A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
Teste de Conhecimento   RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS

Pré-visualização | Página 1 de 9

RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	 
	Ref.: 201704134770
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre o sindicalismo no Brasil marque a opção incorreta:
		
	
	No Brasil, os sindicatos foram criados através de uma legislação de 1943. Tais sindicatos possuem alguns aspectos que devem ser repensados.
	 
	No Brasil se consagra o sistema da pluralidade sindical.
	
	O objetivo do acordo coletivo e da convenção coletiva é evitar o dissídio e fazer com que se consiga um valor maior sem a necessidade de prestação de contas. Isso torna o sindicato uma fonte de rendas para um grupo em detrimento de toda a categoria.
	
	A taxa assistencial decorre do acordo ou convenção sindical, em que, normalmente, os sindicatos de trabalhadores fazem acordos de interesse dos empresários.
	
	No Brasil se consagra o sistema da unicidade sindical.
	
	 
	Ref.: 201704134721
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre a revolução industrial marque a alternativa incorreta:
		
	
	A Revolução industrial permitiu mais eficiência de produção, barateando o preço final dos produtos, além de produzir maiores quantidades em menor espaço de tempo.
	
	As fábricas e oficinas do século XVII  apresentavam péssimas condições de trabalho: lugares sujos, abafados e pouco iluminados.
	 
	Os empregadores se preocupavam com a limpeza e com as condições de trabalho em suas fábricas e os trabalhadores recebiam salários muito altos.
	
	Para aumentar a força de trabalho nesses locais, empregavam-se mulheres e menores de idade. Além disso, os salários eram baixos, o que resultou em descontentamento geral.
	
	A Revolução Industrial aumentou o número de desempregados substituídos pelas máquinas, o que permitiu que os empresários utilizassem mão de obra mais bem qualificada.
	
	 
	Ref.: 201704263275
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Diversos fatos da época na Revolução Industrial, acarretaram a subordinação da classe operária à ideologia burguesa, sob a falsa aparência de negação da política, apregoada pelos anarquistas. A corrente reformista, com origem no trade-unionismo inglês, se opõe à atuação revolucionária do proletariado. A corrente reformista que atuava nos sindicatos naquele período, buscava:
		
	
	Pretendia criar partidos políticos para implantar o comunismo na Inglaterra;
	
	Criar partidos políticos e agir sobre os rumos da nação inglesa;
	
	Lutava por uma revolução armada, visando a queda do governo;
	
	Criar partidos políticos apenas para defender os trabalhadores e os seus direitos;
	 
	Pretendia uma simples melhora da situação dos trabalhadores.
	
	 
	Ref.: 201704134718
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre a revolução industrial marque a opção correta:
		
	 
	A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e foi favorecida pelo fato de o País possuir grandes reservas de carvão mineral. Com o advento da energia a vapor, o carvão mineral tornou-se o grande combustível do século XVII , permitindo, então, o avanço das máquinas movidas a vapor
	
	Durante a revolução industrial os salários eram altos e todos os trabalhadores eram muito felizes e satisfeitos com as condições oferecidas.
	
	As fábricas e oficinas do século XVII  apresentavam condições de trabalho de trabalho maravilhosas e várias legislações protecionistas para o trabalhador.
	
	Durante a revolução industrial os trabalhadores exerciam seu labor com enorme satisfação, tendo em vista que os empregadores se preocupavam em cumprir a legislação trabalhista protecionista da época.
	
	Para aumentar a força de trabalho nas fábricas e oficinas durante a Revolução Industrial nunca se empregavam mulheres e menores de idade, sendo sempre respeitadas as normas de proteção ao trabalhador.
	
	 
	Ref.: 201703610729
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No século XVII, além do desenvolvimento das máquinas, ocorreu, também, o desenvolvimento dos transportes, surgindo:
		
	
	As grandes embarcações;
	 
	As locomotivas a vapor;
	
	As grandes rodovias;
	
	Os trens elétricos;
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201703630924
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Acontecimento histórico que permitiu mais eficiência de produção, barateando o preço final dos produtos, além de produzir maiores quantidades em menor espaço de tempo:
		
	 
	Abolição da escravatura;
	
	Proclamação da República;
	
	Surgimento da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT);
	 
	Revolução Industrial;
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
Explicação:
a
	
	 
	Ref.: 201703630943
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 5º, Inciso XIX, as entidades sindicais só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas:
		
	 
	Por decisão judicial;
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Por acordo coletivo de trabalho;
	
	Por decisão transitória;
	
	Por convenção coletiva de trabalho;
	
Explicação:
a questão esta correta
	
	 
	Ref.: 201704431638
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Analise as porposições e marque a alternativa correta: I. As associações profissionais antes da revolução industrial surgiram, inicialmente, como organizações que buscavam a regulamentação profissional, contudo, não criavam regras para o exercício da profissão. II. Dentre as associações profissionais que existiram durante o período antes da Revolução Industrial, destacam-se os colégios romanos e as guildas, de origem anglo- saxã. III. A principal condição histórica para o surgimento do sindicato deu-se somente durante a Idade Média, pois antes dela havia de modo claro a separação entre capital e trabalho. IV. A passagem do regime escravista para o regime feudal, no qual o homem ainda era visto como objeto e sendo considerado livre, prevalecendo uma baixa hierarquia dentro da relação de trabalho.
		
	 
	Apenas I e II
	 
	Apenas II
	
	Apenas III e IV
	
	Apenas II e IV
	
	Apenas II e III
	
Explicação: o sistema feudal prevalecia uma forte hierarquia. A Revolução Industrial marca o início para o surgimento dos Sindicatos , antes disso , as associações profissionais, criavam podiam regras para o exercício profissional. Destaca-se deste período as Guildas e os Colégios Romanos
	
		 
	RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	 
	Ref.: 201703983466
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Com relação a liberdade sindical podemos afirmar:
		
	
	São três os sistemas: intervencionista, desregulamentado e intervencionista socialista, sendo que o Brasil adota o segundo.
	 
	São três os sistemas: intervencionista, desregulamentado e intervencionista socialista, sendo que o Brasil adota o primeiro.
	
	São três os sistemas: intervencionista, corporativo e intervencionista socialista, sendo que o Brasil adota o terceiro sistema.
	
	No Brasil o sistema sindical sempre foi desregulamentado.
	
	São três os sistemas: intervencionista, desregulamentado e corporativo, sendo que o Brasil adota o segundo.
	
	 
	Ref.: 201703983475
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O art. 8 da Constituição menciona que a organização sindical brasileira é feita sob o sistema de categorias. Deste modo, marque a alternativa que possui as três categorias:
		
	
	facultativo, obrigatório e legal.
	
	especial, comum e geral.
	 
	econômica, profissional e diferenciada
	
	regime aberto, regime fechado

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.