Buscar

estudo dirigido algas pardas_vermelhas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA - ÁREA BOTÂNICA
DISCIPLINA: SISTEMÁTICA DE CRIPTÓGAMAS 
PROFª ELISANGELA BEZERRA
ALUNO(A): ___________________________________________________________________
ESTUDO DIRIGIDO - PHAEOPHYCEAE E RODOPHYTA
1. Sobre a classificação destes grupos, descreva um pouco sobre a história evolutiva (filogenética) destas algas.
Feófitas: É monofásico (haplobionte diplonte) ou difásico (diplobionte),e algumas espécies tem alternância de geração isomórfica ou heteromórfica Os esporângios são formados em cavidades especiais denominadas de conceptáculos, que podem estar espalhados no talo ou agrupados em porções dilatadas das extremidades dos ramos, denominadas de receptáculos. 
Rodófitas: A linhagem das algas vermelhas foi reconhecida desde o inicio como um grupo independente e monofilético já que não apresenta formas flageladas e possui uma composição de pigmentos semelhante ao das cianobactérias. Os dados moleculares corroboraram a monofilia e independência das algas vermelhas, colocando-as como uma das principais linhagens dentro dos eucariotos. Dados moleculares apontam as Chlorophyta e as Glaucocystophyta como os grupos mais próximos das Rhodophyta.
2. Complete: 
	Característica 
	Feófitas 
	Rodófitas 
	Estrutura celular
	
	
	Pigmentos 
	
	
	Reserva 
	
	
	Habitat 
	
	
	Hábito 
	
	
	Flagelos 
	
	
	Parede celular 
	
	
	Nº táxons
	
	
	Cloroplastos 
	
	
	Pirenoide 
	
	
3. Quanto à morfologia do talo, as algas pardas podem apresentar talo filamentoso, pseudoparenquimatoso ou parenquimatoso. Caracterize-os. 
Talo filamentoso - presente nas formas mais simples, sendo unisseriado ereto, ramificado ou não, partindo de uma porção prostrada. Portanto, é possível a distinção de filamentos rasteiros de fixação e filamentos axiais eretos. 
Talo Parenquimatoso - é formado por células que podem se dividir em vários planos, formando um verdadeiro tecido. Esse talo pode ser cilíndrico ou achatado na forma de fita ou lâmina. Existe uma diferenciação entre medula e córtex. 
Talo Pseudoparenquimatoso - é composto por filamentos justapostos, unidos por mucilagem, em uma massa amorfa ou formando crostas.
4. Como se dá o crescimento do talo nas formas filamentosas e membranosas das rodófitas?
As espécies filamentosas, com crescimento através de uma célula apical, muitas vezes apresentam-se com morfologia cilíndrica com um sistema de crescimento uniaxial. Quando o crescimento ocorre através de várias células apicais, o talo é constituído por vários filamentos, cada um deles apresentando uma célula inicial apical, constituindo-se em um sistema de crescimento multiaxial. Nesses dois tipos de crescimento, as células apresentam-se tão justapostas que em corte transversal podem ser confundidas com células de um parênquima. É possível uma distinção entre células corticais e medulares. As células corticais são pequenas e pigmentadas, enquanto que as medulares são maiores e pouco ou nada pigmentadas.
5. Quais as formas de crescimento que podem ocorrer nas feófitas?
Crescimento intercalar ou difuso - ocorre quando a maioria das células da alga é capaz de se dividir. 
Crescimento tricotálico - as divisões celulares estão localizadas na base de um ou vários filamentos. 
Crescimento apical - ocorre através de uma célula apical, um grupo de células apicais - meristema apical, ou uma margem de células apicais. 
Meristema intercalar - o crescimento ocorre através de divisões celulares de uma zona meristemática (tecido) localizada na base da lâmina.
Meristoderme - é uma camada superficial de meristema presente nas ordens Fucales e Laminariales, que se divide e acrescenta células de uma forma centrípeta. Essas células sofrem divisões periclinais que acrescentam camadas ao córtex, e divisões anticlinais permitindo o aumento de superfície. 
6. Quanto á morofologia dos gametas, quais formas podem ocorrer nas algas pardas e vermelhas? Ilustre.
Feófitas: Isogametas, anisogametas e oogametas.
Rodófitas: Oogametas.
7. As formas de reprodução sexuada em feófitas e rodófitas são bem particulares. As primeiras, desenvolvem órgãos reprodutivos uni ou pluriloculares. Das algas vermelhas cuja oogamia é conhecida, observa-se ciclo de vida difásico e trifásico. Descreva.
Feófitas: Órgão plurilocular - as células produzidas nesta estrutura são móveis e derivadas de mitose. O órgão plurilocular pode aparecer tanto no gametófito quanto no esporófito. Quando ocorre no gametófito (n), funciona como um gametângio, produzindo células haplóides sexuais (gametas). Porém, pode ocorrer desenvolvimento partenogenético desses gametas. Quando ocorre no esporófito (2n), funciona como um esporângio, produzindo células diplóides assexuais (esporos). 
Órgão unilocular - ocorre apenas no esporófito. É formado por uma célula geralmente grande e esférica, e corresponde ao centro da meiose. Após a meiose formam-se quatro ou mais esporos haplóides (sempre múltiplos de quatro).
Rodófitas: Nesse grupo de algas ocorre reprodução vegetativa, espórica e gamética. A reprodução vegetativa pode ocorrer através da fragmentação do talo. A reprodução espórica ocorre através da formação de esporos. Quando são resultantes de meiose, são formados em número de quatro dentro de um esporângio (= tetrasporângio), recebendo o nome de tetrásporos. Estes podem estar arranjados de forma cruciada, zonada ou tetraédrica. A reprodução gamética não é conhecida para todos os gêneros. Nas que possuem reprodução gamética verifica-se a oogamia. O gameta feminino é denominado de carpogônio e apresenta uma porção diferenciada, a tricogine, enquanto que o gameta masculino é denominado espermácio (aplanogameta = aflagelado
8. Pesquise sobre a importância ecológica e econômica destas algas.
Alimentação Humana (ex. Japão) onde das Rodófitas são usadas no preparo do sushi e as Feófitas são preparadas junto a carnes, peixes e sopas.
Extração de ficocolóides (substancia mulcilagenosa)
Produção de Fertilizantes
Extração de ficobiliproteínas utilizados como marcadores fluorescentes
Medicina popular

Outros materiais