Buscar

Apol 5 Sociologia Organizacional e Responsabilidade Social e Empresarial 2018 100%

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Sociologia Organizacional
Responsabilidade Social e Empresarial
	Data de início:
	03/09/2018 18:20
	Prazo máximo entrega:
	- 
Questão 1/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Leia as asserções a seguir: 
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11,8 milhões de brasileiros estavam na linha da extrema pobreza em 2017. É como se mais do que toda a população do Tocantins fosse lançada na extrema pobreza de um ano para o outro. O desemprego aparece como a principal causa do acelerado empobrecimento. Para a população pobre e com menor escolaridade, a situação se mostrou ainda mais grave.
(http://www.jb.com.br/artigo/noticias/2018/04/23/la-vem-o-brasil-descendo-a-ladeira/) Adaptado. 
Para mudar esse cenário, o desenvolvimento da Gestão Sustentável tem um papel importante
Porque 
Suas diretrizes incluem indicadores sociais, ambientais e crescimento econômico. Com justiça social e responsabilidade para a saúde do planeta compartilhado com todos os setores: empresas; sociedade civil organizada (terceiro setor) e; o Estado (federal, estadual, municipal). 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
D) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!!!
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Burocracia é a materialização da racionalidade moderna capitalista, aplicada pelas instituições, como um meio racional e objetivo de alcançar suas finalidades. A burocracia é desta maneira concebida como uma forma racional de organização da sociedade moderna, composta por três dimensões. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta as três dimensões da burocracia nas organizações modernas.
C) Organização, poder e controle.
Você acertou!!!
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
Analise as assertivas abaixo e depois assinale a alternativa correta:
 
I - Pode-se afirmar que as ações sociais são permeadas de intencionalidade, já que devem revestir-se de sentidos àqueles a quem são dirigidas.
II - A legitimidade na dominação carismática apoia-se na crença de que o poder do líder é uma herança, antiga e tradicional, que deve ser reproduzida sem questionamentos.
III - A legitimidade na dominação tradicional, apoia-se em aspectos subjetivos e afetivos conferidos aos líderes;
IV - A legitimidade na legal-racional é emanada das regras e leis que estruturam e orientam as organizações.
D) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Você acertou!!!
Questão 4/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Leia o texto: 
A Caixa Econômica Federal (CEF), desde 1999, reconhece, premia e divulga os melhores projetos sustentáveis que receberam apoio ou recursos da Caixa e que contribuíram para a qualidade de vida e para o desenvolvimento dos brasileiros. Inspirado no Programa das Nações Unidas são projetos que impactam de forma significativa a vida das pessoas nos assentamentos. Em 2017, um dos premiados foi o Projeto Moradia Rural Solidária e Sustentável realizado em Belo Vale (MG), contemplou vários objetivos em sua realização: construção de oitenta e três casas rurais com aquecedor solar e fossa séptica em comunidades carentes, inclusive nas comunidades quilombolas de Boa Morte, onde se construíram 16 moradias. Houve plantio de 640 mudas de árvores variadas e frutíferas e o plantio de hortas familiares em todas as unidades habitacionais. Tudo isso com a participação e capacitação da comunidade local.
(http://www.caixa.gov.br/sustentabilidade/responsabilidade-social/melhores-praticas/edicao-2017-2018/Paginas/default.aspx). Adaptado. 
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à iniciativa de responsabilidade socioambiental praticada pela CEF. 
(  ) A iniciativa da CEF de premiar projetos sustentáveis que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros é voluntária e importante para o seu negócio.
(  ) A iniciativa da CEF vem sendo realizada há quase duas décadas para cumprir a legislação que obriga o Estado a fomentar ações desse tipo.
(  ) O conjunto de ações realizadas pelo Projeto Moradia Rural Solidária e Sustentável demonstram a relevância de apoiar iniciativas de inclusão social, bem-estar e meio ambiente.
(  ) O único objetivo da CEF com esta iniciativa é a preocupação com sua boa imagem institucional. 
Agora, marque a sequência correta:
A) V, F, V, F
Você acertou!!!
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Leia o texto abaixo:
BUROCRACIA EMPERRA PESQUISAS DE REMÉDIOS NO BRASIL
Por Fabiana Cambricoli, Agência do Estado
 
“A demora na aprovação de pesquisas clínicas por órgãos federais fez o Brasil deixar de participar de 112 estudos de novos medicamentos, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 9, durante o lançamento da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, associação que reúne médicos, pacientes e indústria, criada para fomentar a pesquisa no Brasil e pressionar o governo para aprimorar a legislação e os procedimentos relacionados ao tema. 
De acordo com a entidade, o prazo médio para a aprovação de um estudo de uma nova droga é de cerca de um ano no País, contra 60 dias, em média, em locais como os Estados Unidos. Para que uma pesquisa aconteça no Brasil, ela deve ser aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
‘Pelo tamanho da população e da economia, o Brasil costuma ser convidado para fazer parte dos grandes estudos, mas como a pesquisa tem de ser realizada ao mesmo tempo nos vários países participantes, nós acabamos perdendo o prazo pela demora dos órgãos reguladores e a nossa participação é cancelada’, afirmou Vitor Harada, membro do comitê gestor da Aliança.
A Anvisa afirma que, em recente audiência realizada no Senado, se comprometeu a apresentar proposta que possa melhorar os prazos atuais. A Conep não respondeu”.  
 
Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/burocracia-emperra-pesquisa-de-remedios-no-brasil-2 
 Assinale a alternativa que apresenta corretamente a disfunção burocrática representada no caso:
C) O ritualismo burocrático, pois existem normas, regulamentos e procedimentos-padrão.
Você acertou!!!

Outros materiais