Buscar

Arduíno: Plataforma de Prototipagem Eletrônica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica criado em 2005, por MassimoBanzi e David Cuartielles com o objetivo de permitir desenvolvimento de controle de sistemas interativos, de baixo custo e acessível a todos.
O projeto foi criado pensando em amadores, ou seja, não é necessário ter conhecimentos prévios em eletrônica ou programação para iniciar-se no mundo Arduíno.
Com o Arduíno é possível também enviar e receber informações de praticamente qualquer outro sistema eletrônico. Desta forma é possível criar um sistema de captação de dados de sensores, como temperatura, iluminação, processar e enviar esses dados para um sistema remoto por exemplo.
Outra característica importante é que todo material (software, bibliotecas, hardware) é open-source, ou seja, pode ser reproduzido e usado por todos sem a necessidade de pagamento de royalties ou direitos autorais.
O Arduíno foi criado com o intuito de interagir em projetos escolares, e ter um custo menor que os outros sistemas de prototipagem na época em que foi criado. Seu principal objetivo é facilitar a vida dos amantes da eletrônica que buscam uma forma descomplicada de montar seus protótipos. A proposta era desenvolver aplicativos específicos para rodar em circuito eletrônico básico, e a partir destes, a criação de gadgets e eletrônicos de alta qualidade.
SENSOR DE SOM;
O Módulo Sensor de Som é uma placa eletrônica composta por um chip LM393, um trimpot e um microfone. É muito utilizado em projetos robóticos e domóticos ( automação residencial ), atuando em conjunto com microcontroladores, entre eles, Arduino, PIC, Raspberry PI, ARM, AVR, etc.
- O Sensor de Som pode ser utilizado para fazer a segurança residencial, por meio de alarmes de segurança, onde ondas sonoras o ativarão e este disparará o alarme. Outra finalidade em que pode ser aplicado é em projetos de automação residencial, onde por meio de sons, por exemplo, lâmpadas podem ser ligadas através das plataformas de prototipagem.
- O Módulo Sensor de Som possui ainda um trimpot, onde existe a possibilidade de ajustar a sensibilidade para seu acionamento.
- Diversas podem ser as aplicações do Sensor de Som, não obrigatoriamente os exemplos mencionados, vai depender da criatividade do projetista do sistema.

Continue navegando