Buscar

AULA O7 LEIS NUTRIÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
INTRODUÇÃO A NUTRIÇÃO
UNIDADE I
1.1 - Alimentação através dos tempos
1.2 - Antropologia cultural, culinária e nutrição
1.3 - Hábitos alimentares e tabus
1.4 - Cronologia brasileira e maranhense
1.5 - Alimentação, nutrição e nutrientes
1.6 - Leis de Nutrição
*
*
*
Lei da quantidade – A dieta deve fornecer diariamente ao indivíduo, a quantidade de alimentos necessários ao funcionamento do organismo, preservação da espécie e manutenção da saúde.
Lei da qualidade – A dieta deve fornecer diariamente ao indivíduo a qualidade necessária de nutrientes necessárias ao organismo. Deve levar em consideração o grau de maturação e conservação bem como as condições de consumo de alimentos.
LEIS DA NUTRIÇÃO
Desenvolvidas por Pedro Escudeiro
*
*
*
Lei da Harmonia – Diz respeito ao equilíbrio, que deve haver na ingesta dos alimentos e, conseqüentemente, de nutrientes. Dentro do VET (Valor energético total) dá-se a distribuição dos nutrientes, resultando numa dieta equilibrada. A Lei da Harmonia explica também o equilíbrio existente entre a quantidade Ca, Ph, Na e K, bem como outros nutrientes, equilíbrio esse exigido pelo próprio organismo.
LEIS DA NUTRIÇÃO
Desenvolvidas por Pedro Escudeiro
*
*
*
Lei da Adequação – A dieta deve ser adequada ao indivíduo, levando-se em consideração os fatores que interferem no cálculo da dieta (peso, estatura, clima, idade, sexo, disponibilidade do alimento, poder aquisitivo, gasto energético, estado fisiológico) (gestante, nutriz, criança, adolescente, adulto, coletividade) (hospital, industria e creche)
IMPORTANTE: É necessário saber que somente a lei da adequação é universal, pois é aplicável sem exceção, a indivíduo enfermo ou são.
As demais, devido ao regime dietoterápico poderão ser alterados ou eliminados.
LEIS DA NUTRIÇÃO
Desenvolvidas por Pedro Escudeiro
*
*
*
A DIETA DEVE SER SEMPRE INDIVIDUALIZADA
LEIS DA NUTRIÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais