Buscar

av1 saúde da criança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504812526)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Aos Enfermeiros que atuam em pediatria cabe o desafio de adequar a sistematização da sistematização da assistência de enfermagem às necessidades das crianças e suas famílias. Com relação as particularidades que devem ser consideradas no histórico de enfermagem de cada criança, leia as assertivas abaixo e em seguida, marque a alternativa que contempla as informações corretas: I - na elaboração do histórico de enfermagem em pediatria com relação as características da família, o enfermeiro deve ter conhecimento sobre o genograma. II - na avaliação física, o enfermeiro ao avaliar os segmentos corporais, deve fazê-lo de forma comum para todas as crianças, independente da faixa etária. III - inserido no histórico de enfermagem em pediatria, encontra-se a avaliação do desenvolvimento e um dos testes mais utilizados atualmente é o teste de triagem do Desenvolvimento de Denver.
		
	
	Nenhuma assertiva está correta
	
	Somente a assertiva II está correta
	 
	As assertivas I e III estão corretas
	
	As assertivas I e II estão corretas
	
	Todas as assertivas estão corretas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504812527)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O histórico de enfermagem consiste em um guia sistematizado para levantamento de dados. Para os enfermeiros que atuam em pediatria, cabem habilidades específicas para quer a construção do histórico de enfermagem seja bem sucedido, tais como: capacidade de observação, comunicação e interação com o paciente, além do conhecimento científico. Com relação aos tópicos a serem abordados no histórico de enfermagem, correlacione e em seguida, marque a sequência correta: A - Identificação B- características comportamentais C - hábitos de vida D -Participação da família E - Avaliação física ( ) alimentação, sono e repouso, atividades, recreação e lazer. ( ) avaliação de peso, estatura e perímetros ( ) nome, apelido, sexo, idade, data do nascimento e escolaridade. ( ) cuidado principal e outras pessoas significativas para a criança ( ) temperamento, movimentos incomuns, uso de objetos preferidos
		
	
	B, D, C, A, E
	
	A, C, E, B, D
	 
	C, E, A, D, B
	
	B, D, A, E, C
	
	C, A, E, D, B
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504812651)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A violência física praticada contra crianças e adolescentes é a violação dos direitos humanos universais e dos direitos peculiares à pessoa em desenvolvimento, assegurados na Constituição Brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As estatísticas brasileiras informam que este tipo de violência é praticado principalmente nas (os):
		
	
	ruas
	
	escolas
	 
	famílias
	
	favelas
	
	abrigos
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504812668)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens, a mortalidade da população jovem brasileira é marcada pelas causas externas. Das principais causas de óbito na faixa etária de 10 a 19 anos perfazendo mais da metade do percentual de mortes tem-se as (os):
		
	
	homicídios
	 
	agressões
	
	atropelamentos
	
	envenenamentos
	
	afogamentos
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504812531)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Em 1983, o Ministério da Saúde, por meio da DINSAMI, elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança (PAISMC). O objetivo era melhorar as condições de saúde da mulher e da criança, incrementando a cobertura e a capacidade resolutiva da rede pública de serviços de saúde. No ano seguinte, o PAISMC deu lugar a dois programas específicos para a saúde da mulher e da criança, que funcionavam de forma integrada: Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e Programa de Assistência Integral à saúde da Criança (PAISC). Ambos surgiram como resposta do setor saúde aos agravos mais frequentes desse grande grupo populacional, e seus principais objetivos eram diminuir a morbimortalidade infantil e materna e alcançar melhores condições de saúde por meio do aumento da cobertura e da capacidade resolutiva dos serviços, conforme preconiza a Constituição Federal e o Sistema Único de Saúde (SUS). Resumidamente, dentre as principais ações relativas ao PAISC pode-se afirmar que são:
		
	 
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle da hiperbilirrubinemia e da doença da membrana hialina; prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; atenção à sexualidade e gravidez na adolescência; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	 
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle do câncer de mama; prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção de patologias cirúrgicas em pediatria; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201504812624)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Para atender à prescrição médica de 6mg de Dexametasona, deve-se aspirar do frasco com volume total de 2,5mls e dosagem de 4mg/ml, o volume equivalente a:
		
	 
	1,5ml
	
	2,5ml
	
	1,0ml
	
	2,0ml
	
	0,5ml
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201504812658)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Para observarmos a evolução do crescimento do RN pré termo em curto período de tempo , o indicador mais utilizado é :
		
	
	Estatura
	
	Dobra cutânea
	
	Relação das circunferências do braço e crâneo
	
	Peso
	 
	Perímetro cefálico
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201504812671)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Segundo o resultado da notificação de casos de violência realizada em 27 unidades da Federação, no período de 2006-2007, coletado através do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), pela SVS/MS, encabeçando a lista os principais agressores de crianças são os (as):
		
	 
	pais
	
	irmãos
	
	padrastos
	
	mães
	
	madrastas
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201504812513)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São considerados, para crianças, fatores de risco ao nascer: I- ser residente em área de risco. II- baixo peso ao nascer ( < 2.500g). III- III- prematuros (< 37 semanas de idade gestacional). IV- Recém-nascido de mães com mais de 35 anos
		
	
	I, II, III e IV
	
	Apenas I, III e IV
	
	Apenas I, II e IV
	 
	Apenas II, III e IV
	
	Apenas I, II e III
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201504812666)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre o calendário básico de vacinação da criança, proposto pela Politica de Atenção Integral a Saúde da Criança e pelo Programa Nacional de Imunização podemos afirmar que:
		
	
	a vacina contra o tétano é administrada em dose única, a partir dos 2 anos de idade
	
	a vacina contra hepatite B é administrada em 3 doses, a partir dos 5 anos de idade
	 
	a BCG é administrada em dose única, quando a criança nasce
	
	a vacina contra o vírus da varicela não é ofertada pelo SUS
	
	a vacina contra febre amarela é administrada em 5 doses, a partir dos 3 meses de idade

Outros materiais