Buscar

Prova Psicologia Institucoinal 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201193571)
	5a sem.: O Processo de Socialização na Escola
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	
A escola não só intervém na transmissão do saber científico organizado culturalmente como influi em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individuação da criança. Cite 3(três) aspectos transmitidos pela escola que influem no processo de socialização das crianças.
Resposta: A escola promove a socialização da criança de forma a adaptar as normas, contribui para o desenvolvimento integral e contribui para a formação dos valores.
Gabarito: 
O aluno deverá descrever 3(três) entre os seguintes aspectos:
 
1. Desenvolvimento das relações afetivas.
2. Habilidade de participar de situações sociais.
3. Aquisição de destrezas relacionadas com a competência comunicativa
4. Desenvolvimento da identidade sexual, das condutas pró-sociais e da própria identidade pessoal.
�
 2a Questão (Ref.: 201201183136)
1a sem.: Movimento Institucionalista
Pontos: 0,5  / 0,5 
Em uma instituição deve-se considerar duas vertentes, o instituído e o instituinte, que significam respectivamente: 
diz respeito às mudanças que vão ocorrer nas instituições e momento de estabilização das instituições.
momento inicial do processo constante de produção e criação de instituições e/ tem uma conotação estática, cumpre um papel histórico-social, importante de regulação da sociedade. 
momento inicial do processo constante de produção e criação de instituições porque as leis, as normas e as pautas são padrões essenciais à vida em sociedade e/ movimento de transformação constante que tende a modificar, operar mutações, transmutações na realidade, dando origem a uma instituição, provocando rupturas nas instituições existentes. 
momento de transformação das instituições existentes e momento de estabelecimento de novas instiutições. 
diz respeito a uma potência, a um movimento de transformação constante que tende a modificar as instituições existentes e/ movimento inicial do processo de produção e criação de instituições. 
�
 3a Questão (Ref.: 201201193551)
2a sem.: A Análise Institucional de Inspiração Sociológica
Pontos: 0,0  / 0,5 
Dentro da Sociologia o conceito de instituição mostra-se um tanto difícil de definir. Além dessa dificuldade em conceituar instituições, há também dificuldade em diferenciá-las das organizações. De fato, são conceitos muito próximos e muitas vezes tratados como sinônimos pela literatura. Analise as afirmativas abaixo quanto às características das instituições e organizações. 
I. Uma diferença básica entre instituições e organizações refere-se ao nível de sistematização das regras e normas sociais; quanto mais sistematizadas, mais se aproximam do que é uma organização. 
II. As normas sociais criadas pelas organizações são feitas apenas para otimizar a obtenção das metas planejadas. 
III. As organizações são expressões de grupos menores do que os observados pelas instituições, tendo objetivos mais claramente definidos que estas últimas. 
IV. A existência de hierarquias representativas de poder é muito menor nas organizações do que nas instituições. 
Estão Corretas as afirmativas: 
somente I e II 
somente I, III e IV 
somente I, II e III 
I, II, III e IV 
somente II, III e IV 
�
 4a Questão (Ref.: 201201296500)
sem. N/A: Burocracia: Lapassade
Pontos: 0,5  / 0,5 
Das afirmativas que se seguem, apenas uma NÃO explicita a concepção de Burocracia de acordo com Lapassade: 
desfaz a divisão no poder entre grupos de decisão e grupos de execução do fazer institucional, gerando uma relação democrática.
apresenta uma forma de organização do poder em que há uma alienação da sociedade na condição de decisão sobre o fazer cotidiano, em favor de grupos ou dirigentes;
apresenta uma organização do poder constituindo-se numa relação de desiguais quanto ao poder para definir o que deve ser feito, bem assim como deve ser feito.
produz relações autoritárias, exclui determinados grupos quanto aos processos decisórios, explicitando a instituição da divisão do trabalho. 
apresenta um tipo de relação de poder que atravessa toda a vida social, desde as relações de produção até o lazer;
�
 5a Questão (Ref.: 201201193563)
4a sem.: O Indivíduo e a Instituição Família
Pontos: 0,5  / 0,5 
A família burguesa (ou moderna) dava ao homem o papel de provedor, responsável por sua manutenção e sustento. À mulher cabia o papel de educadora dos filhos, gerente do lar e da privacidade. Entretanto, essa estrutura familiar não corresponde ao observado atualmente. Analise as afirmativas abaixo quanto à estrutura familiar na atualidade. 
I. Há uma nova assunção de valores e papéis sociais no núcleo familiar, quando a mulher sai para as ruas e passa a receber por sua força de trabalho um salário tal como o homem. 
II. Essa troca de papéis produz lacunas na criação dos filhos; da mãe-educadora surge a mãe-trabalhadora e com isso todas as variáveis implícitas nela. 
III. A crença de que a família não mais satisfazia suas funções mais básicas favoreceu a expansão das escolas e dos serviços de bem-estar social. 
IV. A escola assume para si o cargo de educadora e disciplinadora das crianças, pois a família já não consegue dar conta da transmissão de valores. 
Estão CORRETAS as afirmativas 
I, II, III e IV
apenas I, III e IV 
apenas I, II e III 
apenas I e II
apenas II, III e IV
�
 6a Questão (Ref.: 201201296503)
sem. N/A: Escola e cidadania
Pontos: 0,5  / 0,5 
NÃO é correto afirmar que a escola como instituição fundamental para a formação da cidadania deve:
Participar e colaborar com os movimentos de luta pela melhoria da qualidade sociocultural e socioambiental formal e não formal, em todos os níveis
Desenvolver estudos e pesquisas que contribuam para a formação dos educadores e para a definição de políticas públicas educacionais; 
Contribuir para a construção da cidadania ativa, entendendo as unidades educacionais como espaços de organização da sociedade para a defesa de direitos conquistados e criação de novos;
priorizar a formação do comportamento crítico, com base no desenvolvimento das competências lógica, linguística e moral;
servir para fortalecer e garantir o poder de uma classe social que é dominante numa determinada formação social;
�
 7a Questão (Ref.: 201201600143)
sem. N/A: Aula 6 Família e Escola
Pontos: 0,5  / 0,5 
A sociedade tem passado por profundas mudanças nas últimas décadas, mudanças estas que tem afetado de forma fundamental a estrutura e equilíbrio das famílias. A escola também, ainda que de forma mais lenta e compassada, tem procurado se adaptar a essas mudanças, mas o que urge nos nossos dias é a interação entre ambas, promovendo uma maior eficiência na educação e ensino das crianças. De acordo com essa afirmativa podemos concluir que:
é possível ter uma relação estreita entre escola e família, mas ambas precisam cumprir seus papéis, a escola deve ensinar e a família educar, sem uma interferir na outra;
a relação entre escola e família é imprescindível, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança e do adolescente.
muito tem sido transferido da família para a escola, funções que eram das famílias: educação sexual, definição política, formação religiosa, entre outros. Com isso a escola perdeu seu foco e a família sua função.
a família, sendo à base de uma formação completa do indivíduo é a responsável única pela formação da identidade do indivíduo, sem qualquer interferência da escola.
atualmente a escolaé o agente exclusivo de formação para a cidadania;
�
 8a Questão (Ref.: 201201186522)
3a sem.: Análise Institucional
Pontos: 0,0  / 1,5 
Análise Institucional é vista como uma maneira singular de entender o que são as relações instituídas, bem como uma forma de ¿trabalhá-las¿ ou agir sobre elas, na busca de compreender as ligações que os indivíduos e grupos mantêm com as instituições. Nesse sentido, como a Análise Institucional pode contribuir para o bom funcionamento da escola? 
Resposta: Sim, a análise Institucional pode contribuir para o bom funcionamento da escola, pois as unidades educacionais podem ser entendidas como espaços de organizações da sociedade.
Gabarito: 
O objetivo do psicólogo no campo institucional é conseguir a melhor organização e as condições que tendem a promover saúde e bem-estar dos integrantes da instituição, no caso aqui a escola. O psicólogo institucional pode se definir neste sentido, como um técnico da relação interpessoal ou como um técnico dos vínculos humanos e, pode se dizer também que é o técnico da explicitação do implícito. A análise institucional ajuda a compreender os problemas e todas as variáveis possíveis que estejam interferindo no bom andamento do processo de ensino-aprendizagem. 
�
 9a Questão (Ref.: 201201189249)
8a sem.: Aula 08: ELEMENTOS PARA INTERVENÇÃO NA PRÁTICA INSTITUCIONAL CONTEMPORÂNEA
Pontos: 1,0  / 1,0 
A classificação proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: 
exponencial, aditiva e disjuntiva
divisível, conjuntiva e disjuntiva; 
aditiva, conjuntiva e disjuntiva; 
aditiva, divisível e disjuntiva; 
aditiva, conjuntiva e divisível; 
�
 10a Questão (Ref.: 201201193587)
9a sem.: Processos Grupais
Pontos: 1,0  / 1,0 
O fundamental para a solução de tarefas unitárias consiste em como reunir as contribuições dos membros para alcançar o objetivo do grupo. As tarefas em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições são chamadas:
tarefas conjuntivas 
tarefas unitárias
tarefas aditivas 
tarefas divisíveis
tarefas disjuntivas 
	
	Período de não visualização da prova: desde 06/11/2014 até 25/11/2014

Continue navegando