Buscar

AV1 educação fisica adaptada

Prévia do material em texto

Considere as 2 (duas) afirmativas abaixo apresentadas por Munster In: Schwartz (2004) na obra Educação Física no Ensino Superior - Atividades Recreativas:
A) (...) Oportunidades desiguais na apropriação e utilização do espaço pelas pessoas algum tipo de deficiência constitui um tipo de barreira que restringe o acesso ao lazer, o que acaba cerceando a liberdade de escolha dessas pessoas ainda que desejem melhorar a qualidade de sua vidas.
B) (...) Por outro lado há, também comportamentos das pessoas que não experimentam deficiências como parte de sua realidade, fazendo com que ignorem, evitem, segreguem ou até mesmo rejeitem as pessoas que as possuem.
Considerando as 2 formas descritas acima de impedir a Inclusão das pessoas com deficiências, assinale a opção que descreve respectivamente a que tipo de BARREIRAS os autores estão se referindo:
	
	
	
	
	Operacionais e Estruturais
	
	
	Arquitetônicas e Operacionais
	
	
	Atitudinais e Arquitetônicas
	
	
	Arquitetônicas e Atitudinais
	
	
	Estruturais e Operacionais
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Gorgatti e Costa (2008) em seu livro Atividade Física Adaptada: Qualidade de Vida para Pessoas com Necessidades Especiais abordam as diferentes causas da deficiência visual, que podem ser congênitas ou adquiridas, conforme a etiologia. Assinale dentre as opções abaixo a que corresponde à resposta correta de acordo com as causas congênitas e adquiridas respectivamente.
	
	
	
	
	Glaucoma congênita e deslocamento da retina.
	
	
	Glaucoma e deslocamente da retina.
	
	
	Catarata congênita e glaucoma congênita.
	
	
	Deslocamento da retina e catarata congênita.
	
	
	Glaucoma congênita e catarata congênita.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Deficiente, segundo a terminologia atual não é uma forma adequada de referir-se as pessoas que apresentem algum tipo de deficiência, independente de sua natureza, além de não ser politicamente correto. O adequado quando se trata de referir-se a estas pessoas é:
	
	
	
	
	Ppessoa incapaz
	
	
	Pessoa deficiente
	
	
	Pessoa com necessidades especiais
	
	
	Pessoa portadora de deficiência
	
	
	Pessoa com deficiência
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Ao buscar as características de pessoas com deficiências na literatura especializada, é comum encontrar referências à descrição dos problemas, limitações ou dificuldades de realizar algo como por exemplo: "as pessoas cegas apresentam problemas no equilíbrio e na postura...".
Há uma diferença entre dizer que o indivíduo não consegue se locomover sem auxílio de muletas e dizer com o uso de muletas ele consegue participar de uma atividade. A diferença está na perspectiva de abordagem (...). (MUNSTER In: SCHWARTZ, 2004).
Diante destas afirmativas assinale, dentre as opções a seguir, a que melhor representa as 2 abordagens ADOTADAS respectivamente:
	
	
	
	
	Incapacidades e Potencialidades
	
	
	Potencialidades e Limitações
	
	
	Limitações e Impedimentos
	
	
	Defeitos e Qualidades
	
	
	Deficiências e Virtudes
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Baseado na assertiva abaixo assinale nas opções a seguir aquela que a completa de forma correta:
Para os(as) alunos(as) com algum tipo de deficiência, os conteúdos selecionados para a Educação Física que se pretenda atuar numa perspectiva Inclusiva, devem ter como propósito fundamental...
	
	
	
	
	...atuar exclusivamente com as pessoas com necessidades especiais.
	
	
	...considerar as realidades exteriores que devem estar assimiladas e fechadas ao comportamento solidário do aluno.
	
	
	...considerar a diversidade como uma característica de todos, e não só da criança com deficiência, no momento do planejamento das atividades.
	
	
	...promover a inclusão centrada nas pessoas com necessidades especiais, considerando que as excluídas e discriminadas necessitam da seleção de outros conteúdos.
	
	
	...considerar a deficiência do aluno relevando suas limitações e conscientizando-o das suas incapacidades.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Está descrito na Convenção de Guatemala que "(...) as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que outras pessoas e estes direitos, inclusive o direito de não serem submetidas à discriminação com base na deficiência, emanam da dignidade e da igualdade que são inerentes a todo ser humano." Assinale, dentre as opções abaixo aquela que demonstra claramente o que esta Declaração tem como objetivo fundamental:
	
	
	
	
	Prevenir e eliminar todas as formas de discriminação das pessoas com deficiência propiciando sua plena integração à sociedade.
	
	
	Estruturar, organizar e criar instituições públicas exclusivas no atendimento as pessoas com deficiência garantindo seus direitos fundamentais.
	
	
	Separar, dos demais alunos, as pessoas com deficiência nas escolas com vistas a preservá-las.
	
	
	Impedir que as pessoas com algum tipo de deficiência se relacionem na sociedade e sejam discriminadas.
	
	
	Segregar pessoas com deficiências em grupos de estudos, com vistas a promover transformações na Educação.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		A adaptação e a modificação de atividades no sentido de contemplar a heterogeneidade de grupos formados por pessoas com e sem deficiência deve estender-se a todas as situações nas quais o professor de Educação Física perceba algum problema, o que pode ocorrer por diferentes razões, como diferenças de habilidade, gênero, biorritmo, dentre outras. Compete ao professor:
	
	
	
	
	solicitar auxílio ao orientador pedagógico.
	
	
	pedir orientação à direção da escola.
	
	
	agir usando sua autoridade para inviabilizar atitudes não condizentes com o planejamento.
	
	
	tratar igualmente os diferentes.
	
	
	estar atento e identificar essas situações para intervir de forma adequada a cada circunstância.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Segundo a Declaração de Salamanca (1994) foi construída uma nova visão do papel da família e da escola em relação à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular. Assim, sob essa nova perspectiva, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	a escola que possuir apenas um pavimento só pode atender ao deficiente motor.
	
	
	o Orientador Educacional não deve promover a adaptação dos alunos com dificuldades educativas especiais.
	
	
	a escola deve dar oportunidade de que possa atingir e manter o nível adequado de aprendizagem a toda criança.
	
	
	a escola regular não deve efetuar a matrícula de crianças cegas ou surdas, mas somente deficiência motora.
	
	
	a escola entende por "necessidades educativas especiais" somente o aluno com lentidão no processo de aprendizagem.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Considere o seguinte conceito: "Conjunto de atitudes que, juntas, propiciam um ambiente educacional de acolhida e apoio, que respeita e considera as diferenças individuais; um ambiente no qual todos os alunos participam, independentemente de sexo, raça, habilidade motora ou condição incapacitante (deficiência)" Este conceito refere-se a que princípio educacional?
	
	
	
	
	Educação Especial
	
	
	Esporte adaptado
	
	
	Ensino regular
	
	
	Educação Física adaptada
	
	
	Inclusão
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Considere as seguintes afirmativas e responda:
(A) Existem pessoas e até mesmo profissionais de Educação que argumentam que incluir alunos com deficiências mais graves no ensino regular poderia acarretar, pela maior necessidade de um acompanhamento específico e diferenciado, prejuízos para os demais alunos sem deficiência.(B) Existem pessoas e profissionais de Educação que argumentam que o processo de inclusão como parte das políticas públicas de educação, trabalho, saúde, lazer e esporte... beneficiaria a TODOS aqueles envolvidos nesses processos.
(C) Ainda hoje persiste a ideia de que a escola é lugar de excelência e que nenhum fator deve atrapalhar esse processo de aquisição do conhecimento pelos alunos. Nessa concepção o aluno com deficiência não é priviliegiado por não estar adequado a ideia de excelência, podendo portanto comprometer o desenvolvimento dos demais.
(D) Há defensores da perspectiva educacional favorável à posição de que o aluno com deficiência tem, SIM, muito o que aprender e contribuir para esse processo de aquisição do saber formal, além dessa participação compartilhada solidificar os princípios da solidariedade, compreensão e convívio social das diferenças.
	
	
	
	
	As opções B e D são complementares entre si e legitimam o princípio da Inclusão de PCD´s.
	
	
	As opções A, B, C, D são complementares entre si e contrariam o princípio da Inclusão de PCD´s.
	
	
	As opções A e C são contraditórias entre si e mas reforçam o princípio da Inclusão de PCD´s.
	
	
	As opções A e C são complementares entre si e legitimam o princípio da Inclusão de PCD´s.
	
	
	As opções B e D são complementares entre si e contrariam o princípio da Inclusão de PCD´s.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes