Buscar

Ser negro na sociedade contemporânea AV 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA
Recredenciada pela Portaria Ministerial nº 1.417 de 07 de outubro de 2011.
 
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: Antropologia PROFESSOR: Saulo DATA: 20/11/2014 			SEM.: 1º - VESPERTINO
ALUNO: Kédima Naiara Alves Freitas Damasceno 
A partir do seu conhecimento teórico dos textos e das discursões em sala de aula, escreva sobre o que é ser negro na sociedade contemporânea.
O Estado brasileiro foi escravista por mais de 300 anos e ainda hoje após um pouco mais de um século da abolição da escravidão, trás consigo o resquício da cultura dos povos de origem europeia, onde a cor da pele branca é de importância elevada. 
A luta pela democracia racial e inclusão do negro, tenta afastar a ideia de escravidão, descriminação e racismo. Mas sabe- se que por decreto não se muda o contexto de uma sociedade, mas que precisa- se ser quebrado os dogmas com criação de leis e programas que reflitam no conceito cultural de uma nação.
O que vemos na sociedade atual é o predomínio de um sentimento que já não deveria existir em relação ao seu próximo, independente de sua cor, crença ou etnia. Ainda somos uma sociedade racista e preconceituosa, onde o negro é marginalizado por sua cor e é minoria em todos os setores da nossa sociedade, principalmente na área educacional.
 A oportunidade é mínima para essa classe que na sua maioria encontra- se na linha da pobreza e é excluída aos guetos.
Falta muito para que a inclusão social seja praticada. A cor da pele ainda é fator determinante para a divisão das classes sociais. Por mais que não se aceite essa ideia real e que se pense que vivemos num país que prega a igualdade, a realidade do negro é muito distante do que se deveria ser. Ainda é muito difícil para o negro, ser negro na nossa sociedade contemporânea.

Outros materiais