Buscar

AVS_PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0574_AVS_200902032031 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AVS 
	Aluno: 
	Professor:
	LUCIA CORDEIRO CHAGAS DE OLIVEIRA
	Turma: 9007/AA
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 05/12/2014 18:08:16 
	
	 1a Questão (Ref.: 200902267928)
	sem. N/A: Selecionar e treinar nos ambientes corporativos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Mariana, Analista de RH de uma empresa de grande porte situada em Santa Catarina, juntamente com Eliana, Psicóloga da mesma empresa, estão planejando um processo que inclui a utilização de vários instrumentos: entrevistas, testes escritos, testes de simulação de desempenho, dinâmicas de grupo, entre outros. Aponte o processo que estão planejando:
		
	
	Avaliação médica.
	
	Inclusão de dados na folha de pagamento.
	
	Pesquisa de clima organizacional.
	
	Plano de cargos e salários.
	
	Seleção de pessoas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200902613735)
	sem. N/A: A aprendizagem nas organizações de trabalho
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A aprendizagem está vinculada à história do homem, à sua construção e evolução enquanto ser social com capacidade de adaptação a novas situações. Para que a aprendizagem provoque uma efetiva mudança de comportamento e amplie cada vez mais o potencial do educando, é necessário que ele perceba a relação entre o que está aprendendo e a sua vida.Podem-se citar seis processos básicos da aprendizagem:
		
	
	contínuo, transferível, imparcial, gradativo, pessoal e cumulativo.
	
	pessoal, dinâmico, imparcial, gradativo, significativo e complexo.
	
	dinâmico, contínuo, parcial, transferível, complexo e gradativo.
	
	dinâmico, contínuo, global, pessoal, gradativo e cumulativo.
	
	dinâmico, transferível, descontínuo, significativo, cumulativo e informal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200902604292)
	sem. N/A: A Psicologia
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Assinale a alternativa correta sobre a Interação no Relacionamento Interpessoal nas Organizações de Trabalho depende necessariamente de:
		
	
	Do Plano de Carreira.
	
	Da percepção da vida particular de cada um dos funcionários.
	
	Da percepção que as pessoas tem de si, dos outros e do próprio trabalho.
	
	Do Salário
	
	Da Liderança autocrática.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200902279861)
	sem. N/A: Ética e comportamento organizacional
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Dentro do ambiente organizacional, a Ética tem sido uma questão bastante polêmica, principalmente por envolver as pessoas em suas rotinas de trabalho. Mais ainda, quando se refere ao comportamento dos líderes e gestores, pela relação de poder que exercem. Assinale, dentre as alternativas a seguir, a que demonstra uma atitude anti-ética por parte de um gestor, dentro de uma empresa.
		
	
	atitudes autoritária
	
	desinteresse
	
	irritabilidade
	
	assédio moral
	
	inconformismo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200902075653)
	3a sem.: PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A psicanálise foi criada por Sigmund Freud no século XIX, seu método de investigação é a associação livre e tem como objeto de estudo:
		
	
	A percepção.
	
	O consciente.
	
	O comportamento
	
	O inconsciente. 
	
	A sexualidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200902264528)
	sem. N/A: Emoção e inteligência no contexto do trabalho
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em 1983 Gardner lançou o conceito de inteligências múltiplas, chamando a atenção para a importância de outras habilidades, antes pouco valorizadas. Que tipo de inteligência Gardner se refere as pessoas que possuem uma inteligência voltada a trabalho de equipe? Assinale a resposta correta:
		
	
	Inteligência Mecânica 
	
	Inteligência Espacial
	
	Inteligência Corporal 
	
	Inteligência Interpessoal 
	
	Inteligência Musical 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200902280700)
	sem. N/A: O desenvolvimento historico da Psicologia
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O estudo do comportamento esteve indistinto da Filosofia por quase 2000 anos, até que a Psicologia ganhasse sua autonomia com a criação de laboratórios de pesquisa. Na Antiguidade, tal como afirma Bergamini (2005) estudar a conduta humana limitava-se ao estudo:
		
	
	Das pessoas percebidas como padrão;
	
	Das pessoas antissociais;
	
	Das pessoas percebidas como atípicas;
	
	Das pessoas que demonstravam liderança.
	
	Das pessoas em conformidade social;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200902046320)
	6a sem.: Sensações e percepções na seleção
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	(Instituto Geral de Perícias – IGP/SC – Concurso Público 2008, adapt.) Um grande desafio organizacional da atualidade consiste em administrar a diversidade da força de trabalho de uma forma que se respeite as perspectivas e contribuições individuais, promovendo um senso geral de visão e identidade com a organização. A diversidade da força de trabalho pode ser compreendida como a presença de características humanas individuais que tornam uma pessoa diferente da outra. Observe as assertivas abaixo: I. A administração da diversidade deve considerar as diferenças demográficas, de aptidão/habilidade e as características de personalidade. II. A personalidade é um atributo individual importante que envolve o perfil geral ou a combinação de características que capta a natureza única de uma pessoa, como ela age e reage em relação às outras. III. Na política de diversidade, a prática de cotas é considerada preconceituosa. IV. Em alguns casos, a diversidade precisa ser estimulada através de ações afirmativas, ou as chamadas cotas. Neste contexto, é correto afirmar que: 
		
	
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	As assertivas I, II, e IV estão corretas.
	
	As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
	
	Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200902278695)
	sem. N/A: SELECIONAR E TREINAR NOS AMBIENTES CORPORATIVOC
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	De acordo com França (2008, p.34) que define seleção de pessoas como: "escolha do(s) candidato(s) mais adequado(s) para a organização, dentre os candidatos recrutados, por meio de vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados". Robbins (2005, p.398) afirma que a seleção eficaz "adequa características individuais (capacidade, experiência, etc) aos requisitos do trabalho". Para o alcance deste objetivo há que se reunir instrumentos específicos capazes de colher as informações pretendidas sobre os candidatos. Cite os 3 instrumentos mais comuns, explicando cada um deles: 
		
	
Resposta: Entrevista (conhecimento da experiência profissional do candidato), testes psicológicos (conhecimentos espacíficos), dinâmica de grupo (comportamento do candidato).
	
Gabarito: As entrevistas (devem ser, acima de tudo, objetiva. O selecionador que optar por esta modalidade deve estabelecer quais as questões básicas a serem levantadas durante o processo de recrutamento); Os testes escritos Testes de simulação de desempenho (testes psicológicos podem ser conceituados como uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento do sujeito, tendo a função fundamental de mensurar diferenças ou mesmo as semelhanças entre indivíduos, ou entre as reações do mesmo indivíduo em diferentes momentos). Dinâmicas de grupo; .... 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200902284708)
	sem. N/A: Treinamento
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Robbins observa que nos métodos formais de treinamento há uma ruptura no "ambiente de trabalho" e que a maior tendência atual é a promoção de programas que sejam desenvolvidos fora do ambiente. Cite três tipos mais comuns de programas 
		
	
Resposta: Cursos pela internet, palestras, estudo do caso.
	
Gabarito: As palestras;Sessões de vídeo; Programas de autoaprendizado; Cursos pela Internet; Aulas transmitidas via satélite; Estudos de caso.

Continue navegando