Buscar

Qustionario 1,2 e 3 PROJETOS E PRATICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONARIO I
Pergunta 1 
A disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica tem como objetivo oferecer ao estudante:
d. Uma oportunidade de ampliar sua autonomia, seu comprometimento com o trabalho em grupo, que possa debater e confrontar suas ideias, concepções e experiências educacionais com a prática pedagógica observada durante o estágio, bem como os referenciais teóricos estudados. 
Pergunta 2 
A elaboração de um projeto de intervenção didática, deve partir de uma situação concreta que se configure como uma questão relevante e significativa a ser tratada pelos envolvidos. Assim, importante nesse momento é que o tema escolhido realmente traduza uma necessidade:
 c. Real do processo de aprendizagem das crianças no Ensino Fundamental (anos iniciais) 
 Pergunta 3 
Ao ler para estudar é essencial ter clareza do que se deseja aprender, quer dizer, do objetivo ou propósito do estudo que será realizado, pois só assim o estudante poderá encontrar:
 b. Significado e sentido no ato de estudar. 
 Pergunta 4 
Dentre os princípios norteadores dos projetos de intervenção didática, faz-se necessário estabelecer a possibilidade de vincular os Projetos e Práticas de Ação Pedagógica:
 d. ao estágio 
 Pergunta 5 
O PPAP se constitui como atividade na qual a relação educação/trabalho, teoria/prática, ação/reflexão se articulam no processo de formação docente, relações que contribuirão principalmente para:
e. A prática pedagógica do futuro professor 
Pergunta 6 
O Projeto de Práticas e Ação Pedagógica visa a produção coletiva de um projeto que contribua para a participação ativa dos estudantes nos processos tanto de ensino, quanto de aprendizagem, assim como o desenvolvimento de sua capacidade de observação, reflexão, escuta ativa e crítica. Para tanto, é preciso que o futuro professores desenvolvam sua sensibilidade para identificar os desafios, as tensões e contradições que constituem o dia a dia escolar, com o objetivo de contribuir para uma educação Seja:
A . Transformadora e emancipadora
Pergunta 7 
O ato de ler para estudar vai além da leitura, ele deve envolver o uso de diferentes procedimentos de apoio ao estudo como: grifar, anotar, resumir, fichar, esquematizar, resenhar entre outros. Todavia, estudar exige:
Técnica, método e hábito 
Pergunta 8 
O percurso metodológico a ser percorrido na elaboração do projeto de intervenção didática deve prever cada uma das etapas do mesmo, com breve descrição da execução de cada uma delas. Para tanto, deverá explicitar como serão desenvolvidas as atividades propostas considerando sempre:
 c. Os objetivos que foram estabelecidos para o projeto. 
 Pergunta 9 
Os Projetos e Práticas de Ação Pedagógica devem contemplar tanto a teoria quanto a prática. A articulação teórico prática é essencial para a formação do professor, pois toda a prática sem a teoria pode ser entendida como:
Uma atividade irrefletida, como puro ativismo. 
 
Pergunta 10 
Os projetos estão atrelados às disciplinas do semestre e têm o propósito de colaborar para a formação da identidade do professor pesquisador, reflexivo e atuante na sociedade, a partir da articulação com as demais disciplinas e mediante ações educativas integradoras que estreitem o vínculo entre:
Universidade, escola e comunidade. 
QUESTIONARIO II
 
Pergunta 1 
A coordenadora pedagógica solicitou que a professora Luíza fizesse uma sondagem diagnóstica com os alunos, ou seja, que desse um ditado seguindo o referencial teórico da Psicogênese da Língua Escrita. Neste caso, de acordo com essa referência teórica, a professora deveria fazer a sondagem:
e.Individualmente; e que quando o aluno terminasse de escrever, a professora solicitasse que o aluno lesse o que escreveu, para que a professora registrasse como o aluno fez a leitura. Além disso, o ditado deveria começar pela polissílaba, depois a trissílaba e a dissílaba, ditando por último a monossílaba. 
Pergunta 2 
A professora Luíza se preocupava com o fato de suas crianças ainda errarem muito a ortografia das palavras ao escrever, mesmo elas estando em processo de aquisição do sistema de escrita. Assim, ela acreditava que era necessário corrigir a escrita das crianças o tempo todo, mesmo daquelas que ainda não estavam alfabéticas. De acordo com o caso de estudo analisado, com o tempo e o estudo, Luíza aprendeu que o erro:
 b. O erro é produtivo, pois favorece ao professor verificar quais intervenções pedagógicas deve realizar para que o aluno avance. 
 Pergunta 3 
Ao fazer o ditado, para realizar a sondagem diagnóstica, conforme a coordenadora pedagógica havia solicitado, a professora Luíza ficou conhecendo: 
C Qual a hipótese de escrita na qual seus alunos se encontravam. 
 Pergunta 4 
Apesar de saber da importância de organizar agrupamentos produtivos, a professora Luíza achou difícil, no começo, lidar com o barulho da classe. Todavia, aos poucos, ela foi percebendo que o trabalho em grupo favoreceria:
b. O intercâmbio de saberes, pois permitiria que os estudantes colocassem em jogo tudo o que sabiam e contribuiria ainda para o desenvolvimento da autonomia. 
Pergunta 5 
Em uma sala de aula de um primeiro ano, podemos observar a forma como as crianças se apropriam da leitura, da escrita e dos primeiros conhecimentos matemáticos sistematizados. Porém, essas crianças não chegam na escola como tábulas rasas, elas já trazem consigo uma experiência que vida, já têm saberes, conhecimentos e capacidades. No caso de ensino que vimos, a professora Luíza demorou para perceber o que seus alunos já sabiam sobre a escrita. É muito importante que o professor conheça o que cada um de seus alunos já sabe. Como é chamado o levantamento que o professor faz para conhecer o que seus estudantes já sabem sobre algo que ele pretende ensinar?
e.Levantamento dos conhecimentos prévios. 
Pergunta 6 
Luíza, ao começar a ler o livro Psicogênese da Língua Escrita, sentiu muita dificuldade, pois ela não estava acostumada a realizar a leitura de textos acadêmicos. Por isso, a impressão que ela tinha era de que a leitura não fluía. Ler parecia ser um exercício muito exaustivo. Todavia, é importante reconhecer que só podemos aprender a ler textos difíceis:
 d. Lendo textos difíceis, sem desistir da leitura, pois ler para estudar exige disciplina. Precisamos enfrentar a leitura de textos difíceis, caso contrário nunca alcançaremos nossa autonomia de leitura. 
Pergunta 7 
Muitas pesquisas nas últimas décadas têm analisado a importância do processo de formação continuada de professores. Qualquer professor deve ter acesso às pesquisas e estudos acerca das questões relativas a: ensino, aprendizagem, avaliação, currículo, entre outros aspectos que envolvem a didática em sala de aula. Sob essa perspectiva, a formação continuada deve ser entendida como:
 a. Um direito de todo profissional. 
 Pergunta 8 
Não é possível mudar uma prática pedagógica do dia para a noite. Nossas concepções, experiências, crenças e valores afetam nossas ações pedagógicas. 
De acordo com o caso de ensino da Luíza, todos nós temos uma ____________ que dificulta abrirmos mão daquilo que vivenciamos como aluno, para criar uma prática pedagógica que seja transformadora, que desenvolva a autonomia e favoreça a emancipação de todos. 
As duas palavras que devem ser incluídas na lacuna do texto são:
 b. Matriz pedagógica. 
 Pergunta 9 
O livro que resume a pesquisa intitulada Psicogênese da Língua Escrita, que foi uma verdadeira revolução nos pensamentos acerca da alfabetização foi escrito pelas seguintes autoras:
 a. Emília Ferreiro e Ana Teberosky. 
Pergunta 10 
Os projetos e práticas de ação pedagógica devem ser desenvolvidos a partir de situações:
 c. De sala de aula, observadas durante o estágio, se possível. Deve ter como objetivo auxiliar nos processos de ensino ou de aprendizagem dos alunos. 
 
QUESTIONARIO III
Pergunta 1 
É muito importante que as aprendizagens construídas por meio dos projetos sejam significativas, que façam sentido. As atividades realizadas no interiordas salas de aula devem dialogar com o que se passa fora da escola, já que é na vida social que aprendemos a negociar os significados e as demandas de nossa cultura. Nesta perspectiva, o trabalho coletivo favorece sobremaneira:
d. a aprendizagem. 
 Pergunta 2 A competência leitora é essencial para a construção do conhecimento em todas as disciplinas, afinal, não existe nenhuma área que não faça uso da leitura ou da escrita para ser ensinada e aprendida. Neste sentido, justifica-se a criação de um projeto de orientação de estudo como uma estratégia didática fundamental que pode:
b. instrumentalizar os estudantes para que possam aprender a estudar de forma autônoma. 
 Pergunta 3 
Alguns princípios pedagógicos devem ser aplicados aos processos de ensino para que se possa garantir boas situações de ensino e aprendizagem. Assinale a alternativa que apresenta corretamente todos os princípios.
b. Levantamento dos conhecimentos prévios, contextualização, problematização, interdisciplinaridade, sistematização, avaliação. 
 Pergunta 4 
No caso de ensino estudado na unidade III, a professora Marília decidiu chamar a mãe de Bruno para conversar com ela sobre o que vinha observando a respeito do seu comportamento. Faz-se necessário que a interação que a escola estabeleça com as famílias dos alunos seja de:
 e. respeito, valorização e compromisso. 
Pergunta 5 
O estágio por si só não contempla a formação do pedagogo no contexto das exigências deste novo século. Por outro lado, os Projetos de Ação Pedagógica poderão subsidiar essa formação à medida que propiciam aos estudantes momentos de:
 c. elaboração, ação, reflexão. 
 Pergunta 6 
O papel da avaliação em um projeto que tenha como objetivo transformar o aluno (ser sem luz) em estudante (aquele que estuda) deve considerar:
 a. o processo que foi realizado no decorrer do projeto, considerando a participação dos alunos, os avanços obtidos e o uso dos procedimentos de estudo ao ler para estudar. 
Pergunta 7 
O projeto de intervenção didática do Ensino Fundamental deve ter como objetivo modificar, ampliar ou ainda aprofundar uma determinada situação que foi observada e que necessita de uma intervenção didática. Nesse sentido, a didática é:
d. a arte técnica ou arte de ensinar. 
Pergunta 8 
Os Projetos e Práticas de Ação Pedagógica têm o propósito de colaborar para:
b.
a formação da identidade do professor pesquisador, reflexivo e atuante na sociedade a partir da articulação com as demais disciplinas e mediante ações educativas integradoras que estreitem o vínculo universidade-escola-comunidade. 
 Pergunta 9 
Qual objetivo o projeto de intervenção didática do Ensino Fundamental NÃO deve ter?
c. Separar bem a dimensão teórica da dimensão prática. 
 Pergunta 10 
Trabalhar em grupo no ensino superior demanda responsabilidade, por isso, é essencial que todos os integrantes se comprometam com as atividades. Para que o agrupamento seja produtivo, faz-se necessário:
 A) .estabelecer de forma clara e objetiva o que compete a todos e a cada um para a elaboração do trabalho. É preciso agir com maturidade e foco para realizar o projeto, evitando que questões menores desvirtuem o trabalho do grupo.

Outros materiais