Buscar

Unopar - AV2 - Análise e Pesquisa de Mercado

Prévia do material em texto

Av2 - 100% Online - Cst Marketing 5º Semestre - Análise e Pesquisa de Mercado
(ÉPOCA) O designer e engenheiro japonês Shunji Yamanaka já trabalhou com design automotivo, de produtos, de móveis, além de criar robôs e fazer próteses para uma atleta paraolímpica. Em seu trabalho mais recente, ele busca aproximar o público de seu processo de criação. Ao expor protótipos em museus, coloca em debate as fronteiras da arte – a preocupação com a estética de suas criações é quase tão importante quanto sua funcionalidade. (...) ** Segundo o engenheiro, o protótipo é um dispositivo criado para apresentar a experiência ao usuário antes de ter o produto pronto. Ele serve para compartilhar os benefícios da tecnologia e da pesquisa com os outros.
Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/o-prototipo-e-materializacao-da-pesquisa-e-aproxima-o-publico-da-tecnologia.html Adaptado: acesso em 23/07/2018.
Conforme o contexto, a pesquisa que identifica os riscos envolvidos no desenvolvimento e lançamento de um novo produto no mercado é conhecida como:
Alternativas:
Pesquisa de tendências;
Pesquisa de inovações;
Pesquisa de desenho do produto;
Pesquisa de potencial de mercado;
Pesquisa de satisfação;
2) Ao realizar uma pesquisa de perfil do consumidor, na primeira etapa da pesquisa foram coletadas informações importantes como: sexo, renda familiar, idade, estado civil, escolaridade e classe social. Essa descrição preliminar do consumidor é conhecida como:
Alternativas:
Dados primários;
Dados secundários;
Dados psicográficos;
Dados demográficos;
Dados antropológicos;
3) Ao criar o relatório de pesquisa, o pesquisador precisa não só descrever as partes importantes da pesquisa, como também, elaborar a conclusão e as recomendações. Por último, deve constar também o (a) ____________ que é a última parte do relatório. Aqui deve apresentar os documentos e os complementos utilizados na pesquisa. Considerando o contexto, a alternativa que melhor preenche a lacuna acima é:
Alternativas:
Sumário executivo;
Projeto de pesquisa;
Abordagem do problema;
Limitações e ressalvas;Apêndice;
4) Ao investigar ___________________________, esse processo sistemático de pesquisa auxilia a empresa a abrir um canal formal de comunicação com os clientes, dando voz para que eles possam expressar a sua percepção sobre os produtos e serviços ofertadas pela empresa, constatando se as necessidades e desejos dos clientes estão sendo supridas adequadamente.
Conforme o contexto, a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima é:
Alternativas:
o perfil do consumidor;
o potencial de mercado;
a satisfação do cliente; 
tendência de mercado;
preferência de marca;
5) Após o árduo trabalho de planejamento de pesquisa de mercado, o pesquisador finalmente executa a pesquisa para coletar as informações necessárias. Esse trabalho pode ser uma entrevista, uma observação, a aplicação de um questionário, entre outras. Após a pesquisa em campo, é preciso pegar todos os dados, organizar, agrupar e compilar as respostas de forma a transformar esses dados em informações que contribuem para responder aos objetivos de pesquisa. Essa importante etapa de pesquisa que organiza os dados é conhecido como:
Alternativas:
Definição do problema e objetivo de pesquisa;
Definição do projeto de pesquisa;
Processamento e tabulação de dados;
Desenvolvimento do relatório de pesquisa;
Apresentação dos resultados da pesquisa;

Continue navegando