		
	 
	D- consideram-se os erros e os obstáculos como ocasiões de aprender;
	
	B- criam-se lados opostos para o professor e o aluno;
	
	C- desenvolve-se uma relação utilitarista com o saber;
	
	E- traz-se a discussão da dificuldade da aprendizagem por razões exclusivas dos alunos.
	
	A- faz-se apreciações de desempenho quantitativos;
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Essa avaliação não adota testes, provas, notas, exames ou coisas semelhantes, uma vez que o conhecimento nessa abordagem não pode ser mensurado. Os defensores dessa abordagem propõem uma avaliação que considere o desenvolvimento do aluno: a passagem entre o conhecimento prévio e o conhecimento novo. São valorizadas as construções do aluno quanto às noções de conservação, proporção e as operações que consegue realizar, como operações, classificações, ordenações etc. O erro é analisado numa perspectiva de superação para melhoramento do conhecimento em construção. (CEREJA, 2007, 182-183). Esse conceito de proposta de avaliação é referente à qual abordagem?
		
	
	Tradicional ou conteudista
	
	Sociocultural ou interacionista
	 
	Cognitivista ou construtivista
	
	Comportamentalista
	
	Humanista

Outros materiais