Buscar

Campos e Ondas AV3 2012 2 online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Campos e Ondas
AV3 – 2012 / 2
Prof.: Manoel Gibson
�
1ª Questão (2,5 pontos)
Os campos de radiação próximos de uma determinada antena são: Hø = (1/r) sinθ cos(ωt – βr) A/m e Eθ = 377 Hø. Determine o fluxo de energia em watts para fora de um volume limitado por uma esfera de raio “r”, com centro na origem.
2ª Questão (2,5 pontos)
Uma onda plana uniforme progressiva em 1 GHz, com intensidade de pico de campo elétrico igual a 0,1 mV, apresenta incidência normal em uma grande placa de cobre. Determine a potência média absorvida pela placa por metro quadrado.
3ª Questão (2,5 pontos)
Uma onda plana uniforme progressiva incide em uma placa de plástico, oriunda do ar. A frequência de operação é 2,4 GHz e a amplitude de pico da onda é 10µV/m. A constante dielétrica do plástico é igual a 2,4. Determine as componentes de transmissão e reflexão de campo elétrico nesta condição.
4ª Questão (2,5 pontos)
Medidas de VSWR em uma linha de transmissão com impedância característica igual a 50 ohms, forneceram um valor igual a 3,0. O material dielétrico da linha é o polietileno (εr = 2,26). O primeiro mínimo de tensão está a 2,494 cm. A frequência de operação é 1,0 GHz. Determine a impedância de carga.
Boa sorte!

Outros materiais