Buscar

Tributário I - exercícios Aula 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA 13
Caso Concreto 
Em processo administrativo discute-se a base de cálculo do ISSQN incidente sobre a prestação de serviço de transporte coletivo de passageiros. O ponto central do problema é se a base de cálculo para efeito do recolhimento do ISSQN seria o preço efetivamente pago pelo usuário no ato da compra e venda dos bilhetes (seja vale-transporte ou passagem escolar), posição adotada pelo contribuinte ou se o vigente no momento posterior em que se dá a efetiva prestação, posição adotada pelo Fisco. Considerando que no momento em que se deu a efetiva prestação o preço já estaria majorado, qual o seu parecer jurídico sobre o tema? qual dos elementos referente ao fato gerador integral está em discussão?
RESPOSTA: O informativo 505 do STJ diz que a base de cálculo do ISS incidente sobre a prestação de serviço de transporte coletivo de passageiros é o preço efetivamente pago pelo usuário no ato da compra e venda dos bilhetes (seja vale-transporte ou passagem escolar), não o vigente no momento posterior em que se dá a efetiva prestação. Assim, mostra-se indevido o recolhimento do tributo sobre a diferença verificada quando da majoração da tarifa de transporte ocorrida entre a compra do bilhete antecipado e a efetiva prestação do serviço, pois o momento da incidência do fato gerador é o da compra das passagens. Precedentes citados: AgRg no AREsp 89.695-RS; AgRg no REsp 1.172.322-RS, e REsp 922.239-MG, AgRg no AREsp 112.288-RS, Rel. Min. Benedito Gonçalves.
Questão Objetiva:
Com relação aos impostos discriminados na Constituição Federal, precisam ser necessariamente disciplinados por lei complementar:
a)   o fato gerador, a base de cálculo e o prazo de recolhimento do tributo;
b)  o fato gerador, a definição de contribuinte e o prazo de recolhimento do tributo;
c)   a definição de contribuinte, o fato gerador e a base de cálculo do tributo;
d)  o aumento de alíquota, o prazo de recolhimento e a base de cálculo do tributo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes