Buscar

av micro alimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201703524159)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Avalie as afirmações:
I - A garantia de segurança na qualidade de alimentos é responsabilidade do governo, indústria e consumidores. 
II - O maior número de contaminação de alimentos ocorre nas residências, restaurantes, escolas, creches. 
III - Bactérias patogênicas não são exigentes quanto aos valores de pH. 
IV - As barreiras naturais do organismo humano ao ataque de microrganismos são pH estomacal, as enzimas digestivas, microbiota natural, o sistema imunológico.
V - Cozimento, conservação, transporte inadequados de alimentos, contaminação cruzada e falta de higiene não são causas de ocorrência de DTAs.
Estão corretas:
	
	
	
	I, II e III
	
	I, II e V
	
	II, III e IV
	
	I, III e V
	 Certo
	I, II e IV
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201704566421)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É considerado valor de pH ótimo para o desenvolvimento da maioria das bactérias:
	
	
	
	4
	 Certo
	7
	
	2
	
	3
	
	5
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201703518818)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O leite é um excelente meio de cultura para os microrganismos devido as suas características intrínsecas. Qual das alternativas abaixo não é considerada característica intrínseca.
	
	
	
	pH. Os microrganismos têm valores de pH mínimo, ótimo e máximo para sua multiplicação. Verifica-se que pH em torno da neutralidade, isto é, entre 6,5 e 7,5, é o mais favorável para a maioria dos microrganismos.
	
	Composição química. Para que a multiplicação microbiana seja possível, os seguintes nutrientes devem estar disponíveis: água, fonte de energia, fonte de nitrogênio, vitaminas e sais minerais.
	
	Potencial de oxi-redução. Os processos de oxidação e redução estão relacionados com a troca de elétrons entre compostos químicos.
	
	Atividade de água. Um dos requerimentos mais importantes para sobrevivência dos microrganismos é a disponibilidade de água, definido como a relação entre a pressão parcial de vapor da água contida no alimento e a pressão de vapor da água pura, a uma dada temperatura.
	 Certo
	Umidade relativa. Há uma correlação estreita entre a atividade de água de um alimento e a umidade relativa de equilíbrio do ambiente.
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201704429158)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre a microbiologia dos alimentos, dadas as proposições a seguir: I. Os chamados fatores intrínsecos não interferem na multiplicação dos microrganismos. II. São considerados fatores intrínsecos: pH, oxigênio e temperatura do meio. III. São considerados fatores extrínsecos: quantidade de nutrientes, temperatura e presença de outros microrganismos. Considera-se que:
	
	
	 Errado
	apenas II e III estão corretas.
	
	I, II e III estão corretas.
	 Certo
	I, II e III estão incorretas.
	
	apenas I está correta.
	
	apenas I e II estão corretas.
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201703701395)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	UEPB/ 2010. As principais fontes de contaminação dos alimentos por microrganismos são:
	
	
	
	Solo e água, Plantas, Utensílios, Trato intestinal, Manipuladores de alimentos, Ração animal, aves, Ar e pó.
	
	Piscinas, Plantas, Utensílios, Trato intestinal, Manipuladores de alimentos, Ração animal, Pele de animais, Ar e pó.
	 Certo
	Solo e água, Plantas, Utensílios, Trato intestinal, Manipuladores de alimentos, Ração animal, Pele de animais, Ar e pó.
	
	Solo e água, Plantas, Utensílios, Trato espinotalâmico, Manipuladores de alimentos, Ração animal, Pele de animais, Ar e pó.
	
	Solo e água, sol, Utensílios, Trato intestinal, Manipuladores de alimentos, Ração animal, Pele de animais, Ar e pó.
	Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201704565037)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É um bacilo Gram-positivo, não formador de esporo, anaeróbio facultativo. Apresenta crescimento na faixa de 2,5 a 44ºC, embora existam relatos sobre o crescimento a Oº C. Este microrganismo suporta repetidos congelamentos e descongelamentos.
	
	
	
	Escherichia coli
	
	Shigella
	
	Salmonella tiphy
	 Certo
	Listeria monocytogenes
	
	Bacillus cereus.
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201703524768)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Há cerca de trinta anos, os cientistas começaram a prestar atenção a um grupo de doenças degenerativas do sistema nervoso, chamadas encefalopatias espongiformes, que ocorrem tanto em bichos como em seres humanos. Nelas, as células do cérebro se deformam e, depois, começam a desaparecer. A questão é que seu agente infeccioso nunca ficou muito claro. Centenas de testes mostravam que não era uma bactéria, um fungo, um vírus, enfim, não era nada conhecido. Esse agente, culpado e misterioso, terminou batizado com o nome de príon, que em si não significa algo em especial. Simplesmente, a palavra príon designa uma forma ou espécie de agente transmissível que a ciência ainda não conseguiu identificar. Os príons geram doenças:
	
	
	
	ao se multiplicarem nos neurônios
	
	ao infectarem o epitélio intestinal
	
	quando contaminam a água
	
	quando geram supressão do sistema imunológico
	 Certo
	quando há mudança na conformação espacial dos polipeptídeos (príons) saudáveis
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201703518813)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Atualmente, a indústria de gelados comestíveis que produzem alimentos prontos para consumo, tem realizado um maior controle das DTA¿s (Doenças Transmitidas por Alimentos), em especial do bacilo Gram-positivo, não formador de esporos, catalase positivo e anaeróbio facultativo que pode resistir a sucessivos congelamentos e descongelamentos, ou seja, tem capacidade de se multiplicar entre temperaturas entre 2,5°C e - 44°C e sem grandes exigências nutricionais. Numa das alternativas abaixo, está indicado corretamente o microorganismo que está sendo caracterizado. Assinale-a.
	
	
	 Certo
	Listeria monocytogenes
	
	Salmonella spp
	
	Clostridium perfringes
	
	Staphylococcus aureus
	
	Bacillus cereus
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201703524746)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Anvisa, o mel só deve ser usado em crianças depois de um ao de idade, tal fato é em decorrência de uma possível infecção conhecida botulismo. As crianças com essa idade são mais expostas :
	
	
	
	pois ainda estão sendo amamentadas
	 Certo
	pois não apresentam a microbiota totalmente formada
	
	pois ainda não usaram probióticos
	
	pois não foram vacinadas
	
	pois usam antibióticos freqüentemente
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201704565158)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Este microrganismo é largamente distribuído na natureza, sendo o solo o seu reservatório natural. Por esta razão contamina facilmente alimentos como vegetais, cereais e condimentos.Pode causar duas formas distintas de gastrenterite: a síndrome diarreica e a síndrome emética. Vários estudos têm demonstrado que este microrganismo faz parte da flora fecal de indivíduos normais, havendo algumas indicações que sua presença é mais comum nos meses de verão, e dependentes dos hábitos alimentares. Entretanto esta bactéria não coloniza o intestino, não persistindo por longos períodos.
	
	
	
	Clostridium botulinum
	
	Listeria monocytogenes
	 Certo
	Bacillus cereus
	
	Shigella
	
	Salmonella typhi
	Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201703527781)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As doenças transmitidas pelo alimento apresentam algumas classificações, sendo que a caracterizada pela ingestão de toxina pré-formada pelo microrganismo em alimento é a:
	
	
	
	infestação.
	
	alergia.
	
	infecção.
toxinfecção.
	 Certo
	toxinose.
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201704551128)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As toxinfecções são doenças transmitidas por alimentos decorrentes da ingestão de quantidades aumentadas de bactérias na forma vegetativa, que liberam toxina no trato gastrointestinal ao esporular, porém sem colonizar. A respeito das toxinfecções alimentares, é correto afirmar:
	
	
	 Certo
	O Clostridium perfringens produz endoenterotoxina no intestino, quando ocorre esporulação, após a ingestão de grande quantidade de formas vegetativas, sendo um dos exemplos clássicos de agente causador de toxinfecção alimentar.
	
	O Bacilus cereus emético causa um quadro de infecção intestinal, e o Bacilus cereus clássico causa intoxicação alimentar típica, ambos formadores de esporos, sendo destruídos pela cocção e pelo reaquecimento dos alimentos, pois morrem em 5 minutos a 100 ºC.
	
	Giardia lamblia e Trichinella spiralis são exemplos de agentes causadores de toxinfecções alimentares.
	
	O Staphylococcus aureus causa um quadro típico de toxinfecção alimentar, caracterizado por um período de incubação de 1 a 6 horas, predominando diarreia e febre e, raramente, vômitos e náuseas.
	
	São exemplos de agentes causadores de toxinfecções alimentares: Clostridium botulinum, Bacilus cereus clássico, Salmonella sp. e Vibrios patogênicos.
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201703701975)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A toxina botulínica é um dos mais potentes venenos conhecidos. Um de seus sorotipos (tipo A) vem sendo utilizado com sucesso no tratamento de certos espasmos musculares, além de ter uso cosmético. Os sintomas dificuldade em falar e engolir (disfagia), secura na boca e garganta, ptose e visão alterada são observados no botulismo devido à ingestão de alimentos contaminados com toxina botulínica. No botulismo alimentar, os sintomas acima são acrescidos de fraqueza muscular generalizada, podendo ocorrer paralisia muscular do tipo flácida, além de retenção urinária e hipotensão sem taquicardia reflexa.
Em relação aos sintomas acima, a toxina botulínica: 
I - tem ação neurotóxica, através do bloqueio da liberação do neurotransmissor acetilcolina nas junções neuromusculares;
II - tem ação nefrotóxica; 
III - tem ação hepática 
São corretas as alternativas:
	
	
	
	III, apenas
	 Certo
	I, apenas
	
	I e II, apenas
	
	I, II e III
	
	II, apenas
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201704436405)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando as condições sanitárias e higiênicas em que se encontram os alimentos podem ser fator de doenças em várias circunstâncias para o homem, assinale a opção incorreta:
	
	
	 Certo
	Infecções na pele ou pequenos resfriados nos manipuladores não constituem risco de contaminação dos alimentos.
	
	Os alimentos podem ser contaminados por organismos patogênicos ao homem, como por exemplo, o Bacillus Cereus;
	
	Os alimentos podem ser contaminados por toxinas produzidas por microrganismos como o Clostridium Botulinum;
	
	Os alimentos podem ser contaminados por manipulação de utensílios ou louças mal lavadas;
	
	Nunca se deve comprar alimentos que apresentem embalagens danificadas ou latas estufadas;
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201703524760)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Existem parâmetros intrínsecos que afetam o crescimento microbiano, desses fatores, os constituintes microbianos mantém a estabilidade dos alimentos diante do ataque microbiano, podemos citar como um desses constituintes:
	
	
	
	umidade relativa do meio
	 Certo
	lisozima
	
	quantidade de nutrientes
	
	pH
	
	Eh
	Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201704568795)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na emergência de um hospital, no início da manhã, foi atendido um casal que, após jantar em casa de amigos, apresentou visão prejudicada, dificuldade para falar, engolir e respirar, além de evidências de paralisia muscular. Eles relataram ter consumido sucos e torradas com patês de salmão enlatado, frango com ricota e picles (pepino em conserva). Os sintomas relatados são clássicos de enfermidade transmitida por alimentos causada por
	
	
	
	Escherichia coli.
	
	Salmonella.
	
	Bacillus cereus.
	
	Staphylococcus aureus.
	 Certo
	Clostridium botulinium.
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201704138266)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Após comemoração de final de ano em um restaurante, um grupo de pessoas apresentou sintomas de intoxicação alimentar, tais como vômito, diarreia e náuseas. Após análise microbiológica, foi constatado que o chantili estava contaminado. Qual foi o provável microorganismo patogênico envolvido na contaminação do alimento?
	
	
	 Errado
	Staphylococcus aureus
	
	Escherichia coli
	
	Campylobacter jejuni
	
	Salmonella
	 Certo
	Listeria monocytogenes
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201703516224)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Após comemoração de final de ano em um restaurante, um grupo de pessoas apresentou sintomas de intoxicação alimentar, tais como vômito, diarreia e náuseas. Após análise microbiológica, foi constatado que o chantili estava contaminado. Qual foi o provável microrganismo patogênico envolvido na contaminação do alimento?
	
	
	
	Escherichia coli
	
	Listeria monocytogenes
	
	Salmonella
	
	Campylobacter jejuni
	 Certo
	Staphylococcus aureus
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201703701966)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Houve um Surto causado por canjica no refeitório do Hospital Universitário, cujo processamento seguiu as seguintes etapas: ¿ O milho para canjica marca ¿Pororoca¿ foi lavado e colocado de molho no sábado a noite (06/02). ¿ . No domingo (07/02), pela manhã, foi posto para cozinhar em caldeirão, tendo sido acrescentado leite pausterizado ¿Vacapura¿ (chega em latões), coco ralado ¿Muito Bom¿, amendoim da ¿Energético¿ e açúcar. ¿ O início do cozimento foi às 11:00 horas e o término mais ou menos às 15:00 horas (entre 3 a 4 horas de cozimento em caldeirão grande). ¿ Depois de aberto o caldeirão, a canjica foi passada para três panelas de alumínio para esfriar, permanecendo em temperatura ambiente na cozinha. ¿ As funcionárias não recordam a hora exata em que as panelas foram levadas ¿ à câmara-fria, acreditando ter ficado em temperatura ambiente, por um período de 4 a 7 horas. ¿ Na segunda-feira (08/02), ao retirar as panelas da câmara-fria observaram que a canjica não estava bem gelada, "estava um pouco morna¿, quando a levaram para o refeitório como sobremesa (almoço das 11:00 às 13:00 horas). ¿ Após 4 horas a maioria dos estudantes começou apresentar náuseas e vômitos. A partir destas informações as seguintes alternativas são corretas: I ¿ Considerando que o milho é um alimento rico em amido, o período de incubação de 4 horas e os sintomas (náuseas e vômitos) sugere a síndrome emética causada pelo Bacillus cereus,que é uma intoxicação pelo consumo de toxina pré-elaborada no alimento. II- O resfriamento lento na temperatura ambiente por um período de 4 a 7 horas, permitiu que os esporos do B. cereus se transformassem em formas vegetativas e se multiplicassem intensamente. III- A refrigeração da canjica em volumes grandes não permitiu que a temperatura atingisse o centro geométrico do alimento, favorecendo a multiplicação bacteriana. São corretas as seguintes informações:
	
	
	
	( ) II e III apenas
	
	( ) I apenas
	
	( ) I e II apenas
	
	( ) I e III apenas
	 Certo
	( ) I, II e III
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201703704277)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as diversas formas de deterioração ou alteração de alimentos, cita-se a rancificação. A respeito desse processo,
pode-se afirmar que:
	
	
	 Certo
	pode ocorrer de forma oxidativa ou hidrolítica, mas somente a hidrolítica pode ser provocada por microrganismos;
	
	favorece a produção de uréia e amônia, responsáveis pelo odor desagradável.
	
	corresponde a deterioração das proteínas contidas nos alimentos;
	
	provoca a produção de pigmentos lipossolúveis que alteram a viscosidade do alimento;
	
	sua ocorrência, principalmente em carnes, tem origem exclusivamente microbiana;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais