Buscar

Campos_e_Ondas_AV3_2012_2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Campos e Ondas											 AV3
Prof.: Manoel Gibson										13 / 12 /2012
�
1ª Questão (3,0 pontos)
Uma impedância de 50 − j75 ohms está conectada a uma linha de transmissão cuja impedância característica é 50 ohms, sem perdas e com constante de fase igual a π rad/m. Utilize um método gráfico para determinar:
A distância, em metros, da carga até o primeiro mínimo de tensão;
A impedância refletida a 50 cm da carga, na direção do gerador;
2ª Questão (2,0 pontos)
Medidas de VSWR em uma linha de transmissão com impedância característica igual a 50 ohms, forneceram um valor igual a 3,0. O material dielétrico da linha é o polietileno (εr = 2,26). O primeiro mínimo de tensão está a 2,494 cm da carga. A frequência de operação é 1,0 GHz. Determine a impedância de carga.
3ª Questão (3,0 pontos)
Uma onda plana uniforme progressiva oriunda do ar apresenta incidência normal em uma placa de plástico. A frequência de operação é 2,4 GHz e a amplitude de pico da onda é 10µV/m. A constante dielétrica do plástico é igual a 2,4. Determine as componentes de transmissão e reflexão de campo elétrico nesta condição.
4ª Questão (2,0 pontos)
Os campos de radiação próximos de uma determinada antena são: Hø = (1/r) sinθ cos(ωt – βr) A/m e Eθ = 377 Hø. Determine o fluxo de energia em watts para fora de um volume limitado por uma esfera de raio “r”, com centro na origem.

Outros materiais