Buscar

Apol 5 Projeto Assistido por Computador

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Projeto Assistido por Computador
Quando da elaboração da cotagem de um desenho, algumas regras devem ser seguidas e uma delas é em relação ao tipo de linhas de chamada e linhas de cota, analise as alternativas a seguir e marque a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As linhas de chamada e de cota em um desenho devem ser linhas grossas, e tracejadas.
	
	B
	As linhas de chamada devem ser contínuas e finas e as de cota contínuas e grossa.
	
	C
	As linhas de chamada devem ser finas, as de cota grossas e ambas contínuas.
	
	D
	As linhas de chamada, assim como as linhas de cota devem ser contínuas e finas.
 
Você acertou!
Resposta: capítulo 6 do livro “IZIDORO, Nacir; PERES, Mauro Pedro; RIBEIRO, Antônio Clélio. Curso de Desenho Técnico e Autocad. São Paulo: Pearson, 2013.”, p. 79.
Questão 2/5 - Projeto Assistido por Computador
Na fabricação em série de peças, podem ocorrer desvios dimensionais inerentes ao processo produtivo e para cobrir possíveis variações as tolerâncias dimensionais indicadas no desenho garantem perfeita montagem, ou seja, peças com medidas diferentes entre si, mas que estejam dentro da tolerância são consideradas peças boas e podem ser utilizadas sem problemas. Existem também tolerâncias geométricas que devem ser respeitadas para um perfeito funcionamento do conjunto após montado e para cada tipo de tolerância geométrica existe uma simbologia própria. Analise o desenho apresentado a seguir e responda a alternativa que responde corretamente ao significado da tolerância geométrica indicada nele.
Nota: 20.0
	
	A
	Em relação ao diâmetro de 52 mm, a coaxilidade máxima admissível é de 0,01 mm no elemento de referência “A”.
	
	B
	Em relação ao elemento de referência “A”, o diâmetro de 74 mm poderá ter uma variação de coaxilidade admissível de no máximo 0,01 mm.
Você acertou!
Resposta: capítulo 9 do livro “IZIDORO, Nacir; PERES, Mauro Pedro; RIBEIRO, Antônio Clélio. Curso de Desenho Técnico e Autocad. São Paulo: Pearson, 2013.”, p. 122.
	
	C
	O paralelismo entre os diâmetros de 74 mm e 52 mm é no máximo de 0,01 mm, levando em conta o elemento de referência “A”.
	
	D
	Em relação ao elemento de referência “A”, o diâmetro de 52 mm poderá ter uma variação admissível do diâmetro de no máximo 0,01 mm.
 
 
Questão 3/5 - Projeto Assistido por Computador
Um desenho técnico, além de representar um objeto dentro de uma determinada escala, deve conter todas as informações sobre suas dimensões. Elas definem as características geométricas do objeto, apresentando valores tamanho e mostrando a posição dos diâmetros, dos comprimentos, dos ângulos e dos demais detalhes que compõem sua forma espacial. A representação dessas dimensões são definidas por meio de cotas. Quais são os elementos que constituem uma cota, de acordo com a ABNT?
 Analise as alternativas a seguir e marque a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Linhas de chamada – linha de cota – setas – valor numérico.
Você acertou!
Resposta: capítulo 6 do livro “IZIDORO, Nacir; PERES, Mauro Pedro; RIBEIRO, Antônio Clélio. Curso de Desenho Técnico e Autocad. São Paulo: Pearson, 2013.”, p. 77.
	
	B
	Linhas de chamada – linha de centro – setas – tamanho do objeto.
	
	C
	Linhas de centro – linha de cota – valor numérico – setas.
	
	D
	Linha de cota – setas – linha pontilhada – valor numérico
 
Questão 4/5 - Projeto Assistido por Computador
Qual das definições abaixo expressa a verdade em relação ao que vem a ser o “passo da rosca”?
Nota: 20.0
	
	A
	Passo de rosca e a relação entre seu comprimento e o seu diâmetro.
	
	B
	Passo da rosca é o valor linear (retilíneo) de seu movimento após um giro de 180°.
	
	C
	Passo da rosca é o mesmo que diâmetro nominal da rosca, ou seja, uma rosca M6 tem passo de 6 mm.
	
	D
	Passo da rosca é valor linear (retilíneo) de seu movimento após um giro completo (360°).
 
Você acertou!
Resposta: capítulo 8 do livro “IZIDORO, Nacir; PERES, Mauro Pedro; RIBEIRO, Antônio Clélio. Curso de Desenho Técnico e Autocad. São Paulo: Pearson, 2013.”, p. 101.
Questão 5/5 - Projeto Assistido por Computador
No desenho de um conjunto máquina, o engenheiro deparou com um problema em relação ao tipo de rosca utilizar na montagem de uma polia na ponta de um eixo rotativo, para evitar que durante o uso da máquina essa polia venha a se soltar por motivo de afrouxamento do sistema de fixação. Com os conhecimentos adquiridos até agora, qual tipo de rosca é recomendada para esses casos?
Nota: 20.0
	
	A
	Rosca trapezoidal
	
	B
	Rosca direita triangular
	
	C
	Rosca esquerda
Você acertou!
Resposta: capítulo 8 do livro “IZIDORO, Nacir; PERES, Mauro Pedro; RIBEIRO, Antônio Clélio. Curso de Desenho Técnico e Autocad. São Paulo: Pearson, 2013.”, p. 103.
	
	D
	Rosca redonda

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes