Buscar

Tributário I - exercícios Aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de Aula: Orçamento Público e Crédito Público. 
DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I
Semana de Aula 3 
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto 
O projeto de lei orçamentária do Estado X estabeleceu a vinculação de 10% da receita proveniente de impostos estaduais  para realização de atividades da administração tributária. Emita Parecer jurídico no sentido da viabilidade de tal previsão no projeto de lei orçamentária.
 Resposta: 
A CRFB/88, em seu artigo 167, inciso IV, faz ressalvas quanto à vinculação da receita de impostos, dentre essas ressalvas temos a autorização de tal medida para a realização de atividades da administração tributária, conforme determinação do artigo 37, inciso XXII, da CRFB/88, que garante às administrações tributárias dos entes federados, recursos prioritários para realização de suas atividades, portanto, cabível tal previsão no projeto de lei orçamentária do Estado X.
Questão objetiva
Quanto aos princípios orçamentários, julgue as seguintes afirmativas:
I  - O princípio da não-afetação da receita à despesa é aplicável apenas aos impostos, sem qualquer exceção quanto a outras espécies tributárias. (ESSA AFIRMATIVA ESTÁ CORRETA)
II -  O princípio da exclusividade determina, sem ressalvas, que a lei orçamentária limite-se à disciplina da previsão de receitas e da fixação de despesas. 
III - O princípio da anualidade tributária não se confunde com o princípio da anualidade orçamentária, embora ambos não mais sejam vigentes no ordenamento jurídico brasileiro. 
IV - O princípio da unidade orçamentária, que determina que a lei orçamentária anual deve ser única, colide com a previsão constitucional do art. 165, de existência do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias. 
( ) a. Todas as afirmativas acima estão corretas.
( ) b. Apenas uma das afirmativas acima está incorreta.
( ) c. Apenas duas das afirmativas acima estão incorretas.
( X) d. Apenas três das afirmativas acima estão incorretas.
( ) e. Nenhuma das afirmativas acima está correta.

Outros materiais