Buscar

ED 1° semestre Direito Filosofia UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Modulo 2
4) C Os gregos não demonstram que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.
Os gregos não romperam com as explicações mitológicas sobre o cosmo.
5) E A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico.
6) A A Invenção da palavra "filosofia"Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos e Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, no entanto, o homem poderia desejá-la ou amá-la, tornando se filósofos .
 Modulo 3
D As narrativas de grande aceitabilidade pelo povo grego eram chamadas de Mito.
2) C Porque o mito falava em Urano, Ponto e Gaia; a Filosofia fala em céu, mar e terra. O mito narra a origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas, animais, homens) e marinhos pelos casamentos de Gaia com Urano e Ponto e porque narrava a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas.
3) E Porque no mito da caverna platão pedia para nós imaginarmos numa caverna onde era o mundo sensível e o prisioneiro que fugia para descobrir a verdade absoluta do mundo das ideias eram filósofos que acreditavam nessa teoria das ideias. Os grilhões eram as nossas opiniões, sentimentos, extintos; que nos faziam acreditar que as sombras que vemos são verdades. era difícil de viver com a razão ordenado as emoções e os nossos desejos e a justificava da última é que quando você saia da caverna e ia para o lado externo (representando o mundo das ideias), você se libertava da cegueira de enxergar apenas sombras que podem ser enganosas e começava a ver a verdade absoluta. 
4) C Porque O mito é Divino portanto, incontestável e inquestionável.
5) C Geneologia e quem tem o objetivo de explicar as questões que atormentavam os seres humano.
6) B Cosmogonia é uma narrativa que relata o nascimento e a evolução do mundo a partir de forças geradoras.
MODULO 4
1) A As únicas exigências na época do debate em ágora, era que somente cidadãos pudessem debater, e cidadãos eram somente homens livres, que nasceram na cidade-estado com mais de 21 anos. Escravos, mulheres e estrangeiros não ficavam por dentro da cidadania.
B Porque para Sócrates não necessariamente deveria ter conhecimento da natureza para depois conhecer a si mesmo.
3) e Porque todas as assertivas estão corretas.
4)B Porque para Platão nenhum ser consegue alcançar o conhecimento absoluto e o há ciência no mundo material que não é inferior ao mundo das ideias. 
5)B 
6)c Porque Platão busca a essência das coisas e não somente o conhecimento da verdadeira natureza humana, e alem disso não é a alma o vínculo para acessar o conhecimento verdadeiro.
Modulo 5
1)c Porque não é o fundamento das leis divinas ou temporais e nem a razão dos homens e a vontade de Deus.
2)a A alternativa incorreta é a 1, porque, com relação à Filosofia Agostiniana, os bens deste mundo, criados por Deus, NÃO podem ser maus em si próprios.
3)a Santo Agostinho integrou ao Cristianismo a 
'' teoria platônica''das ideias. Ideias eram modelos eternos das coisas na mente divina. A Lei eterna era a razão divina e a vontade de Deus.
4)d Porque a razão humana, que é nossa participação na razão eterna, nos fornece os princípios fundamentais tanto no domínio teórico quanto no domínio da ação.
5)d Porque Santo Tomás de Aquino se preocupa em encontra uma forma de emancipar a filosofia da tutela da teologia.
6)c Apenas a assertiva II esta correta pois o homem pode hesitar diante da multiplicidade de bens.
Módulo 6
1)b Porque a filosofia não afirma que somos seres totalmente racionais.
2)D Porque não ha nenhum erro nas assertivas.
3)A Porque a verdade nos é dada pela fé numa revelação divina, dependendo do trabalho de conhecimento realizado pela nossa inteligência ou pelo nosso intelecto.
4)A Porque o período não sofreu influência unicamente de pensadores europeus e judeus e Averróis não ofereceu uma releitura das obras de Sócrates.
5)E Na época da filosofia de Renascença é marcada pela descoberta de obras da Idade Média de diversos filósofos como Aristóteles, Platão além de grandes artistas e autores gregos e romanos. A linha dos pensadores florentinos é essencial já que defendia os ideais republicanos contra o Império Romano-Germânico contra o poderio de papas ou imperadores na política.
6) c Porque era comum na Filosofia Moderna que filósofos começassem seus trabalhos teóricos pela chamada “natureza humana”, investigando as capacidades intelectuais do homem, os modos através dos quais ele conhece o mundo, e também os limites para esse conhecimento. Assim, ao invés de ir direto aos grandes objetos de conhecimento, como Deus e Natureza, a ideia era avaliar primeiro nossos instrumentos usados para conhecer essas coisas, garantindo assim que os conhecimentos obtidos posteriormente seriam bem fundamentados, objetivos e verdadeiros. Antes de conhecer algo ou estabelecer uma verdade sobre algo, era preciso entender como uma mente humana faz esses tipos de coisas.
Módulo 7
1)A Porque não foi encontrado nenhum erro em nenhuma das assertivas.
2)E Porque não foi encontrado nenhum erro em nenhuma das assertivas.
3) B Porque a moralidade não é um privilégio só dos sábios, pois não é preciso conhecer as leis da natureza para que alguém se disponha a atuar como um ser moral. E há ser humano provido de discernimento capaz de desconhecer o seu dever.
4) C A resposta é a letra C, pois a única que esta incorreta é a II, que diz: A condição do conhecimento e da obrigação moral NÃO é o sujeito transcendental. E na verdade é um sujeito transcendental.
5) D Porque Kant não afirmaria isso e não foi encontrado nenhum erro nas outras alternativas.
Módulo 8
1)B A assertiva é correta e expressa o pensamento do autor referido.
2)C A compreensão de que o estudo do Direito não compreende o estudo de uma norma isolada, mas de um conjunto de normas, é o pressuposto inicial para a caracterização de alguns traços profundamente marcantes na compreensão do Direito.
3)E Porque não foi encontrado nenhum erro em nenhuma das assertivas.
4) E Porque a norma superior influi sim na validade da norma inferior.
5)B É possível que tenhamos normas válidas, porém não eficazes se porventura não houve a aplicação prática, se não houve nenhuma ação jurídica proveniente dessas normas. Se determinada norma pertence ao conjunto, é caracterizada como válida, mas não necessariamente eficaz, pois não foi possível sua verificação na realidade jurídica. A eficácia é uma característica da norma que está intimamente vinculada à sua aplicação.
6)B A compreensão de que o estudo do Direito não compreende o estudo de uma norma isolada, mas de um conjunto de normas, é o pressuposto inicial para a caracterização de alguns traços profundamente marcantes na compreensão do Direito.
	 
Módulo 9
1)B Porque após o desenvolvimento do positivismo filosófico o estudo do positivismo jurídico ganhou notoriedade, sendo que o Direito passou a ser identificado à Lei não havendo nada que servisse como parâmetro de aferição de sua justeza.
2)C Porque o objeto do Direito, segundo a teoria desenvolvida por Hans Kelsen, seria, tão somente, a norma jurídica posta.
3)E Porque ao juiz não seria impossível adotar qualquer medida destinada ao julgamento que não estivesse positivada no ordenamento jurídico estatal.
4)D Porque o que caracteriza os valores é a sua bipolaridade e transcendentalidade.
5) E Porque na Teoria Tridimensional do Direito, o fato, o valor e a norma são as bases do Direito.
6) D Porque o importante para Platão seria a construção do bem comum a partir de uma repartição adequada de funções, conforme a qualidade de cada tipo de homem e segundo a dotação de sua natureza. Nisto estaria a justiça da cidade: que cada um fizesse a sua parte visando o benefício geral da República.

Outros materiais