Buscar

SEMINÁRIO 2 BMF310

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMINÁRIO 2 BMF310
Gráfico Cp versus tempo
Observando o gráfico, podemos inferir que a redução da concentração de 100μg/mL para a metade se transcorreram 7 horas, com isso podemos inferir que o t⅟2 = 7 horas
Corrigindo a unidade da dose de 500mg para 500 . 103 μg e calculando o Cp0 (75μg/mL), temos que Vd = Q/ Cp0, onde Vd = 500 . 103 μg/ 75μg/mL, portanto Vd = 6,67 . 103 mL, ou 6,67 L.
Como já temos valores de t1/2 e de Vd, podemos usar a equação t1/2 =0,693 . Vd/Cl para encontrar o valor da depuração sistêmica, então 7h= 0,693 . 6,67.103 mL/ Cl, portanto Cl = 660,33 mL/h.
O modelo farmacocinético utilizado foi o de compartimento único, no qual assume-se que as velocidades de absorção, metabolização e eliminação são proporcionais a concentração do fármaco no compartimento plasmático, com distribuição instantânea.
As vantagens do esquema de doses repetidas residem no fato de que quanto menores e mais frequentes forem as doses, mais se aproximará da infusão contínua e, isso resulta em menores flutuações na concentração. Nesse caso a concentração plasmática aumentará até atingir o equilíbrio, mas nesse equilíbrio ainda há pequenas flutuações. A Cp média de platô é calculada pela seguinte equação: Css = F.D/t . Cl, onde F é o fator de biodisponibilidade, devendo estar entre 0 e 1 para intravenosa, D é a dose administrada, t é o intervalo entre as doses e Cl é a depuração do paciente. Nesse caso temos para o esquema de 6mg de fármaco a cada 6 horas a seguinte Css: Css = 0,6 . 6/ 360 . 0,2 então Css = 0,05mg.
Para o esquema de 12 mg de fármaco a cada 12 horas, temos a seguinte Css:
Css = 0,6 . 12/ 720 . 0,2 Css = 0,05mg.
	Em termos farmacocinéticos é mais vantajoso o esquema de 6mg a cada 6 horas, pois evitaria as maiores flutuações em torno da Css que aconteceriam em um intervalo maior entre as doses, como acontece no esquema de 12 mg a cada 12 horas. No entanto, em termos de maior facilidade e adesão ao tratamento seria melhor o esquema de 12mg a cada 12 horas, pois reduz o número de vezes em que o fármaco será administrado. 
A curva que apresenta os maiores valores de Cp corresponde ao fármaco administrado com carboidratos, a segunda curva com maiores valores corresponde ao fármaco administrado com lipídeos e a curva com os menores valores corresponde ao fármaco administrado em jejum. Esse aumento na Cp relacionado com administração do fármaco concomitantemente a refeição não é a regra, mas no caso do Praziquantel (anti-helmíntico usado na esquistossomose) a ingestão de alimentos, principalmente de carboidratos aumenta a ASC e a biodisponibilidade. Tal aumento da biodisponibilidade pode estar relacionado com a melhor dissolução do fármaco, com o maior fluxo sanguíneo entérico e de alteração na metabolização em função do aumento da atividade digestiva. A ingestão de alimentos talvez favoreça a ação de algum transportador que transporte o Praziquantel.
Para fármacos ligados a proteínas plasmáticas temos o aumento do Cp e redução de Vd e, consequentemente, redução de Cl. Quanto ao efeito do fármaco o mesmo será reduzido, pois apenas fármacos livres podem interagir com os receptores e desencadear seus efeitos. O fármaco ligado também dificulta a distribuição para os tecidos e, como não pode sofrer depuração, uma vez que a mesma só acontece com fármacos livres, o fármaco fica retido na circulação.
As características compartilhadas por duas formas farmacêuticas para serem bioequivalentes é Cmax, Tmax e ASC semelhantes. A Cmax fornece informações sobre a extensão e a cinética de absorção do fármaco. O Tmax fornece informações sobre a cinética de absorção (ou seja a velocidade de absorção)até atingir a Cmax. A ASC fornece informações de quanto do fármaco chega intacto a circulação sistêmica, ou seja a biodisponibilidade deste.
A área sobre a curva é calculada pela área dos trapezoides. Seu interesse farmacocinético está relacionado a semelhança com Cmax, uma vez que ambos fornecem informações sobre a extensão da absorção do fármaco, uma vez que ASC é proporcional a quantidade total de fármaco introduzido no compartimento plasmático, independente da velocidade de entrada, em modelo de compartimento único. Absorção incompleta e metabolização extensa reduzem a ASC.
	Amostra
	Tempo (h)
	Cp (μg/mL)
	ASC (μg/mL . h)
	1
	0
	0
	0
	2
	0,5
	1
	0,25
	3
	1
	11
	3,25
	4
	1,5
	28
	13
	5
	2
	30
	27,5
	6
	3
	21
	53
	7
	4
	17
	72
	8
	6
	9
	98
	9
	8
	4
	111
	10
	10
	2
	117
	11
	12
	1
	120
	12
	18
	0
	0

Outros materiais