exercício de fixação 3 políticas públicas e legislação educacional
8 pág.

exercício de fixação 3 políticas públicas e legislação educacional

Pré-visualização2 páginas
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando nos remetemos ao domínio do Estado, temos um autor o qual foi o primeiro a perceber que para conquistar e manter um Estado sob o seu domínio era necessário mais do que sorte ou proteção divina. Marque abaixo qual é o autor que apresenta características marcantes citadas acima:
Escolha uma:
a. Marx.
b. Lenin.
c. Weber.
d. Poulantzas.
e. Maquiavel.
Para Maquiavel (1996), em sua obra O Príncipe, obter e conservar o poder são os fins imediatos para o exercício político. Em sua obra, o autor dizia ter a resposta para garantir ao príncipe que estivesse no poder a manutenção deste status, e para aquele que desejasse o trono, o autor dizia conhecer as estratégias para obter o trono. A virtú seria a capacidade do príncipe de controle das ocasiões e acontecimentos, ou seja, da fortuna.
Feedback
A resposta correta é: Maquiavel..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Sampaio (2009), em 1834 a partir do ato adicional à Constituição, fica estabelecido que as províncias deveriam criar e custear escolas públicas. De acordo com a autora, quais as consequências desse ato adicional?
Escolha uma:
a. Todas as províncias conseguiram suprir a demanda de vagas.
b. O setor privado surge com as escolas confessionais ou empresariais, que começam a fazer concorrência com as escolas gratuitas.
c. As vilas ou pequenas províncias tiveram pouca oferta de matrículas enquanto que as províncias mais desenvolvidas ampliaram suas ofertas e para dar conta da demanda, surge o setor privado para dar conta da demanda.
Segundo o conteúdo estudado no Livro: \u201cPolíticas Públicas e Legislação Educacional\u201d, página 90, tal modelo impôs às vilas ou pequenas províncias a pouca oferta de matrículas, enquanto as províncias mais desenvolvidas puderam ampliar sua oferta, visto que a relação com a quantidade arrecadada era direta. Segundo Sampaio (2009), à medida que a arrecadação não dava conta da demanda, entrou em cena o setor privado, com escolas confessionais ou empresariais (SAMPAIO, 2009, p. 4).
d. Repetiu-se o processo de descentralização e foram criados impostos sobre a industrialização e comercialização de cada região.
e. Apenas duas províncias não conseguiram suprir a demanda de vagas.
Feedback
A resposta correta é: As vilas ou pequenas províncias tiveram pouca oferta de matrículas enquanto que as províncias mais desenvolvidas ampliaram suas ofertas e para dar conta da demanda, surge o setor privado para dar conta da demanda..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ao discorrermos sobre políticas educacionais no Brasil, pode se perceber sua ligação direta com as leis, pois estas são a expressão formal do direito emanado pelo Estado. As mesmas são resultantes dos debates políticos e textos normativos, estes corrompidos pela visão de mundo de quem os elabora. Dessa forma, torna-se essencial estudar as políticas educacionais e suas relações com os diferentes sujeitos. Marque as alternativas corretas, que estão diretamente relacionadas a isso:
I.A educação enquanto direito subjetivo do cidadão está assegurada pelo Estado Democrático Brasileiro
II.É no interior das instituições representativas do Estado que se constroem as matrizes de sua política educacional.
III. As matrizes de leis são geradas em um processo de correlação de forças por diversos interesses, muitas vezes sendo até antagônicos
IV. As matrizes de leis visam e buscam sanar apenas as principais necessidades da sociedade, da alta sociedade.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Estão corretas apenas as alternativas I, II e III.
A educação enquanto direito subjetivo do cidadão está assegurada pelo Estado Democrático Brasileiro É no interior das instituições representativas do Estado que se constroem as matrizes de sua política educacional. As matrizes de leis são geradas em um processo de correlação de forças por diversos interesses, muitas vezes sendo até antagônicos.
b. Está correta apenas a alternativa III.
c. Está correta apenas a afirmativa IV.
d. Nenhuma das afirmativas está correta.
e. Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas apenas as alternativas I, II e III..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo a lei 11738/2008, nenhum professor poderá receber menos que o valor do piso definido anualmente pelo ministério da Educação em conformidade com a lei do Fundeb. No art. 2º da lei supracitada define quem são profissionais do magistério. Assinale a alternativa que corresponde a esses profissionais.
Escolha uma:
a. Merendeira, serviços gerais e secretaria.
b. Direção, serviços gerais e supervisão.
c. Supervisão, orientação e coordenação educacionais.
O autor aborda importantes marcos nas leis da educação brasileira uma delas é acerca da lei 11.738/2008 que trata do piso salarial dos professores bem como da definição dos profissionais do magistério que são: Supervisão, orientação e coordenação educacionais.
d. Coordenação educacional, secretaria e direção.
e. Professor, coordenador e direção.
Feedback
A resposta correta é: Supervisão, orientação e coordenação educacionais..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A profissionalização do magistério, processo do reconhecimento pela sociedade, da importância política, social, cultural e econômica do professor, corresponde à elevação do nível de formação, à organização de planos de carreira, com acesso via concurso público e remuneração compatível, e à melhora das condições de trabalho dos educadores (BRASIL, 1994).
Considerando o Pacto pela Valorização do Magistério e Qualidade da Educação como um ponto basilar do Plano Decenal de Educação para Todos, assinale a sentença correta.
I. Trata-se política de longo alcance para a profissionalização do magistério, com vistas à elevação dos padrões de qualidade da educação básica
II. Trata-se, sobretudo, de promover a função docente e a instituição educacional pública, respectivamente, como o agente primordial na construção de novos patamares de cidadania, democratização e desenvolvimento.
III. A Valorização do Magistério não tem nada haver com o quesito Qualidade da Educação, pois os que mais ganham não ensinam como deveriam fazer.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Está correta I apenas.
b. Estão corretas I e II apenas.
O Pacto Pela Valorização do Magistério e Qualidade da Educação, ajustado em 10 de outubro de 1994, traduziu as premissas entre as três instâncias do Poder Público e entidades representativas da sociedade civil. Teve por objetivo estabelecer e implementar uma política de longo alcance para a profissionalização do magistério, com vistas à elevação dos padrões de qualidade da educação básica. Por conseguinte, tratou-se, sobretudo, de promover a função docente e a instituição educacional pública, respectivamente, como o agente primordial e como o espaço de realização da equidade e da qualidade do ensino fundamental, sujeito e ambiente central para a atenção integral à criança e ao adolescente, na construção de novos patamares de cidadania, democratização e desenvolvimento.
c. Estão corretas I, II e III.
d. Estão corretas II e III apenas.
e. Está correta II apenas.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas I e II apenas..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/96) foi aprovada pelo Congresso Nacional em 17 de dezembro de qual ano?
Escolha uma:
a. 2000.
b. 1996.
O ano de promulgação de Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394) foi em 1996, identificando que após o número de lei usamos a barra acrescido do ano de aprovação.
c. 2016.
d. 1980.
e. 1990.
Feedback
A resposta correta é: 1996..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Um marco importante para a educação pública brasileira foi a vinda de D. João VI em 1808. Nos anos que permaneceu no Brasil implantou profundas mudanças nas instituições educacionais da